/

Marcelo avança para as presidenciais e divide PS ao meio. Ana Gomes diz que “será uma campanha difícil”

2

Tiago Petinga / Lusa

Segundo o Correio da Manhã, Marcelo Rebelo de Sousa está a ultimar a agenda para anunciar a recandidatura à Presidência da República, o que acontecerá no início desta semana. O Presidente da República tem estado a concluir os detalhes com a sua equipa.

A pouco mais de um mês das próximas eleições presidenciais, Marcelo Rebelo de Sousa já começa a recolher assinaturas entre elementos do PSD, preparando assim a sua campanha eleitoral. Contudo, o atual Presidente da República sabe que a seu lado terá também uma grande parte do PS.

Ainda assim, o Partido Socialista não está todo do lado de Marcelo. Esta não é a primeira vez que o PS se divide na corrida a Belém. Desta vez o partido se separa entre a recandidatura do Chefe de Estado, com quem a maior parte dos membros do Governo tem boas relações, e a ex-eurodeputada do PS, Ana Gomes, que apesar de ter apoiantes de peso, não está entre as preferências entre a direção de António Costa.

O apoio do primeiro-ministro a Marcelo Rebelo de Sousa, foi demonstrado pela primeira vez em maio, quando Costa, durante uma visita à Autoeuropa, manifestou o desejo de uma reeleição.

Entre os elementos do PS, ao lado de Marcelo estão o secretário-geral adjunto, José Luís Carneiro, autarca de Lisboa, Fernando Medina, ou o ex-ministro João Soares. A líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, ainda não se pronunciou, mas de acordo com o Correio da Manhã, deverá deverá estar ao lado do Chefe de Estado.

Na ala mais à esquerda do PS, da qual fazem parte Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, e Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, há apoio a Ana Gomes. A estes juntam-se Manuel Alegre, João Cravinho e Vera Jardim. E deputados como Maria Begonha, Tiago Barbosa Ribeiro, João Paulo Correia ou Pedro Bacelar Vasconcelos.

Por outro lado, há ainda muitos indecisos. Pedro Delgado Alves diz apenas que “a escolha será sempre num candidato à esquerda”. O parlamentar Porfírio Silva segue a mesma linha, mas exclui Ana Gomes, deixando no ar a hipótese de um voto no comunista João Ferreira, ou em Marisa Matias, do BE.  Quem também já declarou o apoio ao candidato do PCP foi a deputada Isabel Moreira.

Também o parlamentar socialista Ascenso Simões decidiu seguir esta via alternativa, por não se rever nem na candidatura da socialista, nem na de Marcelo, que “tem uma visão miguelista dos poderes presidenciais”, criticou.

Ana Gomes afirmou ontem que a campanha eleitoral está condicionada por muitas restrições, entre as quais a indefinição do atual Presidente da República em assumir a sua recandidatura para se “furtar ao debate”.

Outra razão que destaca como marcante nas presidenciais de 2021, é o facto do país estar a viver em pandemia. “Acho que esta será uma campanha difícil, com muitas restrições por causa da pandemia”, afirmou a ex-eurodeputada no âmbito da visita em pré-campanha eleitoral que efetua este fim de semana à Madeira.

As próximas eleições presidenciais estão marcadas para o dia 24 de janeiro. As candidaturas têm de ser oficializadas no Tribunal Constitucional até um mês antes, ou seja, até à véspera de Natal.

ZAP //

2 Comments

  1. Aldrabão pois outra coisa não tem feito que é colaborar com os grandes loobys e assim prejudicar o país.
    Mentiroso pois disse que o cargo que ocupa não deve ter mais do que um mandato.
    Oportunista pois claramente procura poleiro e protagonismo!

  2. Estando Marcelo feito com os grandes loobys, alguns dos quais se insere o Covid-19, obviamente que não podia adiar mais o que já se sabia.
    Aldrabão pois outra coisa não tem feito que é colaborar com os grandes loobys que prejudicar o país e a vida das pessoas.
    Mentiroso pois disse que o cargo que ocupa não deve ter mais do que um mandato.
    Oportunista pois claramente procura poleiro e protagonismo num momento por si próprio definido como dramático este que vivemos!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.