Mariana Mortágua acusa Zeinal Bava de amadorismo

Mariana Mortágua e o amadorismo de Zeinal Bava

A deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua acusou hoje o ex-presidente executivo da Portugal Telecom (PT) de amadorismo, face às respostas que foram dadas pelo gestor acerca da alta concentração da tesouraria da operadora no GES.

“É um bocadinho amadorismo para quem ganhou tantos prémios“, atirou Mariana Mortágua, depois de ter questionado Zeinal Bava acerca da elevada concentração do investimento da PT em dívida do Grupo Espírito Santo (GES) e de o responsável ter apenas respondido que “era onde o dinheiro estava investido”, sem mais justificações.

Zeinal Bava garantiu várias vezes que não tinha conhecimento do investimento da PT na Rioforte, perante a insistência dos deputados sobre a questão, com Duarte Marques, do PSD, a assumir também um papel muito ativo nesta matéria.

“Em relação à Rioforte já disse categoricamente que não sabia“, vincou Zeinal Bava.

E reforçou: “As decisões de tesouraria da PT SGPS eram da PT SGPS. Eu saí a 04 de junho de 2013. Não tinha que saber onde é que a empresa investia o seu dinheiro. E não devia saber sequer porque havia espaço para haver conflitos de interesse. Eu não sabia”.

Zeinal Bava, que passou a exercer funções de liderança da Oi, no Brasil, em junho de 2013, realçou que, a partir do momento em que assumiu as novas funções, se concentrou no projeto da operadora brasileira.

(dr) telecom.pt

Zeinal Bava, ex-CEO da PT e Oi

“Em sã consciência não sabia das aplicações, nem devia saber. Existia uma relação de conflito de interesse. Qualquer processo de fusão é muito crispado”, considerou.

“A fusão da PT com a Oi, anunciada em outubro de 2013, foi bastante crispada e fez-me afastar ainda mais. Além de estar a mais de 10 mil quilómetros, tinha trabalhado muitos anos com as pessoas que estavam do outro lado. Por isso, quis-me afastar ainda mais da realidade da PT. E não tinha que saber”, acrescentou.

Confrontado por Mariana Mortágua com o facto de a auditoria da Pricewaterhouse Coopers ter concluído que Zeinal Bava constava das listas de emails que recebiam informação sobre a área financeira da PT, o gestor jogou à defesa.

“Recebo 300 a 400 emails por dia. O facto de eu receber os emails’ não quer dizer que os leia. O meu foco era exclusivamente garantir que a Oi estivesse entre as melhores empresas do Brasil”, sublinhou.

José Gomes Ferreira diz que Zeinal Bava saiu pela porta pequena porque mentiu

/Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. É preciso ser-se educado com a gatunagem, não vão eles amuar. No tempo que havia Lei ningúem fazia estas palhaçadas e se ficava a rir impunemente.

  2. No meu fraco entender de simples operário emigrante na Holanda desde 1964 e já velhote, quase 91 anos de idade, digo simplesmente que èste senhor de nacionalidade portuguesa mas de raça e nome indianos,afinal não é um amador mas antes pelo contrário, êle é um super-espertalhão e como tal, também deve ser um super-responsável.

  3. Esse incompetente devia de ir preso! Ele e o Ganadeiro. E agora ainda querem colocar outro monhé no poder para arrebentar com o país como o seu colega 44 fez.

RESPONDER

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …

Nova espécie de baleia mostra como este animal evoluiu para conseguir nadar

Cientistas descobriram uma nova espécie de baleia, que existiu há 35 milhões de anos, que pode dar novas pistas sobre como as baleias evoluíram para conseguir nadar. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram …

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …