Marcelo em terceiro nos boletins. Marisa fraturou costelas em queda e vai adaptar campanha

Nuno Fox / Lusa

O Presidente da República, que se recandidata ao cargo, ficou na terceira posição no ordenamento dos nomes nos boletins de voto para as eleições de 24 de janeiro, surgindo em último lugar a candidata Ana Gomes.

Segundo o sorteio realizado, esta segunda-feira, no Tribunal Constitucional (TC), o militar Eduardo Baptista está, para já, no topo da lista, seguindo-se a eurodeputada bloquista Marisa Matias e o atual chefe de Estado e recandidato.

Em quarto lugar figura o dirigente da Iniciativa Liberal Tiago Mayan, seguido pelo líder do Chega, André Ventura, o líder do RIR, Vitorino Silva (Tino de Rans), o eurodeputado comunista João Ferreira e, finalmente, Ana Gomes.

O presidente do TC, Manuel da Costa Andrade, e o secretário de Justiça, Vítor Mendes, protagonizaram os procedimentos, perante representantes das diversas candidaturas.

Os juízes do Palácio Ratton têm até 4 de janeiro para verificar a admissibilidade das proposituras, nomeadamente o número mínimo de 7500 assinaturas válidas de cidadãos eleitores.

Fonte oficial do TC disse à agência Lusa que o acórdão final será proferido na quarta-feira, cabendo depois à Comissão Nacional de Eleições elaborar os boletins de voto para o sufrágio.

Segue-se ainda um período de recurso por parte das candidaturas consideradas inelegíveis ou com irregularidades e a decisão final tem de ser tomada até 11 de janeiro.

Marisa Matias fraturou costelas em queda

A candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda sofreu uma queda que lhe provocou “uma fratura nas costelas” e irá adaptar a campanha nos próximos dias, anunciou a própria no Twitter.

“Antes de fechar 2020, uma queda provocou-me uma fratura nas costelas. Agradeço ao SNS e profissionais de saúde que me assistiram na manhã de ontem [domingo] no Hospital de Aveiro”, escreveu Marisa Matias.

A candidata acrescentou que continuará a campanha “com adaptações nos próximos dias” e disse que não lhe falta força para “lutar por este país”.

Na sequência da queda, Marisa Matias adiou as deslocações à Madeira e aos Açores, previstas para terça e quarta-feira, disse à Lusa fonte da candidatura.

Segundo a rádio TSF, o Presidente da República já telefonou à bloquista para lhe desejar as melhoras.

As eleições Presidenciais realizam-se no dia 24 de janeiro.

 

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Calamidade até 30 de maio. Champions com lugares marcados, teletrabalho até ao final do mês

Após a reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou que o país continuará em situação de calamidade até 30 de maio. Acompanhada pelo secretário de Estado das …

Greve da Função Pública "não interfere" com negociações, diz Governo

A Frente Comum marcou para o dia 20 uma greve dos trabalhadores da Administração Pública para exigir um aumento dos salários, a valorização das carreiras e a revogação do sistema de avaliação de desempenho dos …

Estado recebeu 671 milhões do Banco de Portugal em 2020

Em ano de pandemia, o Banco de Portugal (BdP) deu 671 milhões de euros em dividendos ao Estado, segundo os dados divulgados, esta quinta-feira, pelo supervisor da banca. No Relatório do Conselho de Administração de 2020, …

Pedrógão Grande. Testemunha afirma que Câmara a aconselhou a mudar a morada fiscal

A proprietária de uma segunda habitação reconstruída após o incêndio de 2017, em Pedrógão Grande, disse esta quinta-feira que alterou a sua morada fiscal a conselho de um "senhor Bruno", da Câmara Municipal. O julgamento das …

Corrida aos combustíveis. Ciberataque a oleoduto provoca pânico nos EUA

Quase dois terços dos postos de gasolina do sudeste dos Estados Unidos registam escassez de combustível, depois de um ciberataque à maior rede de oleodutos do país ter obrigado a suspender as operações desde sexta-feira. A …

Cecília Meireles sente "enorme tristeza" por ver CDS com 1% nas sondagens

A deputada centrista abordou vários temas numa entrevista, publicada esta quinta-feira, desde a queda do CDS nas sondagens ao seu lugar de deputada na Assembleia da República. Numa entrevista à rádio Renascença e ao jornal Público, …

"Chernobyl do século XXI." Pandemia de covid-19 poderia ter sido evitada, dizem especialistas

A pandemia de covid-19 podia ter sido evitada e o mundo deve aprender com os erros que não permitiram travar a disseminação do vírus, conclui um novo relatório, divulgado esta quarta-feira. A pandemia de covid-19 poderia …

"Estamos a ver a patologia da banca. Uma patologia triste", diz CEO do Novo Banco

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, tem visto, nos últimos tempos, grandes devedores da instituição financeira a explicarem-se na comissão de inquérito, classificando o que assiste como "triste". "Estamos a ver a patologia da …

Maduro aceita conversar com Guaidó sobre "acordo de salvação" da Venezuela

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou estar disposto a reunir-se quando a oposição quiser, um dia depois de o líder opositor Juan Guaidó propor um "acordo de salvação" da Venezuela, entre as "forças democráticas" e …

No Brasil, os "velhos" goleadores estão em destaque (e na Europa, ainda dão cartas)

Os goleadores de quase metade das equipas brasileiras que disputam a Copa Libertadores e a Sul-Americana têm mais de 30 anos. Aos olhos do futebol podem ser "velhos", mas preenchem o vazio dos jovens que …