Máscaras e gel desinfetante passam a contar como despesas no IRS

Nacho Gallego / EPA

Mesmo com a redução no IVA, a compra de máscaras e gel continua a ser uma despesa considerável para grande parte dos portugueses. A boa notícia é que pode pedir o retorno de parte do montante gasto em sede de IRS. 

Esta sexta-feira, entrou em vigor a redução no IVA para 6% na compra de máscaras e de gel desinfetante, no âmbito do combate à pandemia de covid-19. Ainda assim, a compra destes materiais de proteção configura uma despesa considerável para grande parte da população portuguesa.

Este sábado, o Expresso avança que as máscaras e o gel desinfetante vão poder entrar na declaração como despesas de saúde e, em função do rendimento do contribuinte, este beneficiará de uma redução do IRS, que nunca será correspondente ao valor total da despesa.

Susana Claro, sócia da PwC, explicou ao matutino que as pessoas “podem pedir a redução para efeitos de IRS dessas despesas desde que a entidade vendedora tenha no seu CAE [Classificação Portuguesa das Atividades Económicas] o comércio a retalho de produtos farmacêuticos”. Isto é válido para as farmácias, mas também para as parafarmácias.

“Hoje em dia, as grandes superfícies e o retalho já vendem produtos farmacêuticos, pelo que, à partida, já têm isso no seu CAE”, acrescenta a especialista. No entanto, se a máscara for adquirida numa loja de bairro, “é pouco provável que venham a fazer a alteração do CAE”.

Questionada sobre se o pedido em sede de IRS pode ser feito para todos os tipos de máscaras, Susana Claro disse que a lei não está clara neste aspeto e tem suscitado muitas dúvidas. O Expresso contactou a Direção-Geral da Saúde (DGS) para esclarecimento, mas não obteve resposta.

O jornal explica que se adquirir máscaras numa farmácia, ao pedir a fatura com número de contribuinte, as despesas são automaticamente validadas como despesas de saúde.

Por outro lado, se fizer a compra noutra superfície e adquirir outros produtos, terá de pedir uma fatura em separado para as máscaras, caso a superfície tenha o CAE relativo ao comércio a retalho de produtos farmacêuticos. Num supermercado, por exemplo, convém pedir a fatura das máscaras em separado.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O governo vai buscar ao aumento do preço dos combustíveis e agora aos já anunciados impostos sobre viaturas eléctricas em que alguns imaginariam ser um sonho transformar-se-há num pesadelo.

RESPONDER

Lei aprovada no Parlamento pretende facilitar prescrições de multas a partidos políticos

O projeto foi aprovado na generalidade no Parlamento, e está em discussão na especialidade. A Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP) teme os efeitos da nova legislação sobre as prescrições de multas a partidos …

Noiva de Khashoggi processa príncipe herdeiro saudita

Hatice Cengiz, noiva de Jamal Khashoggi, colocou um processo contra o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman e outros alegados mentores do assassínio. A noiva do jornalista Jamal Khashoggi, assassinado na Turquia em outubro de …

Papa Francisco defende pela primeira vez uniões de facto para casais homossexuais

O Papa Francisco defendeu a regulação do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, afirmando que os homossexuais têm direito a constituir família. "Homossexuais têm o direito de constituir família. São filhos de Deus", defendeu o …

“Uma desgraça completa”. Ex-ministro do PSD arrasa atuação do Ministério da Saúde no combate à pandemia

O antigo governante do PSD Fernando Leal da Costa acusou esta quarta-feira o Ministério da Saúde de “falta de liderança” na gestão da pandemia de covid-19, e falou até de “uma desgraça completa” do ponto …

Ministro defende que investimento nas Forças Armadas “é tão relevante” como na saúde

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, destacou o papel das Forças Armadas no combate à pandemia de covid-19 e defendeu que o investimento público nesta área “é tão relevante” quanto na saúde ou …

Giro. João "Rosa" Almeida segura liderança da geral

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) manteve esta quarta-feira a liderança da Volta a Itália em bicicleta, numa 17.ª etapa ganha pelo australiano Ben O'Connor (NTT). O'Connor, de 24 anos, cumpriu os 203 quilómetros entre Bassano del …

Investimento público atinge máximo de uma década em 2021

Dados do relatório do Orçamento do Estado mostram que o Governo conta terminar 2020 com um investimento público de 4.884 milhões de euros (75 milhões de euros a menos do que a previsão do Orçamento …

Audições urgentes pedidas pelo PS sobre StayAway Covid são por escrito ou em dezembro

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, a audição de entidades e personalidades sobre a obrigatoriedade da aplicação Stayaway Covid, proposta pelo PS, "com caráter de urgência", por escrito ou em dezembro, após o debate do Orçamento …

Taxa de nascimentos de linces no Vale do Guadiana é a mais alta da Península Ibérica

A taxa de nascimentos na população de linces ibéricos no Vale do Guadiana é a mais elevada da Península Ibérica, segundo os resultados dos censos 2019 divulgados hoje pelo Instituto da Conservação da Natureza e …

Pai de aluna teria ligações ao assassino do professor decapitado em França

Os investigadores encontraram uma possível ligação entre o assassino do professor francês Samuel Paty, decapitado em Paris, e o pai de uma aluna. Em declarações à AFP, citadas pelo Diário de Notícias, uma fonte próxima do …