Mataram o cão de Sahba por ser mulher e ensinar desporto a crianças afegãs

(dr) Sahba Barakzai

Um grupo de homens armados matou a tiro o cão de Sahba Barakzai, uma professora que ensina desporto às crianças afegãs de Herat.

A cadela de Sahba Barakzai, que se chamava Aseman, tinha apenas sete meses, mas já fazia parte da família. Na passada sexta-feira, a professora, o pai, duas irmãs e Aseman fizeram uma caminhada até às montanhas, mas o desfecho não foi deliz.

Segundo a BBC, o passeio transformou-se num pesadelo quando um homem armado se aproximou da família. “Eu gritei e corri em direção a Aseman e implorei ao homem que não disparasse. O atirador não quis saber e disparou quatro balas no corpo de Aseman“, contou Sahba.

A cadela acabou por falecer de imediato. Sahba Barakzai pegou no corpo de Aseman e correu em direção ao carro, mas o atirador voltou a disparar, ordenando que largasse o animal e lhe entregasse o corpo.

O atirador disse-lhe ainda que, por ser mulher, não podia ter um cão, mas o motivo deste ato poderá ser mais do que isso. “Não sabemos qual era o objetivo mas pensamos que pode ser pela profissão dela“, disse Setayesh, uma das irmãs. “Ela foi a primeira mulher a ter o próprio clube [de desporto] e estas coisas são tabu.”

Sahba começou a ensinar karaté às crianças de Herat há cerca de 10 anos e, desde aí, recebe várias ameaças. A profissão de Sahba ainda causa desconforto num país onde, há cerca de duas décadas, as mulheres eram proibidas de ir à escola, de trabalhar ou de sair de casa sem autorização de um homem.

“[Os nossos pais] estão aterrorizados porque a vida dela está em risco – e vimos isso na semana passada com os nossos olhos”, acrescentou a irmã, citada pela BBC.

Sahba não fez queixa na polícia porque, segundo a mesma, “não iria acontecer nada”. “Dezenas de pessoas são mortas todos os dias no país e ninguém é responsabilizado.” Ainda assim, depois da morte da sua cadela, a professora decidiu fechar o seu clube de desporto e pondera agora mudar-se para o Irão.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …

Novo surto em lar de Beja e 90 alunos em isolamento em Famalicão

Um surto de covid-19 identificado no Lar de Idosos do Centro Paroquial e Social do Salvador, em Beja, já infetou 31 pessoas, sendo 24 utentes e sete funcionários, divulgou a Unidade Local de Saúde do …

Mais de 600 anos depois, encontram-se (várias) semelhanças entre a covid-19 e a peste negra

Numa altura em que o vírus da covid-19 se tem espalhado por todo o mundo, as comparações com outras doenças pandémicas são inevitáveis. Um exemplo disso foi a peste negra que em 1348 fez com …