Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Beatrice Murch / Wikimedia

_

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam.

O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado pelas autoridades. No entanto, segundo alguns investigadores, para enganar o reconhecimento facial basta uma máscara impressa.

Apesar de ser considerado um dos mais eficazes métodos em matéria de segurança, a verdade é que esta tecnologia é falível. Um grupo de especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron anunciaram, na quinta-feira, ter sido capazes de enganar alguns sistemas de reconhecimento facial. Para isso, bastou usar uma máscara, representando o rosto de uma outra pessoa.

Os investigadores testaram sistemas em três continentes e explicaram ter “furado” os sistemas de pagamento administrados pelas empresas chinesas Alipay e WeChat, além de um controlo num posto de fronteira na China.

Em Amesterdão, por exemplo, uma máscara impressa enganou o sistema de reconhecimento facial num controlo de passaportes no aeroporto de Schiphol, conta o Expresso.

“Os fornecedores de tecnologia devem ser responsabilizados se não protegerem os utilizadores com os mais altos padrões de segurança. Há tantas empresas envolvidas que isso destaca um problema de toda a indústria com tecnologia de reconhecimento facial abaixo do padrão”, disse o CEO da Kneron, Albert Liu, em comunicado.

Ainda assim, alguns softwares de reconhecimento facial passaram no teste. O Face ID da Apple e o sistema da Huawei provaram ser eficazes. Ambos recorrem a uma tecnologia mais sofisticada, com base numa imagem estruturada em luz. De acordo com a Kneron, o seu próprio software de reconhecimento facial também ficou aprovado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-presidente da Interpol condenado a 13 anos e meio de prisão por suborno

O ex-presidente da Interpol Meng Hongwei foi condenado a 13 anos e meio de prisão por suborno, segundo uma declaração de um tribunal chinês divulgada esta terça-feira. Além da pena de prisão, foi multado em …

Condutor que atropelou mortalmente irmã de Djaló condenado a 16 anos de prisão

O Tribunal de Almada condenou, esta terça-feira, a 16 anos de prisão o condutor acusado do atropelamento mortal de uma jovem de 17 anos nas Festas da Moita, no distrito de Setúbal, em setembro de …

Tribunal Arbitral do Desporto mantém jogo à porta fechada na Luz

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) considerou improcedente o recurso do Benfica ao castigo de disputar um jogo à porta fechada, uma decisão que vai ser alvo de recurso do clube. Fonte oficial do Benfica confirmou, …

Portugal tem taxas de mortalidade por AVC superiores a todos os países da Europa ocidental

Segundo um estudo recente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, “Portugal ocupa apenas a 25.ª posição (em 51 países) entre as mulheres e a 28.ª posição entre os homens, com mortalidades superiores às de todos os …

Salvini renuncia à imunidade parlamentar e quer ser levado à Justiça

Matteo Salvini, investigado por ter impedido o desembarque de migrantes, quer renunciar à imunidade parlamentar e ser julgado. A poucos dias das eleições regionais, esta é uma oportunidade do ex-ministro do Interior voltar a conquistar …

Afinal, cancro e doenças cardíacas podem ser contagiosos

Na escola, aprendemos que só podemos apanhar certas doenças, como a gripe, através de outras pessoas. Porém, um novo estudo defende que muitas "doenças não transmissíveis", como a maioria dos cancros e doenças cardíacas, às …

Davos comemora 50 anos entre o apocalipse climático e um fraco crescimento económico

O Fórum Económico Mundial comemora este ano o seu 50º aniversário. O evento decorre sob o signo das alterações climáticas e da necessidade de transformar a economia. Davos, na Suíça, recebe esta semana mais um Fórum …

Precários da RTP entregam suplemento para a memória à ministra do Trabalho

Os trabalhadores precários da RTP entregaram esta segunda-feira uma carta e uma caixa de "Cerebrum Forte", um suplemento para a memória, à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. De acordo com o Expresso, que avança …

Governo está a "tomar medidas" para responder ao novo vírus mortal que vem da China

Portugal está a acompanhar "com grande atenção" o fenómeno de propagação do novo vírus mortal que surgiu na China. A garantia é dada pela ministra da Saúde, Marta Temido, que assegura que estão já a …

Revelada a identidade do novo líder do Estado Islâmico

Um dos membros fundadores do Estado Islâmico, Amir Mohammed Abdul Rahman al-Mawli al-Salbi, foi confirmado por vários serviços de inteligência como novo líder do grupo terrorista. Após a morte de Al Baghdadi numa operação norte-americana na …