Mariana Mortágua acusa Zeinal Bava de amadorismo

Mariana Mortágua e o amadorismo de Zeinal Bava

A deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua acusou hoje o ex-presidente executivo da Portugal Telecom (PT) de amadorismo, face às respostas que foram dadas pelo gestor acerca da alta concentração da tesouraria da operadora no GES.

“É um bocadinho amadorismo para quem ganhou tantos prémios“, atirou Mariana Mortágua, depois de ter questionado Zeinal Bava acerca da elevada concentração do investimento da PT em dívida do Grupo Espírito Santo (GES) e de o responsável ter apenas respondido que “era onde o dinheiro estava investido”, sem mais justificações.

Zeinal Bava garantiu várias vezes que não tinha conhecimento do investimento da PT na Rioforte, perante a insistência dos deputados sobre a questão, com Duarte Marques, do PSD, a assumir também um papel muito ativo nesta matéria.

“Em relação à Rioforte já disse categoricamente que não sabia“, vincou Zeinal Bava.

E reforçou: “As decisões de tesouraria da PT SGPS eram da PT SGPS. Eu saí a 04 de junho de 2013. Não tinha que saber onde é que a empresa investia o seu dinheiro. E não devia saber sequer porque havia espaço para haver conflitos de interesse. Eu não sabia”.

Zeinal Bava, que passou a exercer funções de liderança da Oi, no Brasil, em junho de 2013, realçou que, a partir do momento em que assumiu as novas funções, se concentrou no projeto da operadora brasileira.

(dr) telecom.pt

Zeinal Bava, ex-CEO da PT e Oi

“Em sã consciência não sabia das aplicações, nem devia saber. Existia uma relação de conflito de interesse. Qualquer processo de fusão é muito crispado”, considerou.

“A fusão da PT com a Oi, anunciada em outubro de 2013, foi bastante crispada e fez-me afastar ainda mais. Além de estar a mais de 10 mil quilómetros, tinha trabalhado muitos anos com as pessoas que estavam do outro lado. Por isso, quis-me afastar ainda mais da realidade da PT. E não tinha que saber”, acrescentou.

Confrontado por Mariana Mortágua com o facto de a auditoria da Pricewaterhouse Coopers ter concluído que Zeinal Bava constava das listas de emails que recebiam informação sobre a área financeira da PT, o gestor jogou à defesa.

“Recebo 300 a 400 emails por dia. O facto de eu receber os emails’ não quer dizer que os leia. O meu foco era exclusivamente garantir que a Oi estivesse entre as melhores empresas do Brasil”, sublinhou.

José Gomes Ferreira diz que Zeinal Bava saiu pela porta pequena porque mentiu

/Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. É preciso ser-se educado com a gatunagem, não vão eles amuar. No tempo que havia Lei ningúem fazia estas palhaçadas e se ficava a rir impunemente.

  2. No meu fraco entender de simples operário emigrante na Holanda desde 1964 e já velhote, quase 91 anos de idade, digo simplesmente que èste senhor de nacionalidade portuguesa mas de raça e nome indianos,afinal não é um amador mas antes pelo contrário, êle é um super-espertalhão e como tal, também deve ser um super-responsável.

  3. Esse incompetente devia de ir preso! Ele e o Ganadeiro. E agora ainda querem colocar outro monhé no poder para arrebentar com o país como o seu colega 44 fez.

RESPONDER

A banana colada à parede que custou 108 mil euros foi comida

A banana mais cara do mundo, presa a uma parede com fita adesiva, foi descascada e comida por um artista que visitava o stand da galeria Perrotin, na feira de arte contemporânea Art Basel, nos …

Empresas norte-americanas reforçam domínio na venda global de armas

O Instituto Internacional de Estudos de Paz de Estocolmo (SIPRI) revelou esta segunda-feira que as empresas norte-americanas aumentaram o domínio no comércio global de armas em 2018, para 59% do volume total entre as 100 …

Faltam medicamentos para doenças crónicas nas Farmácias (e ninguém sabe porquê)

Há medicamentos para doenças crónicas que estão, constantemente, em falta nas Farmácias Portuguesas. Uma situação preocupante, sobretudo para os pacientes que deles precisam, e que não tem uma explicação. A Associação Nacional de Farmácias está …

Mais de dois mil coalas mortos devido aos incêndios na Austrália

O presidente da Aliança das Florestas do Nordeste da Austrália disse que os incêndios florestais que deflagram no leste do país, desde o início de novembro, provocaram a morte a mais de dois mil coalas. O …

Regionalização sem referendo é “golpe de estado palaciano”

Luís Marques Mendes falou este domingo, no habitual espaço de comentário político na SIC, sobre a regionalização, os "tempos difíceis para a direita", Greta Thunberg e Joe Berardo. Houve ainda tempo para falar sobre o …

China diz que detidos em Xinjiang estão "formados" e "vivem felizes"

Um alto quadro do regime chinês afirmou, esta segunda-feira, que os membros de minorias étnicas chinesas de origem muçulmana mantidos em "centros de treino vocacional" no extremo oeste do país já se "formaram" e levam …

Greve geral volta a parar França. Filas de trânsito chegam aos 620 quilómetros

Os acessos a Paris estão, esta manhã, muito complicados devido ao quinto dia de greve contra a reforma das pensões e que afeta sobretudo a rede de transportes na capital francesa. De acordo com as autoridades, …

"Mário Centeno está a perder influência no Governo". Os (maus) sinais para o Orçamento de Estado 2020

A proposta de Orçamento do Estado para 2020 [OE 2020] vai ser apresentada daqui a uma semana e alguns economistas antecipam os riscos do documento, falando de uma "situação potencialmente perigosa para as contas públicas" …

Utilizadores russos do Reddit terão divulgado documentos comprometedores sobre o Brexit

A rede social Reddit anunciou ter concluído que utilizadores russos estiveram na origem da divulgação de documentos confidenciais do governo britânico sobre as negociações comerciais do Brexit. O Reddit anunciou, num comunicado citado pela Associated Press, …

Concorrência quer novas regras para fidelizações nas telecomunicações

A Autoridade da Concorrência (AdC) quer mudanças nas regras impostas pelas operadoras de telecomunicações nos contratos de fidelização. Segundo um relatório da AdC, ao qual o Jornal de Negócios teve acesso e que será esta segunda-feira …