Mariana Mortágua acusa Zeinal Bava de amadorismo

Mariana Mortágua e o amadorismo de Zeinal Bava

A deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua acusou hoje o ex-presidente executivo da Portugal Telecom (PT) de amadorismo, face às respostas que foram dadas pelo gestor acerca da alta concentração da tesouraria da operadora no GES.

“É um bocadinho amadorismo para quem ganhou tantos prémios“, atirou Mariana Mortágua, depois de ter questionado Zeinal Bava acerca da elevada concentração do investimento da PT em dívida do Grupo Espírito Santo (GES) e de o responsável ter apenas respondido que “era onde o dinheiro estava investido”, sem mais justificações.

Zeinal Bava garantiu várias vezes que não tinha conhecimento do investimento da PT na Rioforte, perante a insistência dos deputados sobre a questão, com Duarte Marques, do PSD, a assumir também um papel muito ativo nesta matéria.

“Em relação à Rioforte já disse categoricamente que não sabia“, vincou Zeinal Bava.

E reforçou: “As decisões de tesouraria da PT SGPS eram da PT SGPS. Eu saí a 04 de junho de 2013. Não tinha que saber onde é que a empresa investia o seu dinheiro. E não devia saber sequer porque havia espaço para haver conflitos de interesse. Eu não sabia”.

Zeinal Bava, que passou a exercer funções de liderança da Oi, no Brasil, em junho de 2013, realçou que, a partir do momento em que assumiu as novas funções, se concentrou no projeto da operadora brasileira.

(dr) telecom.pt

Zeinal Bava, ex-CEO da PT e Oi

“Em sã consciência não sabia das aplicações, nem devia saber. Existia uma relação de conflito de interesse. Qualquer processo de fusão é muito crispado”, considerou.

“A fusão da PT com a Oi, anunciada em outubro de 2013, foi bastante crispada e fez-me afastar ainda mais. Além de estar a mais de 10 mil quilómetros, tinha trabalhado muitos anos com as pessoas que estavam do outro lado. Por isso, quis-me afastar ainda mais da realidade da PT. E não tinha que saber”, acrescentou.

Confrontado por Mariana Mortágua com o facto de a auditoria da Pricewaterhouse Coopers ter concluído que Zeinal Bava constava das listas de emails que recebiam informação sobre a área financeira da PT, o gestor jogou à defesa.

“Recebo 300 a 400 emails por dia. O facto de eu receber os emails’ não quer dizer que os leia. O meu foco era exclusivamente garantir que a Oi estivesse entre as melhores empresas do Brasil”, sublinhou.

José Gomes Ferreira diz que Zeinal Bava saiu pela porta pequena porque mentiu

/Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. É preciso ser-se educado com a gatunagem, não vão eles amuar. No tempo que havia Lei ningúem fazia estas palhaçadas e se ficava a rir impunemente.

  2. No meu fraco entender de simples operário emigrante na Holanda desde 1964 e já velhote, quase 91 anos de idade, digo simplesmente que èste senhor de nacionalidade portuguesa mas de raça e nome indianos,afinal não é um amador mas antes pelo contrário, êle é um super-espertalhão e como tal, também deve ser um super-responsável.

  3. Esse incompetente devia de ir preso! Ele e o Ganadeiro. E agora ainda querem colocar outro monhé no poder para arrebentar com o país como o seu colega 44 fez.

RESPONDER

Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas. De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, …

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …