Marito saiu para pescar, não voltou e deixou uma aldeia inteira sob suspeita

(dr)

Na derradeira tarde de maio de 2016, Marito saiu de casa à hora da sesta. Empoleirado na sua bicicleta, pedalou até à lagoa. Marito, ou Mario Agustín Salto, nunca mais voltaria.

Tudo aconteceu em Quimilí, Santiago del Estero, na Argentina. Marito ia pescar ao charco, que não era muito longe. Por lá, na margem seca, estavam dois miúdos na brincadeira.

Mas Marito não voltou para casa. A família deu conta do desaparecimento às autoridades. A população muniu-se de compromisso e angústia alheia e procurou o rapaz de 11 anos. Finalmente, dois dias depois, encontraram o corpo do argentino sem vida. Marito foi violado, torturado, esquartejado e abandonado nos arredores da cidade.

Esta história, que abanou as estruturas morais da sociedade argentina, foi recordada pelo jornal La Nación, a 4 de novembro de 2018.

A juíza Rosa Falco tem em mãos um caso macabro. “Parece um livro de magia”, sugere a jornalista. Afinal, tem o latido dos cães, cartas que anunciam um qualquer ritual bizarro e um bruxo detido. Há também a suspeita de que seria um crime ligado ao narcotráfico, um ajuste de contas, e um aviso para o tio de Marito, Marcelo Salto, que terá participado alguns meses antes do crime numa operação antidrogas.

Foram então detidas oito pessoas. Uma coisa era certa: o ADN encontrado nas roupas e corpo do menino pertenciam a duas pessoas ligadas – ou irmãos ou familiares. Mas nenhum dos detidos coincidia com o ADN recolhido. Por isso, avançou-se para a realização de testes de ADN a três mil pessoas, contou o La Nación, em outubro de 2018.

A intenção da juíza passava por, através de amostras de ADN de cada família de Quimilí, reduzir “muito o universo dos 27 mil habitantes” que tem aquela aldeia.

A história de Marito voltou esta quarta-feira aos jornais argentinos porque Mauricio Macri, o presidente daquele país, vai visitar a localidade – “a aldeia marcada pelo horror”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …

Sob o nariz dos militares norte-coreanos, ex-ginasta salta muro de 3 metros e foge para a Coreia do Sul

Um homem norte-coreano que queria escapar da sua terra natal deu um salto de quase três metros num muro no início deste mês. O salto, que ocorreu sob os narizes dos soldados, trouxe-o para a …

Islândia quer tornar-se um refúgio para o teletrabalho. Mas não é para todos

A Islândia fez uma série de alterações no seu programa de vistos de trabalho remoto para cidadãos foram do espaço Schengen, tendo como objetivo tornar-se num destino atraente para os trabalhadores que procuram escapar dos …

Hospitais britânicos preparam-se para receber vacina Pfizer a 7 de dezembro

Os hospitais britânicos foram instruídos a estarem preparados para receber a vacina contra a covid-19 em menos de 10 dias. As equipas dos hospitais públicos do Reino Unido devem ter as equipas preparadas para começar a …