Máscaras na rua acabam dia 12. PS e PSD não pretendem renovar decreto

Patricia De Melo Moreira / EPA

A obrigatoriedade de usar máscara na via pública vai acabar mesmo no dia 12 de setembro. Tanto o PS como o PSD já confirmaram que não vão apresentar projetos de lei para renovar o decreto em vigor.

“O PS é a favor da não-obrigatoriedade do uso de máscara na rua a partir do dia 12. Defende ainda que sejam seguidas as recomendações da Direção-Geral de Saúde”, afirmou ao jornal Público fonte da direção do grupo parlamentar socialista.

Esta manhã, em declarações à rádio TSF, o líder do grupo parlamentar do PSD, Adão Silva, também já tinha confirmado que os sociais-democratas são a favor do fim desta obrigatoriedade.

“Face àquilo que foi dito pela senhora diretora-geral da Saúde, por um lado, e, por outro lado, ao nível de vacinação que Portugal já atingiu, o PSD, em princípio, tem toda a disponibilidade para que não haja a renovação da lei que torna obrigatório o uso da máscara”, declarou.

Com estas duas posições, destaca o Público, já é certo que o decreto em vigor não vai ser renovado, uma vez que sem estes dois partidos não será possível aprovar no Parlamento um eventual diploma com o objetivo de prolongar esta regra que surgiu com a pandemia.

Este domingo à noite, a diretora-geral da Saúde, numa entrevista à SIC Notícias, abordou este assunto das máscaras, tendo remetido o assunto para os deputados da Assembleia da República.

Graça Freitas disse estar confiante de que os deputados vão basear a sua posição nos conselhos dos especialistas, mas, ainda assim, a responsável é da opinião de que este equipamento individual de proteção deverá permanecer, sobretudo nos meses que se avizinham.

“Ainda durante este inverno e durante mais uns tempos é de muito bom tom andar sempre com uma máscara”, afirmou a diretora-geral da Saúde.

No início de junho, recorde-se, os deputados aprovaram o projeto de lei do PS que renovava por mais 90 dias a obrigatoriedade de usar máscara em espaços públicos, com a lei a vigorar até ao próximo dia 12.

  ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Vou promover a queima da máscara. Está tudo convidado para o festim a realizar algures na capital de Portugal, ie no Porto, pelas 18:00 do dia 12.

RESPONDER

Otamendi e Vertonghen disputam a bola com Lewandowski

Benfica 0-4 Bayern | Primeiro a ilusão, depois o rolo bávaro

A ilusão durou 70 minutos. Ao longo de toda a partida, o Bayern foi melhor, criou inúmeros lances de golo, viu dois anulados, acertou no ferro, Vlachodimos fez defesas importantes, mas o Benfica deu luta, …

China quer punir pais de crianças mal-educadas

O regime chinês está a analisar um projeto de lei que prevê que os pais possam ser punidos se os seus filhos exibirem um mau comportamento ou cometerem crimes. De acordo com a agência Reuters, o …

Rui Moreira com Francisco Rodrigues dos Santos e Carlos Moedas

Rui Moreira promete manter a "identidade do Porto" e concluir os projetos que a pandemia atrasou

O presidente da Câmara Municipal do Porto tomou posse, esta quarta-feira, e comprometeu-se a "tudo fazer" para manter a identidade do Porto e a concluir os projetos que a pandemia atrasou. "Quero concluir os projetos que …

Já há um medicamento para tratar a covid-19 em casa (e vários países assinaram acordos de compra)

Países asiáticos já estão na luta pelo novo comprimido antiviral, cujo uso ainda nem sequer foi autorizado, contra a covid-19. Países da região asiática estão já a fazer encomendas da mais recente arma contra a covid-19: …

A Facebook vai implementar uma nova estratégia e o nome vai ser das primeiras coisas a mudar

As últimas semanas têm sido tumultuosas para a empresa de Mark Zuckerberg, que se viu confrontada com os testemunhos de antigos trabalhadores no Senado norte-americano. As notícias da última semana que resultaram do testemunho, no Senado …

Cadetes da Escola Naval investigados por alegados comportamentos abusivos

A Marinha está a investigar uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos entre cadetes da Escola Naval. "A Marinha informa que hoje, 19 de outubro, teve conhecimento de uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos praticados entre cadetes …

Índia. "Montanha de lixo" que garante sobrevivência de pobres será substituída por estação de tratamento

As "montanhas de lixo" das cidades da Índia em breve serão substituídas por estações de tratamento de detritos. A maior de todas — equivalente a um prédio de 18 andares — garante a sobrevivência de …

Candidatura de Nuno Melo acusa direção de não facultar cadernos eleitorais e de sanear senadores

A candidatura de Nuno Melo à liderança do CDS-PP acusou, esta quarta-feira, os opositores de não facultarem os cadernos eleitorais nem possibilitarem a fiscalização da eleição de delegados ao congresso, apontando também a substituição de …

Bolsonaro acusado de nove crimes pela comissão de inquérito sobre gestão da pandemia

O relatório apresentado, esta quarta-feira, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado brasileiro pede o indiciamento do Presidente por nove crimes durante a pandemia de covid-19. No texto, com mais de 1200 páginas, pede-se que …

Duas vendedoras num mercado japonês

Da noite para o dia, Japão tornou-se uma história "covidiana" de sucesso

Em meados de agosto, o Japão atingiu o pico de 6.000 casos diários de covid-19. Quase do dia para a noite, o país asiático observou, espantosa e inesperadamente, uma queda acentuada no número de infeções. …