/

Máscaras na rua acabam dia 12. PS e PSD não pretendem renovar decreto

2

Patricia De Melo Moreira / EPA

A obrigatoriedade de usar máscara na via pública vai acabar mesmo no dia 12 de setembro. Tanto o PS como o PSD já confirmaram que não vão apresentar projetos de lei para renovar o decreto em vigor.

“O PS é a favor da não-obrigatoriedade do uso de máscara na rua a partir do dia 12. Defende ainda que sejam seguidas as recomendações da Direção-Geral de Saúde”, afirmou ao jornal Público fonte da direção do grupo parlamentar socialista.

Esta manhã, em declarações à rádio TSF, o líder do grupo parlamentar do PSD, Adão Silva, também já tinha confirmado que os sociais-democratas são a favor do fim desta obrigatoriedade.

“Face àquilo que foi dito pela senhora diretora-geral da Saúde, por um lado, e, por outro lado, ao nível de vacinação que Portugal já atingiu, o PSD, em princípio, tem toda a disponibilidade para que não haja a renovação da lei que torna obrigatório o uso da máscara”, declarou.

Com estas duas posições, destaca o Público, já é certo que o decreto em vigor não vai ser renovado, uma vez que sem estes dois partidos não será possível aprovar no Parlamento um eventual diploma com o objetivo de prolongar esta regra que surgiu com a pandemia.

Este domingo à noite, a diretora-geral da Saúde, numa entrevista à SIC Notícias, abordou este assunto das máscaras, tendo remetido o assunto para os deputados da Assembleia da República.

Graça Freitas disse estar confiante de que os deputados vão basear a sua posição nos conselhos dos especialistas, mas, ainda assim, a responsável é da opinião de que este equipamento individual de proteção deverá permanecer, sobretudo nos meses que se avizinham.

“Ainda durante este inverno e durante mais uns tempos é de muito bom tom andar sempre com uma máscara”, afirmou a diretora-geral da Saúde.

No início de junho, recorde-se, os deputados aprovaram o projeto de lei do PS que renovava por mais 90 dias a obrigatoriedade de usar máscara em espaços públicos, com a lei a vigorar até ao próximo dia 12.

ZAP //

 

2 Comments

  1. Vou promover a queima da máscara. Está tudo convidado para o festim a realizar algures na capital de Portugal, ie no Porto, pelas 18:00 do dia 12.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.