De máscara e bermudas na fila do supermercado. Exemplo de Marcelo, “o Presidente de Portugal”, corre mundo

1

Eduardo Madeira / Instagram

Marcelo Rebelo de Sousa na fila do supermercado, em Cascais, no dia 17 de Maio de 2020.

A fotografia de Marcelo Rebelo de Sousa vestido de bermudas e sapatos desportivos, com uma máscara na fila de um supermercado, está a correr mundo, destacando-se o exemplo do “Presidente de Portugal” em países como Espanha e França, mas também na América Latina e até nos EUA e na Austrália.

A imagem foi registada pelo humorista Eduardo Madeira no passado domingo, 17 de Maio, num supermercado em Cascais, e foi divulgada no seu perfil do Instagram. Para muitos portugueses é só mais uma situação em que Marcelo se mostra como um cidadão comum, mas o seu exemplo está a espantar o mundo.

O episódio teve, sobretudo, eco em Espanha, onde os jornais ABC e El País destacam o assunto, mas foi também noticiado em publicações do México, do Chile, do Brasil e da Bélgica.

“A fórmula” de Marcelo, segundo o El País, “é agir como é: um político de dar abraços, falar com todos e pôr as pessoas de acordo”. “A sua campanha eleitoral foi a mais barata de todas e a sua equipa cabia num carro que era, frequentemente, conduzido por um dos seus filhos”, acrescenta o jornal.

“A sua presença não causou nenhuma surpresa entre os cidadãos, habituados a este tipo de comportamento de Marcelo de Sousa, hoje numa fila de um super, ontem a servir comida a sem-abrigo, ainda que pareça ter surpreendido o estrangeiro”, conclui o El País.

“A popularidade do conservador Marcelo Rebelo de Sousa contrasta com a crescente rejeição ao Governo espanhol“, aponta por seu turno o ABC.

Pelas redes sociais há muitos espanhóis que fazem precisamente essa comparação, notando que Pedro Sánchez, o primeiro-ministro de Espanha, mal se atreve a sair à rua, com medo das críticas pela forma como tem gerido a pandemia de covid-19.

E há espanhóis que continuam a destacar o facto de Portugal ser um país tão próximo e, ainda assim, “cada vez mais distante” da realidade espanhola actual.

https://twitter.com/pablousky4/status/1262847308502372353

O facto de Marcelo Rebelo de Sousa aparecer sem guarda-costas visíveis também surpreende noutros países pelo mundo fora, nomeadamente no Equador e na Venezuela, onde se faz a comparação com Nicolás Maduro.

No Chile destaca-se que “o presidente de Portugal podia dar lições de humildade a políticos de todo o mundo”, enquanto na Austrália se fala de “um exemplo” e nos EUA se faz a comparação com o típico comportamento de Donald Trump.

https://twitter.com/slsandpet/status/1262569125726961664

A imagem de Marcelo na fila do supermercado é também partilhada por utilizadores de países como República Dominicana, Panamá, África do Sul, Quénia e até no Líbano pela jornalista Joelle Kozaily.

https://twitter.com/_Jo_Elle_/status/1262646695533383682

O exemplo de Marcelo também teve repercussões em França, onde o vereador da Câmara de Paris para os assuntos europeus, o luso-descendente Hermano Sanches Ruivo, fala do “belo exemplo” do Presidente de Portugal.

https://twitter.com/hermanosanches/status/1262324483983118337

https://twitter.com/taissamichel/status/1263042318103465984

ZAP //

1 Comment

  1. Há varias atitudes e declarações em que discordo do M.R de Sousa. Mas o facto de ser uma figura Publica que se movimenta como qualquer outro Cidadão comum, não me incomoda ou choca minimamente. Mais chocante é de ver um Eleito do Povo, longe das vistas e sempre enquadrado por os seus “Gorilas”, como se tivessem receio de quem os elegeu !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.