Marina Silva negoceia apoio a Aécio Neves

Talita Oliveira / Flickr

Marina Silva, candidata à Presidência da República do Brasil pelo PSB

A terceira candidata mais votada nas eleições presidenciais de domingo no Brasil, Marina Silva, está a negociar o seu apoio ao segundo candidato mais votado, Aécio Neves, tentando incluir algumas de suas ideias no programa de governo do eventual novo aliado.

A ideia é buscar uma saída “programática” – com base no programa de governo de ambos – para não parecer incoerente, conferindo apoio ao candidato mais conservador da disputa, após dois meses a defender uma “nova política”, defendem assessores de Marina Silva, citados pela imprensa brasileira.

Marina Silva também acredita que um possível apoio deve ser fechado com base em projetos comuns e não a partir da negociação de cargos no futuro governo, uma forma de “arranjo político” que ela critica como sendo “velha política” ou a simples “busca do poder pelo poder”.

Entre os pontos em comum de Marina e Aécio estão a reforma política, com o fim do direito à reeleição e ampliação do mandato presidencial para cinco anos, além da redução do aparelho estatal e a reforma tributária.

De acordo com os assessores de Marina Silva, entre as “exigências” que estão a ser negociadas figuram a inclusão de políticas de sustentabilidade e educação integral.

Marina Silva, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), recebeu 22 milhões de votos na primeira volta, realizada domingo, e está fora da segunda volta, que será disputada entre Aécio Neves, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), e a atual presidente, Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT), que obteve 41,6 por cento dos votos.

Durante a campanha, o PT foi o partido que mais atacou Marina Silva e uma possível aliança parece improvável.

No discurso após o anúncio dos resultados finais, na noite de domingo, Marina Silva já tinha dado pistas de que poderia apoiar o segundo colocado, ao declarar que o povo brasileiro “deixou claro” que quer mudanças.

Cogita-se ainda a possibilidade de Marina anunciar seu apoio em nome apenas da Rede Sustentabilidade, organização política criada por ela, caso a aliança partidária que lançou sua candidatura – que inclui ainda outros seis partidos – decida por um apoio à atual presidente.

Em 2010, Marina também ficou como terceira colocada, com 20 milhões de votos, e após tentar negociar tanto com a então candidata Dilma Rousseff, quanto com seu opositor José Serra, a ambientalista preferiu permanecer neutra.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Criança encontra dente gigante de mamute com 12 mil anos

Jackson Hepner, de 12 anos, encontrou um dente gigante de mamute lanoso enquanto passava férias com a sua família no estado norte-americano de Ohio. Foi em junho passado que a criança encontrou o dente, no condado …

Febre do lítio pede licença para chegar a Portugal

Com o potencial de ter as maiores reservas da Europa, a febre do lítio chegou a Portugal, onde se registaram duas dezenas de solicitações de prospecção este ano, embora as empresas mineiras continuem à espera …

Virgin Galactic abre as portas do primeiro aeroporto espacial do mundo

A empresa norte-americana Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson, está a preparar o primeiro aeroporto espacial comercial do mundo, tendo revelado esta semana algumas das imagens daquelas que vão ser as instalações. O aeroporto, localizado …

A Internet está a regar esta planta há três anos

A comunidade online do Reddit tem tratado de uma planta durante três anos. Os utilizadores escolhem diariamente se a planta de ou não ser regada. Tudo começou com uma pequena brincadeira no Reddit, um dos maiores …

O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke. O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a …

"Emergência nacional". Deputados pedem a Boris que convoque imediatamente o Parlamento

Mais de 100 deputados britânicos pediram, numa carta divulgada este domingo, ao primeiro-ministro Boris Johnson para convocar imediatamente o Parlamento e voltar a debater o Brexit. As férias de verão do Parlamento terminam normalmente a 03 …

Rambo Luso. Há um português a viver na selva venezuelana há 25 anos

Há 25 anos que o português António Pestana Drumond realiza expedições às regiões de selva do Delta Amacuro e do Parque Nacional Canaima, leste da Venezuela, onde é conhecido pelos indígenas locais como o Rambo …

Já é possível saber se alguém está a mentir. Basta olhar nos olhos

Os olhos não mentem. Pelo menos é o que acham os investigadores da Universidade de Stirling, na Escócia, que criaram uma prova que diz se a pessoa está a mentir ou não com a monitorização …

A NASA detetou (e mediu) o primeiro choque interplanetário

A Multiscale Magnetospheric Mission (MMS) da agência espacial norte-americana conseguir fazer as primeiras medições de um choque interplanetário. Em comunicado, a NASA explica que os choques interplanetários são um tipo de choque sem colisão, no …

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …