/

Maru OS quer transformar smartphones Android em computadores

maruos.com

-

Não há falta de empresas a trabalhar na convergência de equipamentos, com o objectivo de tornar possível usar um smartphone (ou tablet) como computador desktop assim que o ligarmos a um monitor e teclado. E este Maru OS é mais um dos candidatos.

A Microsoft tem o seu Continuum para os Windows 10 Mobile, a Canonical está a apostar no seu Ubuntu para o mesmo, e agora surge o Maru OS, baseado em Android.

Não foram para já divulgados grandes detalhes técnicos sobre o projecto, que refere apenas que se trata de um Android “limpo de lixo” e com a capacidade de correr um ambiente desktop quando o ligamos a um monitor e teclado bluetooth.

Na página do projecto refere-se um curto processo de boot quando tal acontece, mas permitindo continuar a usar o smartphone de forma independente durante todo o processo.

Tal faz suspeitar que se trate de algo ao estilo de uma máquina virtual, que fica direccionada para o monitor externo e com o input dos dispositivos respectivos: teclado, rato, etc.

Poderá ser uma boa solução, principalmente se nos lembrarmos que é possível ter um sistema Linux a correr perfeitamente numa máquina virtual no hardware de um smartphone recente – ainda mais no caso dos mobile quad ou octa-core, com 3 ou 4GB de RAM.

O mais importante será mesmo garantir que o sistema pode correr os programas que já existem para Linux, pois obrigar a criar novos programas específicos para uma nova plataforma tradicionalmente condena qualquer projecto ao falhanço imediato.

Resta aguardar para ver o que sai deste Maru OS, actualmente disponível em versão beta para o Nexus 5.

Aberto até de Madrugada

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.