/

Marcelo em terceiro nos boletins. Marisa fraturou costelas em queda e vai adaptar campanha

1

Nuno Fox / Lusa

O Presidente da República, que se recandidata ao cargo, ficou na terceira posição no ordenamento dos nomes nos boletins de voto para as eleições de 24 de janeiro, surgindo em último lugar a candidata Ana Gomes.

Segundo o sorteio realizado, esta segunda-feira, no Tribunal Constitucional (TC), o militar Eduardo Baptista está, para já, no topo da lista, seguindo-se a eurodeputada bloquista Marisa Matias e o atual chefe de Estado e recandidato.

Em quarto lugar figura o dirigente da Iniciativa Liberal Tiago Mayan, seguido pelo líder do Chega, André Ventura, o líder do RIR, Vitorino Silva (Tino de Rans), o eurodeputado comunista João Ferreira e, finalmente, Ana Gomes.

O presidente do TC, Manuel da Costa Andrade, e o secretário de Justiça, Vítor Mendes, protagonizaram os procedimentos, perante representantes das diversas candidaturas.

Os juízes do Palácio Ratton têm até 4 de janeiro para verificar a admissibilidade das proposituras, nomeadamente o número mínimo de 7500 assinaturas válidas de cidadãos eleitores.

Fonte oficial do TC disse à agência Lusa que o acórdão final será proferido na quarta-feira, cabendo depois à Comissão Nacional de Eleições elaborar os boletins de voto para o sufrágio.

Segue-se ainda um período de recurso por parte das candidaturas consideradas inelegíveis ou com irregularidades e a decisão final tem de ser tomada até 11 de janeiro.

Marisa Matias fraturou costelas em queda

A candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda sofreu uma queda que lhe provocou “uma fratura nas costelas” e irá adaptar a campanha nos próximos dias, anunciou a própria no Twitter.

“Antes de fechar 2020, uma queda provocou-me uma fratura nas costelas. Agradeço ao SNS e profissionais de saúde que me assistiram na manhã de ontem [domingo] no Hospital de Aveiro”, escreveu Marisa Matias.

A candidata acrescentou que continuará a campanha “com adaptações nos próximos dias” e disse que não lhe falta força para “lutar por este país”.

Na sequência da queda, Marisa Matias adiou as deslocações à Madeira e aos Açores, previstas para terça e quarta-feira, disse à Lusa fonte da candidatura.

Segundo a rádio TSF, o Presidente da República já telefonou à bloquista para lhe desejar as melhoras.

As eleições Presidenciais realizam-se no dia 24 de janeiro.

 

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.