Martifer investe 12 milhões nos estaleiros e promete manter nível salarial

ArmenioBeloPhotographer / Facebook

-

O grupo Martifer vai investir 12 milhões de euros na modernização dos Estaleiros de Viana e promete pagar “salários iguais ou superiores” aos ex-trabalhadores daquela empresa recrutados pelo novo subconcessionário, informou fonte sindical.

Esta informação consta de uma nota enviada hoje pelo Sindicato dos Metalúrgicos e pela União de Sindicatos de Viana do Castelo (CGTP) aos trabalhadores da empresa pública, à qual a Lusa teve acesso, dando conta dos resultados da reunião realizada na sexta-feira, em Oliveira de Frades, com a administração do grupo privado.

Este encontro, lê-se na nota, serviu para a administração da Martifer dar “a conhecer” aos representantes sindicais – mandatados pelos trabalhadores para estes contactos – “as suas intenções para o futuro a médio e a longo prazo”, em termos laborais, do projecto para a subconcessão dos estaleiros a assumir pela nova empresa West Sea.

Ainda de acordo com a mesma informação, a empresa “está já a recrutar ex-trabalhadores” dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) para começar a laborar e “prevê a curto prazo iniciar a construção dos navios asfalteiros para a Venezuela”.

Além disso, explicam os sindicatos nesta informação, a West Sea – empresa criada pela Martifer para assumir a subconcessão dos terrenos e infra-estruturas dos estaleiros -“vai abrir instalações em Viana do Castelo” para proceder ao recrutamento “prioritário” de ex-trabalhadores dos ENVC”, entre os 400 que pretende contratar.

Adiantam ainda, nesta nota, que receberam informação da administração garantindo que a empresa “pretende efectuar um plano de investimentos na ordem de 12 milhões de euros” e que os salários dos trabalhadores a recrutar pelo subconcessionário “serão iguais ou superiores aos praticados nos ENVC”.

A 27 de janeiro, num plenário realizado na empresa, os trabalhadores dos estaleiros aprovaram – com dois votos contra e quatro abstenções – uma moção autorizando o movimento sindical a pedir esta reunião ao subconcessionário e ao Ministério da Defesa.

Com a Martifer, a reunião visava, recorda a mesma informação, “esclarecer as suas intenções” relativamente à construção em Viana do Castelo de dois navios asfalteiros para a Venezuela, um contrato dos ENVC de 128 milhões de euros, “bem como saber o plano de contratação dos atuais trabalhadores” dos estaleiros pela West Sea.

Paralelamente a administração dos ENVC mantém em vigor, até 21 de Fevereiro, o novo plano social com vista à rescisão amigável dos contratos de trabalho pelos mais de 450 funcionários que ainda têm vínculo com a empresa pública, integrando as sugestões entretanto apresentadas pelos dirigentes sindicais.

Além de indemnizações de um salário por cada ano de trabalho, este plano, de mais de 30 milhões de euros, prevê uma compensação no âmbito do fundo de pensões a converter em Planos Poupança Reforma. E também uma majoração nas indemnizações, no valor de 2.500 euros, em determinados casos sociais previamente identificados na empresa.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …