Estaleiros: Ministro reafirma que Martifer irá recrutar “prioritariamente” actuais trabalhadores

ArmenioBeloPhotographer / Facebook

-

O ministro da Defesa reafirmou hoje que a empresa responsável pelos estaleiros de Viana do Castelo vai recrutar, “prioritariamente”, trabalhadores entre os atuais, mas nem o governante, nem os sindicatos, quiseram adiantar conclusões sobre o plano social em marcha.

“Sabemos que a empresa Martifer, novo subconcessionário dos terrenos e infraestruturas dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, recrutará, em prioridade, portanto prioritariamente, trabalhadores atuais dos estaleiros de Viana do Castelo, aqueles que precisa para a sua atividade”, disse o ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco.

O ministro falava aos jornalistas à saída de uma reunião no Instituto de Defesa Nacional, no Porto, a segunda realizada, no espaço de quatro dias, com o objetivo de discutir o plano social, no âmbito do fecho dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

Além de Aguiar-Branco, participaram na sessão elementos da União de Sindicatos de Viana do Castelo e o presidente do conselho de administração dos estaleiros, Jorge Camões, mas todos remeteram, para segunda-feira, mais novidades sobre o plano social que está em curso, no âmbito do fecho dos ENVC.

“Foi possível, nesta reunião, dar resposta às questões que nos tinham sido colocadas na outra [a 29 de janeiro no Ministério da Defesa Nacional], e entendemos que sejam comunicadas aos trabalhadores em primeira mão”, disse Aguiar-Branco.

O plenário com os trabalhadores está marcado para segunda-feira, pelas 15:30, depois de uma reunião das estruturas sindicais que deverá ocorrer de manhã, segundo adiantou o coordenador da União de Sindicatos de Viana do Castelo, Branco Viana, sem dar mais pormenores sobre a reunião de hoje.

“O senhor ministro transmitiu aquilo que pensa das nossas sugestões da reunião de dia 29. Viemos receber respostas às nossas sugestões. Nós – e pedimos desculpa por isso – não vamos fazer mais declarações porque queremos que sejam os trabalhadores a saber de toda esta realidade primeiro”, disse Branco Viana.

Em cima da mesa estiveram propostas feitas pelos sindicatos, para minimizar os efeitos sociais do encerramento dos ENVC para os trabalhadores ainda com vínculo, no âmbito do plano social definido pela administração dos estaleiros públicos.

O plano social lançado em dezembro envolve indemnizações globais pela rescisão amigável dos respetivos contratos, a pagar aos 609 trabalhadores, no valor de 30,1 milhões de euros.

Até ao momento, aderiram a estes acordos cerca de 150 funcionários dos estaleiros, que receberam indemnizações globais de quase 10 milhões de euros.

À tutela também tem sido pedido que consiga garantir que a nova empresa, a West Sea do grupo Martifer, recrute trabalhadores de entre os atuais funcionários dos estaleiros. A West Sea prevê criar 400 postos de trabalho.

Ao longo de quase 70 anos de atividade, os ENVC construíram mais de 220 navios de todo o tipo.

PARTILHAR

RESPONDER

Entre interrupções e insultos, Biden chama palhaço a Trump (e este põe em causa a sua sanidade mental)

Aconteceu ontem o primeiro de três debates, nos quais os candidatos republicano e democrata à Casa Branca - Donald Trump e Joe Biden - têm oportunidade de apresentar aos eleitores norte-americanos as suas propostas para …

Europa alarga restrições. Alemanha limita festas, Eslováquia em emergência e Itália não facilita

Os país europeus estão a anunciar novas medidas restritivas contra a covid-19, num altura em que o número de infeções voltou a aumentar e o inverno está a chegar. De acodo com o Diário de Notícias, …

Jogos da seleção com Espanha e Suécia vão ter adeptos nas bancadas

Os próximos jogos da seleção portuguesa frente à Espanha e à Suécia, no estádio Alvalade XXI, foram autorizados a receber público, revelou, esta terça-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "No jogo de preparação entre as …

Santos Silva rejeita apoio a Ana Gomes (e diz que polémica com embaixador dos EUA foi ultrapassada)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, falou, em entrevista à TVI24 esta terça-feira, sobre a aprovação do Orçamento de Estado para 2021 e as eleições presidenciais e desvalorizou a polémica com o embaixador …

Santa Clara-Gil Vicente vai ser o primeiro jogo da I Liga com público

O jogo entre o Santa Clara e o Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga, vai ter uma assistência de mil pessoas, sendo o primeiro jogo profissional da época a ter público no estádio …

Uma rara "anomalia climática" agravou a 1.ª Guerra e a gripe espanhola

Uma equipa de cientistas descobriu uma anomalia climática que ocorre uma vez em cada 100 anos durante a I Guerra Mundial, que provavelmente aumentou a mortalidade durante a guerra e a pandemia de gripe nos …

Marcelo defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse agora uma crise política

O Presidente da República defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse a criação de condições para uma crise política no atual contexto de crise sanitária e consequente crise económica. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu esta …

"Cada qual no seu lugar". Jerónimo avisa Marcelo que “tudo tem limites” nos poderes presidenciais

O secretário-geral do PCP avisou Marcelo Rebelo de Sousa que “tudo tem limites” quanto aos poderes presidenciais, face aos sucessivos apelos para a viabilização do Orçamento do Estado de 2021 pela esquerda ou pelo PSD. “Cada …

Ferro Rodrigues não aceita projeto de lei do Chega por inconstitucionalidade

O projeto de lei do Chega para limitar o cargo de primeiro-ministro e outros governantes apenas a portadores de nacionalidade portuguesa originária foi rejeitado pela Assembleia da República devido a inconstitucionalidade. O despacho do presidente da …

Os cientistas já sabem porque é que alguns sapos têm uns olhos "enormes"

Os cientistas acabam de descobrir porque é que alguns sapos têm os olhos enormes comparativamente com a dimensão do seu corpo. De acordo com uma nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica …