Marcelo pede a portugueses “noção” sobre momento de transição

Rodrigo Antunes / Lusa

O Presidente da República destacou a importância “de as pessoas terem a noção” do momento de transição” na pandemia em Portugal, sublinhando as vacinas como resposta.

A campanha de vacinação justifica o “momento de transição” que se vive em Portugal e no resto do mundo, disse Marcelo Rebelo de Sousa, esta sexta-feira, acrescentando que a “prioridade à vacinação é um ponto consensual”.

Com uma consideração sobre o desconfinamento nos Estados Unidos, nomeadamente em Nova Iorque, onde viajou hoje para a tomada de posse de António Guterres como secretário-geral da ONU, o chefe de Estado garantiu que “o avanço da vacinação significa o recuo da pandemia”.

Depois da intervenção na Assembleia Geral, onde destacou o trabalho de Guterres, Marcelo disse aos jornalistas portugueses notar “a aposta na vacinação” em Nova Iorque e pediu para Portugal a mesma “serenidade e bom senso”. Ainda assim, admitiu que o “compasso de espera” durante o verão “pode parecer difícil”.

Marcelo Rebelo de Sousa elogiou o esforço do presidente norte-americano, Joe Biden, na campanha de vacinação e acrescentou que “Portugal está a fazer o que pode”.

“Os Estados da América estão a viver uma fase de efeito dessa vacinação massiva e de saída da pandemia”, declarou o chefe de Estado, embora acrescentando que a situação ainda “não tem nada a ver com o que era Nova Iorque em circunstâncias normais”.

O Presidente da República considerou que “os dados são positivos, sendo que a vacinação está a avançar a bom ritmo”, com quase três milhões de portugueses com a inoculação completa e quase o dobro com uma dose da vacina, o que “dá uma cobertura muito significativa”. É também positivo “não haver repercussão do nível de casos” e só um “número muito pequeno de mortos” diariamente.

O certificado digital covid da União Europeia representou, para Marcelo Rebelo de Sousa, a “unidade” da Europa e uma “grande conquista da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, entre outras”.

O chefe de Estado minimizou o facto de os Estados Unidos continuarem com a proibição de viagens a partir do espaço europeu Schengen, o que significa que cidadãos vindos de vários países membros da União Europeia não podem entrar nos Estados Unidos por motivos não essenciais.

Na terça-feira, o governo dos Estados Unidos atualizou recomendações de viagem, atribuindo a Portugal a categoria de risco 3, de “alto nível”, aconselhando os cidadãos a “reconsiderar a viagem”.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “É também positivo “não haver repercussão do nível de casos” e só um “número muito pequeno de mortos” diariamente.” Diz o Presidente. O mesmo Presidente que disse, relativamente aos refugiados, que as pessoas não são números! É verdade! As pessoas não são números! Mas parece que os mortos (portugueses ou em Portugal) são! E isto da parte do Presidente da República… de Portugal! É… É o tal bem senso…
    E… Periodo de transição? Com os números sempre a subir? Só se for transição para uma “quarta” vaga, “patrocinada” por ti!

RESPONDER

Mural de azulejos "Quem és, Porto" terá de ser removido por falta de consenso

A Câmara do Porto afirmou esta sexta-feira que o mural de azulejos “Quem és, Porto?”, situado na Rua da Madeira, “não poderá permanecer naquele local”, por se tratar de propriedade privada e por não existir …

Portugal com 17 mortes, 2.590 casos e redução nos internados nas últimas 24 horas

Portugal regista este sábado 17 mortes atribuídas à covid-19, a maioria em Lisboa, 2.590 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e nova descida nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos, segundo os dados oficiais. De …

Portugal proíbe caça à rola de forma temporária

A caça à rola está proibida de forma temporária na época de 2021/22 em Portugal, depois de se revelar um "decréscimo significativo" das populações daquela espécie protegida, divulgou esta sexta-feira o Instituto da Conservação da …

Johnson & Johnson acusada de vender pó de talco com propriedades cancerígenas a mulheres negras

A gigante farmacêutica Johnson & Johnson continuou a comercializar pó de talco para mulheres negras, apesar de existirem provas de que esses produtos causam cancro. A queixa contra a Johnson & Johnson, apresentada pelo Conselho Nacional …

Termina hoje prazo para receber reembolso do IRS

O prazo para a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) liquidar as declarações de IRS termina este sábado, depois de uma campanha que contou com mais quase seis milhões de entregas. De acordo com o portal da …

UE condena "instrumentalização" de refugiados pela Bielorrússia

A União Europeia (UE) condenou esta sexta-feira "a instrumentalização de migrantes e refugiados pelo regime bielorrusso", alegando que é "totalmente inaceitável" usar pessoas para "promover objetivos políticos" e prometeu avaliar hipótese de punição de contrabandistas. O …

André Ventura - Chega

Autárquicas serão "início do fim do reinado" de Costa. Em Moura, Ventura é apelidado de "fascista"

Esta sexta-feira à noite, em Moura, um grupo de pessoas juntou-se perto do comício de André Ventura, em protesto, apelidando o líder do Chega de "fascista". O líder do Chega, André Ventura, apresentava esta sexta-feira os …

Incêndios na Turquia chegam a zonas turísticas. Há suspeitas de mão criminosa

Os devastadores incêndios que se estão a fazer sentir na zona sul da costa da Turquia já fizeram pelo menos quatro mortes. Depois das ondas de calor mortais nas Américas, inundações na Europa e China e …

Sonae vende 24,99% da empresa que detém o Continente por 528 milhões de euros

O grupo Sonae acordou vender uma participação de 24,99% na Sonae MC, a proprietária dos supermercados Continente, por 528 milhões de euros, informou em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A alienação de …

Supertaça. Sporting e Sp. Braga defrontam-se 39 anos depois (e adeptos regressam aos estádios)

Sporting e Sp. Braga lutam este sábado pelo primeiro título da época (e os adeptos já vão estar na bancada). O encontro da 43.ª edição da supertaça Cândido de Oliveira está marcado para este sábado, …