Marcelo em terceiro nos boletins. Marisa fraturou costelas em queda e vai adaptar campanha

Nuno Fox / Lusa

O Presidente da República, que se recandidata ao cargo, ficou na terceira posição no ordenamento dos nomes nos boletins de voto para as eleições de 24 de janeiro, surgindo em último lugar a candidata Ana Gomes.

Segundo o sorteio realizado, esta segunda-feira, no Tribunal Constitucional (TC), o militar Eduardo Baptista está, para já, no topo da lista, seguindo-se a eurodeputada bloquista Marisa Matias e o atual chefe de Estado e recandidato.

Em quarto lugar figura o dirigente da Iniciativa Liberal Tiago Mayan, seguido pelo líder do Chega, André Ventura, o líder do RIR, Vitorino Silva (Tino de Rans), o eurodeputado comunista João Ferreira e, finalmente, Ana Gomes.

O presidente do TC, Manuel da Costa Andrade, e o secretário de Justiça, Vítor Mendes, protagonizaram os procedimentos, perante representantes das diversas candidaturas.

Os juízes do Palácio Ratton têm até 4 de janeiro para verificar a admissibilidade das proposituras, nomeadamente o número mínimo de 7500 assinaturas válidas de cidadãos eleitores.

Fonte oficial do TC disse à agência Lusa que o acórdão final será proferido na quarta-feira, cabendo depois à Comissão Nacional de Eleições elaborar os boletins de voto para o sufrágio.

Segue-se ainda um período de recurso por parte das candidaturas consideradas inelegíveis ou com irregularidades e a decisão final tem de ser tomada até 11 de janeiro.

Marisa Matias fraturou costelas em queda

A candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda sofreu uma queda que lhe provocou “uma fratura nas costelas” e irá adaptar a campanha nos próximos dias, anunciou a própria no Twitter.

“Antes de fechar 2020, uma queda provocou-me uma fratura nas costelas. Agradeço ao SNS e profissionais de saúde que me assistiram na manhã de ontem [domingo] no Hospital de Aveiro”, escreveu Marisa Matias.

A candidata acrescentou que continuará a campanha “com adaptações nos próximos dias” e disse que não lhe falta força para “lutar por este país”.

Na sequência da queda, Marisa Matias adiou as deslocações à Madeira e aos Açores, previstas para terça e quarta-feira, disse à Lusa fonte da candidatura.

Segundo a rádio TSF, o Presidente da República já telefonou à bloquista para lhe desejar as melhoras.

As eleições Presidenciais realizam-se no dia 24 de janeiro.

 

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …

DGS recomenda vacinação de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades

A diretora-geral da Saúde anunciou, esta sexta-feira, que a DGS só recomenda, para já, a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. Numa conferência de imprensa realizada esta sexta-feira, Graça …

Onda de calor e seca podem agravar crise alimentar na Coreia do Norte

No início do verão, o líder norte-coreano Kim Jong Un descreveu a situação alimentar do país como "tensa", após o encerramento da fronteira causado pela pandemia e cheias devastadoras. No meio da estação, um ciclo …

Juiz negacionista chama "pedófilo" a Ferro Rodrigues. CSM admite novo processo disciplinar

O Presidente da Assembleia da República já reagiu ao vídeo do juiz negacionista em que este lhe chama "pedófilo", tendo alertado o Conselho Superior da Magistratura (CSM), que também já disse que os "novos factos …

Barragem do Pisão fica pronta em 2026 (e "demonstra bem o que pretende ser o PRR")

As obras de construção da barragem do Pisão, no concelho de Crato, distrito de Portalegre, cujo contrato de financiamento foi assinado esta sexta-feira, vão arrancar até 2023 para o empreendimento entrar em "pleno funcionamento" em …

Gonçalves Pereira diz que não é recandidato por "opção exclusiva da direção"

O vereador do CDS-PP na Câmara de Lisboa afirmou, esta sexta-feira, que não é recandidato nas próximas autárquicas por opção exclusiva da atual direção do partido, que foi contra os órgãos distritais e concelhios. "Este ano, …