Marito saiu para pescar, não voltou e deixou uma aldeia inteira sob suspeita

(dr)

Na derradeira tarde de maio de 2016, Marito saiu de casa à hora da sesta. Empoleirado na sua bicicleta, pedalou até à lagoa. Marito, ou Mario Agustín Salto, nunca mais voltaria.

Tudo aconteceu em Quimilí, Santiago del Estero, na Argentina. Marito ia pescar ao charco, que não era muito longe. Por lá, na margem seca, estavam dois miúdos na brincadeira.

Mas Marito não voltou para casa. A família deu conta do desaparecimento às autoridades. A população muniu-se de compromisso e angústia alheia e procurou o rapaz de 11 anos. Finalmente, dois dias depois, encontraram o corpo do argentino sem vida. Marito foi violado, torturado, esquartejado e abandonado nos arredores da cidade.

Esta história, que abanou as estruturas morais da sociedade argentina, foi recordada pelo jornal La Nación, a 4 de novembro de 2018.

A juíza Rosa Falco tem em mãos um caso macabro. “Parece um livro de magia”, sugere a jornalista. Afinal, tem o latido dos cães, cartas que anunciam um qualquer ritual bizarro e um bruxo detido. Há também a suspeita de que seria um crime ligado ao narcotráfico, um ajuste de contas, e um aviso para o tio de Marito, Marcelo Salto, que terá participado alguns meses antes do crime numa operação antidrogas.

Foram então detidas oito pessoas. Uma coisa era certa: o ADN encontrado nas roupas e corpo do menino pertenciam a duas pessoas ligadas – ou irmãos ou familiares. Mas nenhum dos detidos coincidia com o ADN recolhido. Por isso, avançou-se para a realização de testes de ADN a três mil pessoas, contou o La Nación, em outubro de 2018.

A intenção da juíza passava por, através de amostras de ADN de cada família de Quimilí, reduzir “muito o universo dos 27 mil habitantes” que tem aquela aldeia.

A história de Marito voltou esta quarta-feira aos jornais argentinos porque Mauricio Macri, o presidente daquele país, vai visitar a localidade – “a aldeia marcada pelo horror”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …