/

Mary Day ou uma impostora? O mistério da suposta vítima de assassinato que “voltou dos mortos”

Durante décadas, os detetives acreditaram que uma menina de 13 anos, que desapareceu da sua casa na Califórnia, nos Estados Unidos, tinha sido assassinada. Mas há uma mulher de Phoenix que alega ser ela. Será uma impostora?

Ao longo da acidentada costa central da Califórnia, a lenda de Mary Day assombrou duas gerações de detetives de homicídios em Monterey. Desde meados da década de 1990, havia rumores de que uma menina, de apenas 13 anos, tinha desaparecido sem deixar vestígios da sua casa perto da base do Exército em Fort Ord.

No entanto, não há registo de que alguém tenha relatado o seu desaparecimento. Os detetives da pequena cidade militar de Seaside, Califórnia, nunca colocaram as mãos no caso até já terem passado mais de 20 anos.

De acordo com o CBS News, foi a irmã de Mary, Sherri Calgaro, quem conseguiu que as autoridades pegassem no caso. Sherri tinha 10 anos quando Mary desapareceu e sempre ouviu dizer que Mary tinha fugido, mas nunca aceitou esta justificação e, quando cresceu, finalmente relatou o desaparecimento da sua irmã.

Como o padrasto de Mary, William Houle, era soldado, a família mudava-se de base em base pelo país e, por isso, não era incomum que ninguém conhecesse realmente a família. Mesmo assim, era estranho que nunca tivessem matriculado a filha numa escola local.

Os detetives não conseguiram encontrar nenhum vestígio de Mary: nenhuma identidade emitida, nenhum recibo de vencimento, nem registos escolares ou de prisão – nada durante mais de 20 anos.

Rapidamente, os detetives convenceram-se de que Mary tinha sido assassinada. Cães alertaram para um local, perto de uma árvore no quintal onde a família morava na época em que desapareceu, e a polícia desenterrou o sapato de uma menina.

Numa entrevista com a polícia, o padrasto de Mary admitiu ter uma grande discussão com a menina, mas garantiu que não a tinha matado – mas que o demónio dentro dele poderia tê-lo feito.

Os detetives também suspeitavam da mãe de Mary, Charlotte Houle, e acreditavam que poderia ter sido cúmplice no encobrimento do crime. Os detetives dizem que a mãe não cooperou com a investigação e parecia não se importar em descobrir o que tinha acontecido a Mary. Quando os detetives lhe perguntaram por que não estava interessada em encontrar a filha, ela respondeu: “Se está morta, está morta.”

Entretanto, os detetives de homicídios começaram a construir o seu caso contra o padrasto de Mary, mas uma coisa extraordinária aconteceu. A polícia em Phoenix, no Arizona, parou uma camionete numa paragem de trânsito. A mulher no veículo disse-lhes que era Mary Day e que tinha a identidade para provar isso.

(h) Sherrie Calgaro / Phoenix Police Dept.

No entanto, a polícia estava desconfiada, uma vez que o certificado de identidade foi emitido poucos meses depois de os detetives terem entrevistado os pais de Mary.

A polícia pediu testes de ADN e, para surpresa de todos, a mulher que se autodenominava “Mary” era filha de Charlotte. Porém, a mulher que começaram a chamar de “Mary Phoenix” não conseguia lembrar-se de factos importantes sobre a sua infância, tinha um forte sotaque sulista e não tinha conhecimento sobre uma herança à qual tinha direito.

Quando a mulher de Phoenix recebeu a herança de Mary, os detetives questionaram-se se estavam a lidar com uma impostora – que partilhava o ADN da “verdadeira” Mary.

Em 2017, de acordo com o Daily Mail, a chefe interina do Departamento de Polícia Marítima Judy Veloz visitou Mary Phoenix, que morreu nove dias depois. Veloz disse que Mary a encaminhou para Morie Kimmel – uma mulher que a acolheu depois de ter fugido.

Uma fotografia tirada um ano após o desaparecimento da menina de 13 anos mostra Kimmel e uma menina que se assemelhava a Mary.

Apesar das dúvidas, Calgaro acredita que a mulher é, de facto, a sua irmã desaparecida.

Maria Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.