Marinha italiana recolhe num só dia 900 pessoas no Mediterrâneo

Vito Manzari / Wikimedia

Emigrantes clandestinos recolhidos em Lampedusa, Sicília (foto: Vito Manzari / wikimedia)

Emigrantes clandestinos recolhidos em Lampedusa, Sicília (foto: Vito Manzari / wikimedia)

A marinha militar italiana anunciou esta segunda-feira que nas últimas 24 horas foram recolhidas 900 pessoas no Mediterrâneo, que procuravam entrar em Itália de forma clandestina com recurso a embarcações precárias.

Um exercício naval italiano, designado Mare Nostrum, foi lançado numa zona ampla, depois de vários naufrágios perto da ilha italiana de Lampedusa em outubro.

As embarcações localizadas hoje por helicópteros não tinham dispositivos de segurança e navegavam em condições precárias, quando foram socorridas, indicou a marinha militar, em comunicado.

Uma parte dos 900 migrantes foram recolhidos por uma vedeta líbia e um navio comercial e conduzidos para o porto de Tripoli, adiantou o texto.

Dezenas de milhares de candidatos à imigração clandestina tentam a travessia, todos os anos, frequentemente a bordo de embarcações em mau estado, para Itália, a partir das costas da África do Norte, em particular da Tunísia e Líbia.

Estes migrantes são maioritariamente provenientes da África subsariana, com outros oriundos do Iraque, da Síria, do Afeganistão e até da Ásia do Sul.

A maior parte, na tentativa de relançar a vida na Europa, é vítima de redes de traficantes sem escrúpulos

Várias embarcações destas têm naufragado nos últimos anos, por vezes sem que ninguém dê conta da sua ocorrência.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Jornal Económico e A Bola avançam para regime de lay-off

O Jornal Económico e o desportivo A Bola vão avançar para o regime de lay-off devido a quebras significativas nas vendas e publicidade desencadeadas pela pandemia de covid-19, que já fez mais de 300 vítimas …

Moratória nos créditos à habitação não suspende Seguros (e pode ter que os pagar durante mais tempo)

A suspensão dos pagamentos dos empréstimos do Crédito à Habitação, por parte dos clientes bancários que queiram aderir à moratória aprovada pelo Governo, pode não travar os pagamentos dos Seguros de Vida e Multi-riscos que …

Espanha poderá ser o primeiro país na Europa a avançar com rendimento básico universal

A ministra da Economia espanhola assegurou, este domingo, que o Governo está a trabalhar para aplicar o rendimento básico universal, embora não tenha dado ainda uma data concreta. Em declarações ao canal televisivo laSexta, a ministra …

Presidente revela que não está imune e é contra "descompressão" de medidas em abril

O Presidente da República revelou numa entrevista esta terça-feira divulgada pela Antena 1 que já fez um dos novos testes sorológicos para detetar a presença de anticorpos para o novo coronavírus e não está imunizado. "Depois …

Ministros das finanças procuram entendimento. Itália ameaça consenso de Centeno

Os ministros das Finanças da zona euro voltam a reunir-se esta terça-feira, por videoconferência, com a responsabilidade de chegarem a um compromisso sobre uma resposta comum para minimizar os efeitos da pandemia covid-19, precisando para …

Empresas estão a cobrar às farmácias 150 euros por caixa de máscaras

Empresas, muitas das quais nem sequer são do ramo farmacêutico, estão a cobrar às farmácias 150 euros por uma caixa de máscaras. Antes, eram vendidas por cinco euros. A pandemia de covid-19 levou a que a …

Governo alarga apoios a sócios-gerentes sem trabalhadores

O Governo enviou esta segunda-feira para promulgação pelo Presidente da República um decreto com alterações ao regime de apoio extraordinário dos trabalhadores independentes, estendendo agora os benefícios aos sócios-gerentes sem trabalhadores por conta de outrem. Este …

"Futebol precisa de dar e sofrer porque pode." Anúncio de lay-off do Liverpool gera críticas e um pedido de desculpas

O Liverpool anunciou que ia avançar com um mecanismo do Governo britânico semelhante ao lay-off que está a ser usado em Portugal, para receber apoios para pagar aos funcionários do clube que não são jogadores, …

"Semana D" na Educação. Alunos do 12.º com prioridade no regresso às aulas

O Ministério da Educação, liderado por Tiago Brandão Rodrigues, reúne-se esta terça-feira com os vários representantes da comunidade escolar para discutir como será o 3.º período de aulas numa época de contenção do novo coronavírus. Esta …

Benfica, Sporting e FC Porto querem cortar salários em 50%

Os 'três grandes' do futebol português querem cortar a folha salarial dos jogadores em 50%. Em causa está o controlo dos danos financeiros da pandemia de covid-19. Benfica, Sporting e FC Porto querem reduzir os salários …