Maus resultados nas autárquicas podem trazer Passos Coelho de volta ao PSD

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

Várias figuras de peso do PSD antecipam um possível regresso de Pedro Passos Coelho ao partido, embora muitos admitam que ainda é cedo para especulações.

As eleições autárquicas aproximam-se e a incerteza de um resultado animador no Partido Social Democrata (PSD) aumenta. Ainda recentemente, o antigo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho subscreveu publicamente um manifesto em defesa das liberdades de educação. Um reaparecimento que não passou despercebido, principalmente para aqueles que ainda acreditam num eventual regresso.

Se o antigo vice-presidente do PSD Vasco Rato entende que Passos Coelho é o único capaz de “federar o espaço não socialista”, Miguel Poiares Maduro sustenta essa hipótese, embora reconheça que ainda é cedo para especulações.

Não faz sentido trazer esse tema para o debate nesta altura, não é útil para Passos Coelho, não é útil para Rui Rio e não é útil para o PSD”, disse o ex-ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, citado pelo jornal Público. “Há o risco de se estar a instrumentalizar a figura de Passos Coelho”.

David Justino, vice-presidente do PSD e antigo ministro da Educação de Durão Barroso, concorda que é cedo para especular: “O seu regresso à vida política ativa é uma questão que não deve ser colocada agora, e Pedro Passos Coelho é o primeiro a achar que o PSD consegue viver para lá da sua liderança, de qualquer liderança”.

O presidente da distrital de Braga pelo PSD, Paulo Cunha, defende que o “país profundo que se preocupa com o médio e o longo prazo e quer modernizar-se tem saudades de Passos”.

Paulo Cunha é também conselheiro nacional do PSD e admite um eventual regresso de Passos Coelho “para fazer o trabalho que não pôde concluir” enquanto primeiro-ministro. Todavia, não nota discrepâncias nem revelia dentro partido.

“Não noto nenhuma vaga de fundo, nem crispação. Há pessoas a exprimirem a sua opinião, mas isso é a democracia a funcionar dentro do partido. Não há nenhuma tendência, nem nenhum movimento orgânico e inorgânico dentro do partido que possa ser visto como algo a nascer. Rui Rio tem o direito a manter a sua liderança”, explicou ao Público.

ZAP //

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. E não desistem… Os Passistas que tanto querem fazer do PSD uma espécie de Chega, não desistem de ser profetas da desgraça e do agoiro, vaticinando o regresso do privatizador. Esse agora que já pagou a Segurança Social, com o ordenado do tacho na Lusíada, deve estar a preparar uma coligação com o DesVentura.

    Se regressar é porque um mal nunca vem só. Primeiro foi a segunda vaga do Covid, agora é a do Passos. Da última vez que ele disse que vinha pra durar, durou pouco mais que uns dias, por isso não estou muito preocupado: https://zap.aeiou.pt/passos-prepara-governo-muito-politico-combativo-e-para-durar-87151

    • Como é possível que ainda existam pessoas a pensar assim??? E para isto devem achar que estamos bem entregues a este kostinha do kastelo e seus acólitos corruptos.
      Pelo amor de Deus… Portugal está à beira da bancarrota e toda a gente acredita no monhé… incrível.

    • Por falar em “um mal nunca vem só”… Desde que Kosta foi para o Governo: junho 2017 incêndios Pedrógão 66 mortos, outubro 2017 incêndios Zona Centro e Norte 50 mortos, novembro 2018 Borba 5 mortos, 2020 Covid-19 número indeterminado de mortos! Como pode ver, com Kosta não é azares, são tragédias!

    • Caro comentador. Deveria ficar feliz e contente com esta possibilidade de o Passos voltar. É fácil governar em condições económicas internas e externas extremamente favoráveis como aconteceu nos últimos anos, mas parece que o Vento mudou, e parece também que o dinheiro dos outros não vai chegar para tudo. Pelo que o regresso do Passos Coelho devia deixá-lo feliz. Irá contribuir para a revisão do óleo da geringonça que tudo fará para que o Passos não tenha condições para alcançar o poder. Nem que isso signifique uma vez mais a bancarrota e a ruina do país.

  2. É que não páram… Não desistem. Eu nunca vi tamanha inssurreição dentro de um partido. Mas entende-se claro… Quando os neoliberais queriam acabar com a social democracia dentro do Partido Social Democrata, e elegeram Passos como presidente do Partido, deram o desvirtuamento do PSD como adquirido. A ascensão de Rui Rio veio mostrar que não. As tentativas de voltar ao desvirtuamento do PSD e o inconformismo contra a social democracia são tantas e tão grandes que 1) O Santana derrotado por Rio e o Ventura, fundaram os seus próprios partidos de extrema direita… E não conseguiram nada. 2) Dentro do PSD já contestaram a liderança de Rio duas ou três vezes… E não conseguiram nada.

    Desistam rapazinhos… Social democracia não é anarco-capitalismo. Vão lá bater à porta dos outros dois coitados, que estão a precisa de adeptos. No PSD fazem tanta falta como a fome.

  3. Se voltar e for buscar o Gaspar para as finanças ainda pode vir a ganhar as eleições, como aconteceu da outra vez. A carga de impostos agora é a maior de sempre e já não é culpa da troika. O Costa e o Centeno é que são mais troikistas que a troika. Se o Costa se descuida ainda vai ter de se aliar à esquerdalha, para não perder o tacho.

    • Oh sim, é a dupla perfeita para acabar o que começaram: vender o país ao desbarato (enquanto falharam todas as metas estabelecidas)!…
      Bom seria que esses dois (e a restante seita) fossem chamados a pagar a maior “prenda” que deixaram aos portugueses: o Novo Banco – aquele banco “bom”, que não teria custos para contribuintes – como diziam esses “salvadores” da treta…

      • óH EU! Quem fez os “lindos” contratos do NOVO BANCO?.. às vezes chego a pensar que além de esquerdopata súcialixo, nada mais és que um discípulo do Vladimir Ilyich Ulianov, por burrice, incapacidade racional ou inteligência ausente. Pior ainda um mamador da teta súcialixo. Vai arrotar bostas ou postas de pescada podre para outra galáxia. QUEM FEZ OS LINDOS CONTRATOS COM O NOVO BANCO?!!!! FOI O P.COELHO ou o governo súcialixo do António Vladimir Kosta Lénine ?!!! ACORDA, PORRA. Deixa de ser troglodita leninista de uma vez para sempre e de mamar na teta dos tugas. De certeza que o ZAP não vai colocar este comentário, até parece que tem um olho à Camões!!!

        • “…às vezes chego a pensar…”
          Ò lerdo, como se comprova pela verborreia que debitas (nem percebi metade – deve estar em código!), não devias tentar “pensar” – porque o resultado nunca é grande coisa….
          Provavelmente nem terás capacidade para compreender o que vou escrever, mas, como estou bem disposto, aqui vai:
          – “Quem fez os “lindos” contratos do NOVO BANCO?”
          Que contratos??
          .
          Agora, voltando ao início:
          -Quem criou o Novo Banco, dividindo o BES em “banco bom” e “banco mau” (onde supostamente, o NB era o “banco bom”)?
          -Quem se gabou que isso seria a melhor solução – quando agora é considerado por todos os analistas como a pior resolução de um banco europeu?
          -Quem disse isto:
          “A solução encontrada para o BES é a que melhor defende os contribuintes’.
          ‘Nós o que no passado tivemos e que não deveria voltar a repetir-se, e que não vai repetir-se, é serem os contribuintes a ser chamados à responsabilidade por problemas que não foram criados pelos contribuintes’.
          .
          Exacto; foi mesmo o P. Coelho – o tal “salvador” que é referido nesta notícia!!

  4. Passos coelho se voltar ao PSD, ou algum cargo na Politica, com o Paulo Portas, (O IRREVERSÍVEL) aqui fica a pergunta? que mais tem este para Vender, a TAP, EDP, Novo Banco, e será que voltará esquecer de pagar os 150 mil euros as finanças? e os Submarinos quem os vai comprar?.

  5. problema nao e do Passos nem do PSD… Portugal caio na desgraca nao tem retorno, bateu no fundo, dificilmente se levanta …. so com 2 salazar… resto ‘e conversa de cafe para boi manco… e p e vinho verde… nao se iludem com o que veem e ouvem ‘e tudo gente boa….. o pais precisa de mudancas a serio nao a bricar e a fazer de conta… maior problema ‘e divida externa a crescer e povo a assobiar para lado …. ai se europa nao ajuda….

RESPONDER

Cientistas medem temperatura a 4 mil borboletas (e revelam a influência do clima no seu habitat)

Um grupo de cientistas do Reino Unido recolheu 4 mil borboletas selvagens para medir a sua temperaturas, alertando que algumas das espécies mais reconhecidas do país estão em ameaça de colapso, e em risco de …

Teia da morte. Cientistas desenvolvem nova forma de matar células cancerígenas

Um novo estudo sugere que, através de uma interrupção direcionada e localizada da estrutura das células cancerígenas, o seu mecanismo de autodestruição pode ser ativado. As células cancerígenas multiplicam-se de forma incontrolável, levando a um crescimento …

Boavista 2-0 Porto | “Manita” em 45 minutos demolidores

Goleada do “dragão” no Bessa. No dérbi portuense entre Boavista e FC Porto, os campeões nacionais sentiram dificuldades na primeira parte, não conseguiram sequer enquadrar qualquer um dos seus remates, mas na segunda parte tudo …

Magawa, o rato que deteta minas, ganhou uma medalha de ouro

Magawa, um rato gigante africano, foi treinado para descobrir minas terrestres e tem estado ao serviço no Camboja. O animal foi agora proclamado herói e premiado por salvar vidas naquele país. A instituição de caridade britânica …

Cientistas descobrem nova espécie de crustáceo no lugar mais quente da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova espécie de crustáceo de água doce durante uma expedição ao deserto de Lute, no Irão, também conhecido como o lugar mais quente do planeta. Hossein Rajaei, do Museu Estadual …

Furacão Sally fragmentou parte de uma ilha da Florida em três

A passagem do furacão Sally fragmentou parte de uma ilha na costa da Florida, no Estados Unidos, criando assim três pequenas porções de terra. Na prática, tal como explica o portal USA Today, o furação abriu …

Benfica 2-0 Moreirense | “Águia” vence e convence cónegos

Após ter perdido e empatado nas duas últimas recepções ao Moreirense, o Benfica voltou a vencer o emblema de Moreira de Cónegos na Luz. Este sábado, em duelo relativo à segunda jornada do campeonato, as “águias” …

"Surpreendente e fascinante". Descoberta pela primeira vez uma aurora sobre um cometa

A nave Rosetta da Agência Espacial Europeia (ESA) detetou uma aurora boreal sobre o cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko (67P / C-G). Em comunicado, os cientistas envolvidos na deteção frisam que esta é a primeira vez quem …

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …