Afinal, os mártires cristãos São Crisanto e Santa Dária foram reais

Wikimedia

Crisanto e Dária.

Ossos encontrados numa catedral em Itália terão pertencido a Crisanto e Dária, dois mártires que converteram romanos à fé cristã.

Reza a lenda que os agora santos cristãos Crisanto e Dária converteram milhares de romanos à fé cristã durante o século III. Como tal, ambos foram presos e alvos de tortura pelas autoridades romanas. Eventualmente, foram condenados à morte e enterrados vivos na Via Salaria, em Roma.

Agora, quase dois milénios depois, sabe-se que, afinal, a lenda pode ter sido mesmo verídica. Uma análise de restos mortais de esqueletos encontrados em 2008, na cripta de uma catedral italiana em Reggio, Itália, sugere que pertencem a Crisanto e Dária.

O altar da catedral estava intacto desde 1651. Trabalhadores a trabalhar na remodelação da catedral encontraram cerca de 150 ossos pertencentes a dois esqueletos numa das criptas. Os crânios foram embalados dentro de dois bustos de ouro e prata, detalha o Ancient-Origins.

Acredita-se que os restos mortais de Crisanto e Dária foram desenterrados no século IV e acabaram, mais tarde, por ficar na catedral de Reggio Emilio.

A datação por radiocarbono de uma única costela de cada esqueleto determinou que os ossos eram de um período entre 80-340 dC, coincidente com a morte do casal em 283 dC.

“Todas as evidências que reunimos apontam para que as relíquias tenham pertencido a Crisanto e Dária”, disse Edio Fulcheri, que liderou a equipa que analisou os ossos dos mártires.

Desejando converter outros pagãos à fé cristã, Crisanto começou destemidamente a pregar o Evangelho. O pai de Crisanto, Polemius, era um soldado romano de alta patente. O seu pai desprezava a covardia e o cristianismo, chegando mesmo a exigir que regressasse à adoração dos antigos deuses. Quando Crisanto recusou, Polemius prendeu-o numa pequena dispensa, onde passou frio e fome.

Depois de ser libertado, Crisanto casou com Dária, uma sacerdotisa que o seu pai esperava que conseguisse convencê-lo a voltar ao paganismo. Pelo contrário, foi Crisanto quem a converteu à fé cristã, convencendo-a a batizar-se. A sua casa tornou-se, mais tarde, um lugar de refúgio e abrigo para cristãos.

O casal foi depois denunciado, julgado e condenado à morte. Os cristãos de Roma reuniram-se numa caverna para homenageá-los e, ao saberem disso, os pagãos obstruíram a entrada e todos os que estavam lá dentro morreram de fome.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.