Martifer investe 12 milhões nos estaleiros e promete manter nível salarial

ArmenioBeloPhotographer / Facebook

-

O grupo Martifer vai investir 12 milhões de euros na modernização dos Estaleiros de Viana e promete pagar “salários iguais ou superiores” aos ex-trabalhadores daquela empresa recrutados pelo novo subconcessionário, informou fonte sindical.

Esta informação consta de uma nota enviada hoje pelo Sindicato dos Metalúrgicos e pela União de Sindicatos de Viana do Castelo (CGTP) aos trabalhadores da empresa pública, à qual a Lusa teve acesso, dando conta dos resultados da reunião realizada na sexta-feira, em Oliveira de Frades, com a administração do grupo privado.

Este encontro, lê-se na nota, serviu para a administração da Martifer dar “a conhecer” aos representantes sindicais – mandatados pelos trabalhadores para estes contactos – “as suas intenções para o futuro a médio e a longo prazo”, em termos laborais, do projecto para a subconcessão dos estaleiros a assumir pela nova empresa West Sea.

Ainda de acordo com a mesma informação, a empresa “está já a recrutar ex-trabalhadores” dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) para começar a laborar e “prevê a curto prazo iniciar a construção dos navios asfalteiros para a Venezuela”.

Além disso, explicam os sindicatos nesta informação, a West Sea – empresa criada pela Martifer para assumir a subconcessão dos terrenos e infra-estruturas dos estaleiros -“vai abrir instalações em Viana do Castelo” para proceder ao recrutamento “prioritário” de ex-trabalhadores dos ENVC”, entre os 400 que pretende contratar.

Adiantam ainda, nesta nota, que receberam informação da administração garantindo que a empresa “pretende efectuar um plano de investimentos na ordem de 12 milhões de euros” e que os salários dos trabalhadores a recrutar pelo subconcessionário “serão iguais ou superiores aos praticados nos ENVC”.

A 27 de janeiro, num plenário realizado na empresa, os trabalhadores dos estaleiros aprovaram – com dois votos contra e quatro abstenções – uma moção autorizando o movimento sindical a pedir esta reunião ao subconcessionário e ao Ministério da Defesa.

Com a Martifer, a reunião visava, recorda a mesma informação, “esclarecer as suas intenções” relativamente à construção em Viana do Castelo de dois navios asfalteiros para a Venezuela, um contrato dos ENVC de 128 milhões de euros, “bem como saber o plano de contratação dos atuais trabalhadores” dos estaleiros pela West Sea.

Paralelamente a administração dos ENVC mantém em vigor, até 21 de Fevereiro, o novo plano social com vista à rescisão amigável dos contratos de trabalho pelos mais de 450 funcionários que ainda têm vínculo com a empresa pública, integrando as sugestões entretanto apresentadas pelos dirigentes sindicais.

Além de indemnizações de um salário por cada ano de trabalho, este plano, de mais de 30 milhões de euros, prevê uma compensação no âmbito do fundo de pensões a converter em Planos Poupança Reforma. E também uma majoração nas indemnizações, no valor de 2.500 euros, em determinados casos sociais previamente identificados na empresa.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estão a chegar poemas às caixas de correio. A ideia é combater a solidão

“Palavras Vizinhas” é um projeto que pretende contribuir para o combate à solidão e desenvolvimento do sentido de comunidade, através da poesia. Os envelopes sem remetente nem destinatário trazem poemas manuscritos lá dentro. Tudo começou quando …

Ministra da Cultura francesa promete reabertura de Notre-Dame em 2024

A catedral de Notre-Dame, em Paris, vai reabrir em 2024, prometeu, esta quarta-feira, a ministra da Cultura francesa, na véspera de se completarem dois anos desde que um incêndio devastou o mundialmente famoso monumento. A promessa …

“É urgente“. Ex-ministros da educação querem abertura das escolas no verão

Os antigos ministros da educação, Maria de Lurdes Rodrigues e Marçal Grilo, defendem a abertura de escolas no verão para responder às dificuldades causadas pela pandemia. Maria de Lurdes Rodrigues e Marçal Grilo concordam que “é …

"Tirámos Trump de lá". Funcionário da CNN admite que canal quis ajudar Biden a vencer eleições

Um funcionário da CNN falou abertamente com um jornalista disfarçado sobre as motivações políticas que a emissora teve durante a eleição presidencial de 2020. A investigação foi divulgada pela Fox News, que relatou que o funcionário …

Cem mil famílias vão receber 1.300 euros para melhorar conforto térmico de casa

Cerca de 100 mil famílias carenciadas vão receber vouchers no valor de 1.300 euros para melhorar a eficiência energética das suas casas. Parte do dinheiro da “bazuca europeia” vai destinar-se a melhorar a eficiência energética. O …

Juventude Popular defende que corrupção deve prescrever apenas ao fim de 20 anos

A Juventude Popular (JP) preparou um conjunto de "propostas contra a corrupção" e defende que crimes como corrupção ativa e passiva devem prescrever ao fim de 20 anos. A Juventude Popular (JP) defende que crimes como …

EUA abrem "a cada 10 horas" uma nova investigação contra a China

O Departamento Federal de Investigação (FBI) dos Estados Unidos tem mais de duas mil investigações abertas relacionadas com o governo chinês e abre uma nova “a cada 10 horas”, disse o diretor da instituição ao …

São Miguel em Alto Risco a partir das 00h00 de sexta-feira

A ilha de São Miguel, nos Açores, entra oficialmente em situação de Alto Risco de contágio a partir da meia noite desta sexta-feira. A ilha de São Miguel, nos Açores, vai passar para o nível de …

Grupo de enfermeiros recorreu de queixa arquivada contra bastonária

O grupo de enfermeiros que tinha feito uma participação disciplinar contra a bastonária por causa de comentários nas redes sociais que consideram violadores dos deveres deontológicos, recorreu do arquivamento da queixa para o Tribunal Administrativo …

Myanmar. Junta militar retém familiares de soldados para impedir fugas

Um capitão, que desertou do exército birmanês para se juntar ao movimento de oposição ao golpe militar de fevereiro, acusou a junta militar de reter familiares de soldados para impedir deserções. Lin Htet Aung, que desertou …