De máscara e bermudas na fila do supermercado. Exemplo de Marcelo, “o Presidente de Portugal”, corre mundo

Eduardo Madeira / Instagram

Marcelo Rebelo de Sousa na fila do supermercado, em Cascais, no dia 17 de Maio de 2020.

A fotografia de Marcelo Rebelo de Sousa vestido de bermudas e sapatos desportivos, com uma máscara na fila de um supermercado, está a correr mundo, destacando-se o exemplo do “Presidente de Portugal” em países como Espanha e França, mas também na América Latina e até nos EUA e na Austrália.

A imagem foi registada pelo humorista Eduardo Madeira no passado domingo, 17 de Maio, num supermercado em Cascais, e foi divulgada no seu perfil do Instagram. Para muitos portugueses é só mais uma situação em que Marcelo se mostra como um cidadão comum, mas o seu exemplo está a espantar o mundo.

O episódio teve, sobretudo, eco em Espanha, onde os jornais ABC e El País destacam o assunto, mas foi também noticiado em publicações do México, do Chile, do Brasil e da Bélgica.

“A fórmula” de Marcelo, segundo o El País, “é agir como é: um político de dar abraços, falar com todos e pôr as pessoas de acordo”. “A sua campanha eleitoral foi a mais barata de todas e a sua equipa cabia num carro que era, frequentemente, conduzido por um dos seus filhos”, acrescenta o jornal.

“A sua presença não causou nenhuma surpresa entre os cidadãos, habituados a este tipo de comportamento de Marcelo de Sousa, hoje numa fila de um super, ontem a servir comida a sem-abrigo, ainda que pareça ter surpreendido o estrangeiro”, conclui o El País.

“A popularidade do conservador Marcelo Rebelo de Sousa contrasta com a crescente rejeição ao Governo espanhol“, aponta por seu turno o ABC.

Pelas redes sociais há muitos espanhóis que fazem precisamente essa comparação, notando que Pedro Sánchez, o primeiro-ministro de Espanha, mal se atreve a sair à rua, com medo das críticas pela forma como tem gerido a pandemia de covid-19.

E há espanhóis que continuam a destacar o facto de Portugal ser um país tão próximo e, ainda assim, “cada vez mais distante” da realidade espanhola actual.

https://twitter.com/pablousky4/status/1262847308502372353

O facto de Marcelo Rebelo de Sousa aparecer sem guarda-costas visíveis também surpreende noutros países pelo mundo fora, nomeadamente no Equador e na Venezuela, onde se faz a comparação com Nicolás Maduro.

No Chile destaca-se que “o presidente de Portugal podia dar lições de humildade a políticos de todo o mundo”, enquanto na Austrália se fala de “um exemplo” e nos EUA se faz a comparação com o típico comportamento de Donald Trump.

https://twitter.com/slsandpet/status/1262569125726961664

A imagem de Marcelo na fila do supermercado é também partilhada por utilizadores de países como República Dominicana, Panamá, África do Sul, Quénia e até no Líbano pela jornalista Joelle Kozaily.

https://twitter.com/_Jo_Elle_/status/1262646695533383682

O exemplo de Marcelo também teve repercussões em França, onde o vereador da Câmara de Paris para os assuntos europeus, o luso-descendente Hermano Sanches Ruivo, fala do “belo exemplo” do Presidente de Portugal.

https://twitter.com/hermanosanches/status/1262324483983118337

https://twitter.com/taissamichel/status/1263042318103465984

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Há varias atitudes e declarações em que discordo do M.R de Sousa. Mas o facto de ser uma figura Publica que se movimenta como qualquer outro Cidadão comum, não me incomoda ou choca minimamente. Mais chocante é de ver um Eleito do Povo, longe das vistas e sempre enquadrado por os seus “Gorilas”, como se tivessem receio de quem os elegeu !

RESPONDER

Comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega deverá acabar rapidamente

A comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega vai tomar posse na próxima quinta-feira, mas deverá acabar depressa, uma vez que apenas a Iniciativa Liberal apresentou projeto. A presidência da comissão cabe ao PS, a primeira …

Candidatura ibérica ao Europeu de andebol. Lisboa é a única cidade portuguesa

O campeonato da Europa da modalidade, em 2028, pode ser realizado em diversas cidades espanholas. E na capital portuguesa. A Federação de Andebol de Portugal e Real Federação Espanhola de Andebol confirmaram nesta terça-feira que submeteram …

Uber usou 50 empresas de fachada holandesas para evitar impostos, revela relatório

A Uber recorreu a cerca de 50 empresas de fachada holandesas para reduzir a sua carga fiscal global, revelou a mais recente investigação do australiano Center for International Corporate Tax Accountability and Research. Segundo avançou o …

Task force traça nova meta e prevê 70% da população vacinada até ao início de agosto

O processo de vacinação em Portugal vai contar, a partir deste segundo trimestre, com uma maior quantidade de vacinas disponíveis, principalmente a partir do final deste mês. Esta quarta-feira, no Parlamento, o vice-almirante Henrique Gouveia e …

Mais quatro mortes e 485 casos em Portugal. R(t) sobe ligeiramente

Esta quarta-feira, Portugal regista mais quatro óbitos e 485 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Coroa de diamantes e safiras da rainha Maria II vai hoje a leilão em Genebra

A leilão vai também, esta quarta-feira, um conjunto de adornos, igualmente em safiras e diamantes, da coleção de Estefânia de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão I Várias joias que pertenceram a casas reais europeias, entre as …

40 mortos em manifestações contra Governo na Colômbia. Presidente anuncia investigação a abusos policiais

Mais de 40 pessoas morreram nas manifestações contra o governo da Colômbia que começaram há duas semanas, segundo a organização não-governamental (ONG) Temblores. Em relatório divulgado na terça-feira, a ONG colombiana contabiliza pelo menos 40 mortes …

Netanyahu avisa: Hamas "vai receber ataques que não espera"

A escalada de violência continua em Israel e nos territórios palestinianos ocupados e já há vítimas mortais dos dois lados. O Conselho de Segurança das Nações Unidas volta a reunir-se de emergência esta quarta-feira. As forças …

Pela primeira vez, Governo admite que aplicação Stayway Covid não funcionou

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, um dos primeiros governantes a ver o protótipo da aplicação de rastreio de casos de covid-19, admitiu que a StayAway Covid não funcionou. Segundo Manuel Heitor, …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: Sporting campeão (Boavista é o próximo)

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sporting-1-0-boavista-o-musical Sei que esta música já foi incluída neste espaço radiofónico. A versão foi outra mas a música era a mesma. Abriu a emissão sobre o FC Porto-Benfica, em janeiro deste ano. Porque esses eram os …