Estaleiros: Ministro reafirma que Martifer irá recrutar “prioritariamente” actuais trabalhadores

ArmenioBeloPhotographer / Facebook

-

O ministro da Defesa reafirmou hoje que a empresa responsável pelos estaleiros de Viana do Castelo vai recrutar, “prioritariamente”, trabalhadores entre os atuais, mas nem o governante, nem os sindicatos, quiseram adiantar conclusões sobre o plano social em marcha.

“Sabemos que a empresa Martifer, novo subconcessionário dos terrenos e infraestruturas dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, recrutará, em prioridade, portanto prioritariamente, trabalhadores atuais dos estaleiros de Viana do Castelo, aqueles que precisa para a sua atividade”, disse o ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco.

O ministro falava aos jornalistas à saída de uma reunião no Instituto de Defesa Nacional, no Porto, a segunda realizada, no espaço de quatro dias, com o objetivo de discutir o plano social, no âmbito do fecho dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

Além de Aguiar-Branco, participaram na sessão elementos da União de Sindicatos de Viana do Castelo e o presidente do conselho de administração dos estaleiros, Jorge Camões, mas todos remeteram, para segunda-feira, mais novidades sobre o plano social que está em curso, no âmbito do fecho dos ENVC.

“Foi possível, nesta reunião, dar resposta às questões que nos tinham sido colocadas na outra [a 29 de janeiro no Ministério da Defesa Nacional], e entendemos que sejam comunicadas aos trabalhadores em primeira mão”, disse Aguiar-Branco.

O plenário com os trabalhadores está marcado para segunda-feira, pelas 15:30, depois de uma reunião das estruturas sindicais que deverá ocorrer de manhã, segundo adiantou o coordenador da União de Sindicatos de Viana do Castelo, Branco Viana, sem dar mais pormenores sobre a reunião de hoje.

“O senhor ministro transmitiu aquilo que pensa das nossas sugestões da reunião de dia 29. Viemos receber respostas às nossas sugestões. Nós – e pedimos desculpa por isso – não vamos fazer mais declarações porque queremos que sejam os trabalhadores a saber de toda esta realidade primeiro”, disse Branco Viana.

Em cima da mesa estiveram propostas feitas pelos sindicatos, para minimizar os efeitos sociais do encerramento dos ENVC para os trabalhadores ainda com vínculo, no âmbito do plano social definido pela administração dos estaleiros públicos.

O plano social lançado em dezembro envolve indemnizações globais pela rescisão amigável dos respetivos contratos, a pagar aos 609 trabalhadores, no valor de 30,1 milhões de euros.

Até ao momento, aderiram a estes acordos cerca de 150 funcionários dos estaleiros, que receberam indemnizações globais de quase 10 milhões de euros.

À tutela também tem sido pedido que consiga garantir que a nova empresa, a West Sea do grupo Martifer, recrute trabalhadores de entre os atuais funcionários dos estaleiros. A West Sea prevê criar 400 postos de trabalho.

Ao longo de quase 70 anos de atividade, os ENVC construíram mais de 220 navios de todo o tipo.

PARTILHAR

RESPONDER

Pescador encontra destroços de navio que terá naufragado há mais de 200 anos

Arqueólogos mexicanos localizaram os destroços de um navio na costa do estado de Quintana Roo, no México, e acreditam que o mesmo terá naufragado há mais de 200 anos. De acordo com a BBC, o naufrágio …

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …