Mataram o cão de Sahba por ser mulher e ensinar desporto a crianças afegãs

(dr) Sahba Barakzai

Um grupo de homens armados matou a tiro o cão de Sahba Barakzai, uma professora que ensina desporto às crianças afegãs de Herat.

A cadela de Sahba Barakzai, que se chamava Aseman, tinha apenas sete meses, mas já fazia parte da família. Na passada sexta-feira, a professora, o pai, duas irmãs e Aseman fizeram uma caminhada até às montanhas, mas o desfecho não foi deliz.

Segundo a BBC, o passeio transformou-se num pesadelo quando um homem armado se aproximou da família. “Eu gritei e corri em direção a Aseman e implorei ao homem que não disparasse. O atirador não quis saber e disparou quatro balas no corpo de Aseman“, contou Sahba.

A cadela acabou por falecer de imediato. Sahba Barakzai pegou no corpo de Aseman e correu em direção ao carro, mas o atirador voltou a disparar, ordenando que largasse o animal e lhe entregasse o corpo.

O atirador disse-lhe ainda que, por ser mulher, não podia ter um cão, mas o motivo deste ato poderá ser mais do que isso. “Não sabemos qual era o objetivo mas pensamos que pode ser pela profissão dela“, disse Setayesh, uma das irmãs. “Ela foi a primeira mulher a ter o próprio clube [de desporto] e estas coisas são tabu.”

Sahba começou a ensinar karaté às crianças de Herat há cerca de 10 anos e, desde aí, recebe várias ameaças. A profissão de Sahba ainda causa desconforto num país onde, há cerca de duas décadas, as mulheres eram proibidas de ir à escola, de trabalhar ou de sair de casa sem autorização de um homem.

“[Os nossos pais] estão aterrorizados porque a vida dela está em risco – e vimos isso na semana passada com os nossos olhos”, acrescentou a irmã, citada pela BBC.

Sahba não fez queixa na polícia porque, segundo a mesma, “não iria acontecer nada”. “Dezenas de pessoas são mortas todos os dias no país e ninguém é responsabilizado.” Ainda assim, depois da morte da sua cadela, a professora decidiu fechar o seu clube de desporto e pondera agora mudar-se para o Irão.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Secretário de Estado dos EUA está em Lisboa para convencer Portugal a banir Huawei do 5G

Robert Strayer apelou à cautela na escolha dos fornecedores para as infraestruturas da rede 5G e admitiu que os Estados Unidos podem reavaliar a partilha de informação com os países aliados, nomeadamente na NATO, se …

Várias estátuas do Porto vandalizadas com "lágrimas azuis"

Várias estátuas do Porto, nomeadamente no Jardim da Cordoaria e na Praça Carlos Alberto, surgiram esta terça-feira vandalizadas, pintadas com lágrimas azuis, atos que foram confirmados à Lusa pela Câmara do Porto. Na Praça Carlos Alberto, …

Pós-Brexit. Imigrantes do Reino Unido vão ter de falar inglês e ter qualificações

O Reino Unido apresentou detalhes sobre as novas regras para a imigração pós-Brexit, que vão dificultar o acesso dos cidadãos da União Europeia (UE) e impor requisitos, como falar inglês, qualificações e um salário mínimo …

Ações de Isabel dos Santos na Galp, NOS, Efacec e EuroBic escapam a ordem judicial

As ações de Isabel dos Santos em empresas como Galp, NOS, Efacec e EuroBic não estão abrangidas na ordem judicial relativa ao arresto das suas contas bancárias. O arresto das contas bancárias de Isabel dos Santos …

Covid-19. Presidente chinês diz que há “progresso visível”, mas número de mortos ultrapassa os 2.000

O Presidente da China defendeu esta quarta-feira que as medidas aplicadas pelas autoridades chinesas para travar a propagação do novo coronavírus, estão a alcançar um "progresso visível", num "momento crucial" da crise que paralisou o …

Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação

Esta segunda-feira, Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação de que foi alvo, por violação das regras de controlo e branqueamento de capitais. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Público, …

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

Trump indulta ex-governador que tentou "vender" lugar de Obama no Senado

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar "vender" o lugar de Barack Obama no Senado, depois …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …