//

Mau tempo em Itália faz nove mortos e inunda Veneza

As tempestades que atingiram Itália desde domingo mataram já nove pessoas, anunciou a proteção civil, enquanto muitas escolas em todo o país permaneceram fechadas esta terça-feira.

Além das cinco vítimas identificadas durante o dia de segunda-feira, um homem morreu em Veneto (nordeste) na sequência da queda de uma árvore, bem como um bombeiro, no sul de Tirol (norte), que estava envolvido nas operações de socorro.

Uma mulher morreu num deslizamento de terra e pedras na casa onde habitava, no norte de Trentino, disseram as autoridades.

Na capital italiana, o vento derrubou várias árvores, que danificaram viaturas, e levou ao encerramento de diversas atrações turísticas, entre elas o Coliseu de Roma.

Veneza debaixo de água

Em Veneza, a acqua alta maré subiu para 156 centímetros acima do nível do mar, o máximo desde 2008, o que provocou inundações em várias ruas, bem como a suspensão da rede de transportes públicos urbanos. De acordo com RT e a Time, 75% da cidade de Veneza está inundada.

A praça de São Marco, ficou inacessível aos turistas e muitos tiveram de percorrer as ruas em volta com as crianças às cavalitas e os pés ensopados em botas demasiado baixas.

No domingo, a inundação tinha obrigado a cidade a alterar o trajeto da maratona, uma parte da qual acabou na mesma por ser percorrida com os pés na água.

É a sexta vez na história recente da cidade que a acqua alta ultrapassa os 150 centímetros: ela atingiu 151 centímetros em 1951, 166 em 1979, 159 em 1986, 156 em 2008 e um recorde de 194 centímetros em novembro de 1966.

Além de Veneza, quase toda a Itália está em alerta: vermelho no norte (Ligúria, Lombardia, Vêneto, Friul-Veneza Júlia, Trentino) e nos Abruzos (centros), laranja em boa parte do resto da península e na Sicília.

Todas as escolas de Vêneto foram encerradas, tal como as de Roma, Génova (Noroeste), Messina (Sicília) e de muitas cidades do Piemonte e da Toscânia.

Algumas zonas montanhosas do Norte de Vêneto já ultrapassaram os 400 milímetros de chuva acumulada desde sábado, e os serviços meteorológicos preveem mais chuva forte.

“Estamos preocupados, porque a situação é análoga, ou talvez pior, àquela que Vêneto viveu nas grandes inundações de 1966 e 2010. Os terrenos já estão saturados de água, os rios têm um caudal elevado e, por causa do siroco [vento quente e seco que sopra do deserto do Sara], o mar não absorve”, disse Luca Zaia, presidente da região de Vêneto.

No Sul, um tornado atravessou a província de Brindisi no domingo, devastando os campos e arrancando pela raiz oliveiras.

https://twitter.com/abduljaleelmar/status/1057196315954810880

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.