Marítimo 1-1 FC Porto | Bambock apaga fogo do “dragão”

O duelo número 79 entre Marítimo e FC Porto no campeonato terminou empatado 1-1. Aos 11 minutos, Bambock inaugurou a contenda, e a seis dos 90, Pepe – num lance em que Tiquinho Soares teve participação direta – decretou o resultado final.

Contas feitas, os comandados de Nuno Manta Santos não vencem, em todas as provas, há cinco partidas. Por sua vez, os homens de Sérgio Conceição somaram o primeiro empate na Liga, após sete vitórias consecutivas na Liga NOS.

O jogo explicado em números

  • A equipa anfitriã iniciou o jogo com eficácia máxima. Aos 11 minutos, na sequência de um canto – o segundo até então –, Bambock inaugurou o marcador, naquele que foi o primeiro remate do conjunto de Nuno Manta Santos no duelo.
  • A partida começou de forma intensa e veloz. O FC Porto tinha mais posse de bola – 67% –, conseguia acercar-se da defensiva contrária com relativa facilidade e até criou perigo no primeiro remate enquadrado que fez, aos sete minutos, num cabeceamento de Mbemba. Por sua vez, o Marítimo tentava responder com ataques rápidos, explorando o flanco direito com as incursões de Nanu – 60% dos lances saíram daqui.
  • De imediato, os visitantes responderam com dois disparos enquadrados, que levaram perigo. No primeiro, ao minuto 18, Amir brilhou e negou o empate a Luis Díaz. Minutos depois, Soares cruzou para o cabeceamento de Manafá. Galvanizados, os donos da casa, distribuídos num 4-5-1, conseguiam pressionar a linha defensiva adversária, obrigando Marcano, Pepe e companhia a cometerem alguns erros.
  • À passagem dos 35 minutos, o Marítimo tinha três remates, o FC Porto quatro, ambos os conjuntos tinham os mesmos quatro cantos e apenas na posse de bola – 28% contra 72% – a vantagem era dos forasteiros.
  • Era sobre o flanco direito que os “dragões” tentavam remar contra a maré. Mbemba, com 25 passes – dois longos, 23 curtos e uma eficácia de 88% – e Corona – 14 passes curtos, um longo e eficácia de 80% – eram dos jogadores mais em destaque.
  • No final dos primeiros 47 minutos, a vantagem era insular. Um resultado que premiava a eficácia no último terço – no único dos três remates enquadrados à baliza de Marchesín, marcaram -, o atrevimento que tiveram na forma como souberam pressionar a defensiva adversária e a segurança que Amir demonstrou sempre que foi chamado a intervir. O iraniano chegou ao intervalo com o melhor GoalPoint Rating, um 6.1, fruto das três defesas que realizou.

José Coelho / Lusa

  • Não obstante ter chegado a ter 74% da posse de bola no arranque da segunda metade, o FC Porto apenas conseguiu rematar uma vez e mostrou muitas dificuldades em ultrapassar a muralha defensiva adversária. Sérgio Conceição esperou mais 15 minutos e aos 60 lançou Zé Luís em cena, retirando Mateus Uribe, que somou seis recuperações de bola e um remate durante o período em que actuou.
  • O empate dos “dragões” chegou num lance “às três tabelas”, aos 84 minutos. Amir saiu em falso da baliza, Soares cabeceou, a bola tocou em Pepe e entrou na baliza, apesar do esforço de Grolli para evitar o tento. Ao quarto remate – o primeiro enquadrado – na segunda metade, os “azuis-e-brancos” chegavam ao empate.
  • Já em período de descontos, a reviravolta ficou a escassos centímetros, quando o capitão Danilo subiu no terreno e atirou de cabeça. O FC Porto, num último suspiro, atacou com tudo e foi dominador, chegou a ter mais posse de bola (79%), mais remates (oito contra um), uma eficácia de passe de 88% contra 40% do Marítimo, mas não conseguiu marcar mais nenhum golo.

O melhor em campo GoalPoint

O nome dele é China. Fábio China. A equipa do Marítimo esteve assertiva no capítulo defensivo e foi eficaz no ataque. O jogador que mais deu cartas foi o lateral-esquerdo. Anulou Corona, um dos elementos mais perigosos do FC Porto, e esteve quase irrepreensível no capítulo defensivo – cinco desarmes, três intercepções, quatro alívios, bloqueou três cruzamentos e conseguiu três recuperações de bola. O jogador mais valioso do encontro teve um GoalPoint Rating de 6.2

Jogadores em foco

  • Danilo Pereira 5.9 – Dois remates, ambos de cabeça e enquadrados à baliza de Amir. O capitão foi o jogador que mais se destacou dos 14 lançados por Sérgio Conceição nesta quarta-feira. O camisola 22 fez 74 passes – acertou 67 e falhou sete (eficácia de 91%) -, foi soberano nas alturas – ganhou os quatro duelos defensivos em que foi interveniente -, recuperou seis bolas e fez três desarmes.
  • Soares 5.8 – Na batalha da Madeira, foi à luta. Nem sempre as coisas lhe saíram bem, mas tentou de tudo para ajudar os “azuis-e-brancos”. Da sua ficha destacámos os três remates, a assistência “involuntária” para o golo de Pepe e o passe que ofereceu a Manafá ainda no decurso da primeira parte. Nos segundos finais, no último tiro que fez, ficou próximo de carimbar a “remontada”.
  • Pepe 5.8 – Teve o mérito de nunca ter desistido, mesmo quando não estava a ser feliz – 13 perdas de bola. Marcou, num lance “às três tabelas” com Soares, e antes do empate arriscou, mas o remate saiu desenquadrado.
  • Correa 5.7 – Foi operário a defender e tentou imprimir velocidade no ataque. Sempre em acção, registou um remate e sete recuperações de bola. Dos elementos mais esclarecidos do Marítimo.
  • Bambock 5.4 – Marcou o golo do alento insular, numa excelente execução e no único remate que fez no encontro.
  • Alex Telles 5.2 – Esteve apenas 16 minutos em campo, mas o tempo suficiente para se destacar com dois passes para finalização, dois cruzamentos e 100% de acerto nos cinco passes tentados.

Resumo

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …

Novo surto em lar de Beja e 90 alunos em isolamento em Famalicão

Um surto de covid-19 identificado no Lar de Idosos do Centro Paroquial e Social do Salvador, em Beja, já infetou 31 pessoas, sendo 24 utentes e sete funcionários, divulgou a Unidade Local de Saúde do …