/

Marrocos vai ter a maior torre de África

A Al-Noor, a torre mais alta de África, vai nascer em Marrocos

A Al-Noor, a torre mais alta de África, vai nascer em Marrocos

 

A construção da maior torre no continente africano, com 540 metros de altura, vai começar no início de junho em Casablanca, capital económica de Marrocos, disse um dos autores do projeto, financiado por um investidor saudita.

Esta vai ser “a mais alta torre de África” disse à AFP Amédée Santalo, líder do projeto e conselheiro do xeque Tarek Mohammed Bin Laden, presidente da Middle East Development LLC., um rico promotor imobiliário que já esteve na origem de vários megaprojetos nos Emirados Árabes Unidos.

O edifício vai ser envolvido por um complexo com 25 hectares que inclui, entre outros, um hotel “de sete estrelas“, um centro de negócios e galerias comerciais de luxo.

A obra tem um custo estimado em 80 milhões de euros e deve ser entregue em junho de 2018, acrescentou.

Os promotores da torre, que a batizaram provisoriamente de Al-Noor (Luz, em árabe), esperam que venha a ter, a médio prazo, o nome do rei de Marrocos, Mohammed VI.

“Escolhemos Marrocos porque é a porta de entrada da África para a Europa, um país moderno politicamente estável”, justificou Santalo.

Inaugurada em janeiro de 2010, a torre mais alta do mundo, com 828 metros, está no Dubai.

Na África do Sul, um projeto lançado em 2012 prevê a construção de uma torre com 447 metros, nos arredores de Pretória, com conclusão prevista para 2018.

Casablanca, uma megalópole com cinco milhões de habitantes, já tem o mais alto minarete do mundo, com 201 metros, na mesquita Hassan II.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.