/

Mataram o cão de Sahba por ser mulher e ensinar desporto a crianças afegãs

2

(dr) Sahba Barakzai

Um grupo de homens armados matou a tiro o cão de Sahba Barakzai, uma professora que ensina desporto às crianças afegãs de Herat.

A cadela de Sahba Barakzai, que se chamava Aseman, tinha apenas sete meses, mas já fazia parte da família. Na passada sexta-feira, a professora, o pai, duas irmãs e Aseman fizeram uma caminhada até às montanhas, mas o desfecho não foi deliz.

Segundo a BBC, o passeio transformou-se num pesadelo quando um homem armado se aproximou da família. “Eu gritei e corri em direção a Aseman e implorei ao homem que não disparasse. O atirador não quis saber e disparou quatro balas no corpo de Aseman“, contou Sahba.

A cadela acabou por falecer de imediato. Sahba Barakzai pegou no corpo de Aseman e correu em direção ao carro, mas o atirador voltou a disparar, ordenando que largasse o animal e lhe entregasse o corpo.

O atirador disse-lhe ainda que, por ser mulher, não podia ter um cão, mas o motivo deste ato poderá ser mais do que isso. “Não sabemos qual era o objetivo mas pensamos que pode ser pela profissão dela“, disse Setayesh, uma das irmãs. “Ela foi a primeira mulher a ter o próprio clube [de desporto] e estas coisas são tabu.”

Sahba começou a ensinar karaté às crianças de Herat há cerca de 10 anos e, desde aí, recebe várias ameaças. A profissão de Sahba ainda causa desconforto num país onde, há cerca de duas décadas, as mulheres eram proibidas de ir à escola, de trabalhar ou de sair de casa sem autorização de um homem.

“[Os nossos pais] estão aterrorizados porque a vida dela está em risco – e vimos isso na semana passada com os nossos olhos”, acrescentou a irmã, citada pela BBC.

Sahba não fez queixa na polícia porque, segundo a mesma, “não iria acontecer nada”. “Dezenas de pessoas são mortas todos os dias no país e ninguém é responsabilizado.” Ainda assim, depois da morte da sua cadela, a professora decidiu fechar o seu clube de desporto e pondera agora mudar-se para o Irão.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.