Maru OS quer transformar smartphones Android em computadores

maruos.com

-

Não há falta de empresas a trabalhar na convergência de equipamentos, com o objectivo de tornar possível usar um smartphone (ou tablet) como computador desktop assim que o ligarmos a um monitor e teclado. E este Maru OS é mais um dos candidatos.

A Microsoft tem o seu Continuum para os Windows 10 Mobile, a Canonical está a apostar no seu Ubuntu para o mesmo, e agora surge o Maru OS, baseado em Android.

Não foram para já divulgados grandes detalhes técnicos sobre o projecto, que refere apenas que se trata de um Android “limpo de lixo” e com a capacidade de correr um ambiente desktop quando o ligamos a um monitor e teclado bluetooth.

Na página do projecto refere-se um curto processo de boot quando tal acontece, mas permitindo continuar a usar o smartphone de forma independente durante todo o processo.

Tal faz suspeitar que se trate de algo ao estilo de uma máquina virtual, que fica direccionada para o monitor externo e com o input dos dispositivos respectivos: teclado, rato, etc.

Poderá ser uma boa solução, principalmente se nos lembrarmos que é possível ter um sistema Linux a correr perfeitamente numa máquina virtual no hardware de um smartphone recente – ainda mais no caso dos mobile quad ou octa-core, com 3 ou 4GB de RAM.

O mais importante será mesmo garantir que o sistema pode correr os programas que já existem para Linux, pois obrigar a criar novos programas específicos para uma nova plataforma tradicionalmente condena qualquer projecto ao falhanço imediato.

Resta aguardar para ver o que sai deste Maru OS, actualmente disponível em versão beta para o Nexus 5.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …

Huawei afirma que a tecnologia 6G vai estar disponível daqui a 10 anos

O CEO da Huawei, Ren Zhengfei, assinalou, durante uma entrevista à CNBC, que a sua empresa está a trabalhar em redes móveis 6G, que estarão completamente desenvolvidas daqui a 10 anos.   "Trabalhámos em 5G e 6G …

Nazismo e comunismo classificados em pé de igualdade pelo Parlamento Europeu

No passado dia 19 de setembro, a União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de aprovar no Parlamento Europeu uma resolução condenando ambos os regimes por terem cometido "genocídios e deportações …

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …

Caso BPN. Relação condena dois dos absolvidos e agrava penas a outros dois

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou esta quarta-feira dois dos três arguidos absolvidos no processo principal da falência do BPN, Ricardo Oliveira e Filipe Nascimento, e agravou as penas a dois dos 12 arguidos …

Operação Éter. Hermínio Loureiro entre as dezenas de autarcas arguidos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, está entre as dezenas de atuais e antigos autarcas que foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Éter. Este processo levou à prisão preventiva do antigo presidente …