Marine Le Pen critica o pai e diz que vai opor-se a que seja candidato

Remi Noyon / Flickr

Marine Le Pen

Marine Le Pen

A líder da Frente Nacional francesa (extrema-direita), Marine Le Pen, criticou fortemente o pai, fundador do partido, por declarações anti-semitas, e assegurou que se vai opor a que seja candidato nas próximas eleições.

“Jean-Marie Le Pen parece ter entrado numa verdadeira espiral de terra queimada e suicídio político. Tendo em conta esta situação, informei Jean-Marie Le Pen que me oporei” à sua candidatura às eleições regionais de Dezembro, afirmou Marine Le Pen em comunicado.

Numa entrevista ao semanário de extrema-direita Rivarol publicada na terça-feira, Jean-Marie Le Pen, presidente honorário da FN e eurodeputado, defendeu a memória do marechal Philippe Pétain, que liderou o regime colaboracionista com a Alemanha nazi.

Além disso, na semana passada, reiterou declarações pelas quais chegou a ser condenado pela justiça francesa de que as câmaras de gás dos campos de concentração nazis são “um pormenor” da II Guerra Mundial.

Marine Le Pen disse que a situação lhe causa “tristeza profunda”, mas que vai convocar uma reunião da direcção do partido para “discutir com ele como proteger os interesses políticos da Frente Nacional”.

“O estatuto de presidente honorário não lhe permite sequestrar a Frente Nacional com provocações grosseiras cujo único objectivo é prejudicar-me e que, lamentavelmente, atingem todo o movimento, os seus dirigentes, candidatos, militantes e eleitores”, disse Marine Le Pen.

Outros dirigentes do partido criticaram o fundador.

“A ruptura política com Jean-Marie Le Pen é total e definitiva”, escreveu o vice-presidente da FN Florian Philippot na sua conta no Twitter.

O também vice-presidente da FN e companheiro de Marine Le Pen, Louis Aliot, considerou por seu turno que “os desacordos políticos” com Jean-Marie Le Pen são “irreconciliáveis”.

Desde que assumiu a liderança do partido, em 2011, Marine Le Pen afastou-se da linha mais radical seguida pelo pai numa tentativa de aumentar a influência do partido entre os eleitores.

Sob a sua liderança, a FN foi o partido mais votado nas eleições europeias de 2014 e obteve um quarto dos votos nas eleições locais de Março de 2015.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …

De guerreiros a anciões. Grupo étnico no Quénia faz cerimónia única de "transformação"

Milhares de homens Maasai vestidos com xales vermelhos e roxos e com as suas cabeças revestidas de ocre vermelho reuniram-se esta semana para uma cerimónia que os transforma de Moran (guerreiros) em Mzee (anciãos). De acordo …

Há 60 anos, Richard Nixon tricou uma sanduíche (e este homem guardou-a desde então)

Há 60 anos, o então vice-Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, trincou uma sanduíche - e Steve Jenne, um homem que vive em Illinois, guardou-a os restos desde então. De acordo com o The New York …

Coreia do Norte adverte Sul para não procurar nas suas águas oficial assassinado

A Coreia do Norte pediu hoje à Marinha sul-coreana que deixe de entrar nas suas águas territoriais, numa altura em que Seul procura recuperar o corpo de um oficial sul-coreano morto a tiro no mar …

"Um abandonar dos utentes". Centros de saúde atiram pacientes para farmácias e privados

Sem resposta nos centros de saúde, vários utentes vêm-se obrigados a recorrer ao setor privado e a farmácias. A Entidade Reguladora de Saúde já recebeu várias reclamações. Face à pandemia de covid-19, os centros de saúde …

Polícia treinou uma cadela para farejar provas eletrónicas

No Minnesota, Estados Unidos, a polícia treinou uma cadela para farejar dispositivos eletrónicos. Sota já ajudou a encontrar provas em dez crimes. A polícia estatal do Minnesota treinou uma cadela labrador britânica para farejar dispositivos eletrónicos, …

Trabalhistas lideram primeira sondagem desde que Boris chegou ao poder

O partido do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, situa-se hoje, pela primeira vez desde que chegou ao poder, atrás da oposição trabalhista nas intensões de voto, o que estará relacionado com a gestão da crise pandémica, …

Sporting vagueia mercado à procura de um avançado

Šporar, Luiz Phellype e Tiago Tomás não satisfazem as necessidades de Rúben Amorim, que quer trazer mais um avançado para o plantel antes do fecho do mercado de transferências. A janela de transferências está prestes a …