Marrocos vai ter a maior torre de África

A Al-Noor, a torre mais alta de África, vai nascer em Marrocos

A Al-Noor, a torre mais alta de África, vai nascer em Marrocos

 

A construção da maior torre no continente africano, com 540 metros de altura, vai começar no início de junho em Casablanca, capital económica de Marrocos, disse um dos autores do projeto, financiado por um investidor saudita.

Esta vai ser “a mais alta torre de África” disse à AFP Amédée Santalo, líder do projeto e conselheiro do xeque Tarek Mohammed Bin Laden, presidente da Middle East Development LLC., um rico promotor imobiliário que já esteve na origem de vários megaprojetos nos Emirados Árabes Unidos.

O edifício vai ser envolvido por um complexo com 25 hectares que inclui, entre outros, um hotel “de sete estrelas“, um centro de negócios e galerias comerciais de luxo.

A obra tem um custo estimado em 80 milhões de euros e deve ser entregue em junho de 2018, acrescentou.

Os promotores da torre, que a batizaram provisoriamente de Al-Noor (Luz, em árabe), esperam que venha a ter, a médio prazo, o nome do rei de Marrocos, Mohammed VI.

“Escolhemos Marrocos porque é a porta de entrada da África para a Europa, um país moderno politicamente estável”, justificou Santalo.

Inaugurada em janeiro de 2010, a torre mais alta do mundo, com 828 metros, está no Dubai.

Na África do Sul, um projeto lançado em 2012 prevê a construção de uma torre com 447 metros, nos arredores de Pretória, com conclusão prevista para 2018.

Casablanca, uma megalópole com cinco milhões de habitantes, já tem o mais alto minarete do mundo, com 201 metros, na mesquita Hassan II.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …

Regina Duarte convidada para suceder a secretário da Cultura demitido

A atriz brasileira confirmou, na sexta-feira, ter sido convidada pelo Presidente do país para liderar a Secretaria da Cultura do Governo, após a exoneração de Roberto Alvim por ter parafraseado um discurso nazi. "É isso, recebi …

Universidade de Harvard quer criar 127 novos estados nos EUA

A Harvard Law Journal, da Universidade de Harvard, publicou um plano ousado - mas, segundo os autores, completamente constitucional - para salvar a democracia: criar 127 novos e minúsculos estados. Atualmente, todos os estados dos Estados …

IL quer reduzir IVA da alimentação infantil e retirar limitação etária nas deduções do IRS

A Iniciativa Liberal apresentou, esta sexta-feira, duas propostas para reduzir o IVA da alimentação para crianças pequenas para 6% e para eliminar a limitação etária na dedução do IRS para famílias que tenham mais do …