Martifer investe 12 milhões nos estaleiros e promete manter nível salarial

ArmenioBeloPhotographer / Facebook

-

O grupo Martifer vai investir 12 milhões de euros na modernização dos Estaleiros de Viana e promete pagar “salários iguais ou superiores” aos ex-trabalhadores daquela empresa recrutados pelo novo subconcessionário, informou fonte sindical.

Esta informação consta de uma nota enviada hoje pelo Sindicato dos Metalúrgicos e pela União de Sindicatos de Viana do Castelo (CGTP) aos trabalhadores da empresa pública, à qual a Lusa teve acesso, dando conta dos resultados da reunião realizada na sexta-feira, em Oliveira de Frades, com a administração do grupo privado.

Este encontro, lê-se na nota, serviu para a administração da Martifer dar “a conhecer” aos representantes sindicais – mandatados pelos trabalhadores para estes contactos – “as suas intenções para o futuro a médio e a longo prazo”, em termos laborais, do projecto para a subconcessão dos estaleiros a assumir pela nova empresa West Sea.

Ainda de acordo com a mesma informação, a empresa “está já a recrutar ex-trabalhadores” dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) para começar a laborar e “prevê a curto prazo iniciar a construção dos navios asfalteiros para a Venezuela”.

Além disso, explicam os sindicatos nesta informação, a West Sea – empresa criada pela Martifer para assumir a subconcessão dos terrenos e infra-estruturas dos estaleiros -“vai abrir instalações em Viana do Castelo” para proceder ao recrutamento “prioritário” de ex-trabalhadores dos ENVC”, entre os 400 que pretende contratar.

Adiantam ainda, nesta nota, que receberam informação da administração garantindo que a empresa “pretende efectuar um plano de investimentos na ordem de 12 milhões de euros” e que os salários dos trabalhadores a recrutar pelo subconcessionário “serão iguais ou superiores aos praticados nos ENVC”.

A 27 de janeiro, num plenário realizado na empresa, os trabalhadores dos estaleiros aprovaram – com dois votos contra e quatro abstenções – uma moção autorizando o movimento sindical a pedir esta reunião ao subconcessionário e ao Ministério da Defesa.

Com a Martifer, a reunião visava, recorda a mesma informação, “esclarecer as suas intenções” relativamente à construção em Viana do Castelo de dois navios asfalteiros para a Venezuela, um contrato dos ENVC de 128 milhões de euros, “bem como saber o plano de contratação dos atuais trabalhadores” dos estaleiros pela West Sea.

Paralelamente a administração dos ENVC mantém em vigor, até 21 de Fevereiro, o novo plano social com vista à rescisão amigável dos contratos de trabalho pelos mais de 450 funcionários que ainda têm vínculo com a empresa pública, integrando as sugestões entretanto apresentadas pelos dirigentes sindicais.

Além de indemnizações de um salário por cada ano de trabalho, este plano, de mais de 30 milhões de euros, prevê uma compensação no âmbito do fundo de pensões a converter em Planos Poupança Reforma. E também uma majoração nas indemnizações, no valor de 2.500 euros, em determinados casos sociais previamente identificados na empresa.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Apoio à retoma. Empresas com quebras de faturação superiores a 75% podem reduzir horários a 100%

A possibilidade de redução total do horário de trabalho em empresas abrangidas pelo Apoio à Retoma Progressiva estará disponível para empresas que registem quebras de faturação homólogas iguais ou superiores a 75%. Na segunda-feira, o ministro …

FC Porto é "passado". Otamendi promete "defender Benfica até à morte"

O internacional argentino prometeu, esta terça-feira, durante a sua apresentação como novo reforço dos encarnados, "defender a camisola do Benfica até à morte". Nicolás Otamendi é o novo reforço das águias e foi apresentado, na noite …

Manso Neto tenta evitar que 3 mil emails seus entrem no processo que envolve Manuel Pinho

A defesa de João Manso Neto quer impedir o Ministério Público (MP) de usar 3.277 emails seus como prova no processo no qual é arguido, juntamente com António Mexia, por suspeitas de corrupção que envolvem …

Bruno Tabata assina contrato de cinco anos com o Sporting

O extremo brasileiro, que alinhava no Portimonense, assinou um contrato de cinco temporadas com o Sporting, com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O Sporting não refere, no comunicado, o valor da transferência …

Príncipe germânico foi enterrado com seis mulheres em redor de um caldeirão

Um cemitério pertencente a um senhor de alto estatuto foi descoberto na Saxónia-Anhalt, perto de Brücken-Hackpfüffel, numa escavação que os arqueólogos estão a descrever como a mais importante dos últimos 40 anos da história da …

Entre interrupções e insultos, Biden chama palhaço a Trump (e este põe em causa a sua sanidade mental)

Aconteceu ontem o primeiro de três debates, nos quais os candidatos republicano e democrata à Casa Branca - Donald Trump e Joe Biden - têm oportunidade de apresentar aos eleitores norte-americanos as suas propostas para …

Europa alarga restrições. Alemanha limita festas, Eslováquia em emergência e Itália não facilita

Os país europeus estão a anunciar novas medidas restritivas contra a covid-19, num altura em que o número de infeções voltou a aumentar e o inverno está a chegar. De acodo com o Diário de Notícias, …

Jogos da seleção com Espanha e Suécia vão ter adeptos nas bancadas

Os próximos jogos da seleção portuguesa frente à Espanha e à Suécia, no estádio Alvalade XXI, foram autorizados a receber público, revelou, esta terça-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "No jogo de preparação entre as …

Santos Silva rejeita apoio a Ana Gomes (e diz que polémica com embaixador dos EUA foi ultrapassada)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, falou, em entrevista à TVI24 esta terça-feira, sobre a aprovação do Orçamento de Estado para 2021 e as eleições presidenciais e desvalorizou a polémica com o embaixador …

Santa Clara-Gil Vicente vai ser o primeiro jogo da I Liga com público

O jogo entre o Santa Clara e o Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga, vai ter uma assistência de mil pessoas, sendo o primeiro jogo profissional da época a ter público no estádio …