Marcelo nada diz sobre eventual candidatura de Ana Gomes à Presidência da República

António Cotrim / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República recusou esta quinta-feira comentar, em Israel, uma possível candidatura presidencial da ex-eurodeputada do PS Ana Gomes.

“Eu não faço comentários sobre a vida política portuguesa”, justificou Marcelo Rebelo de Sousa, quando questionado sobre este assunto, num hotel de Jerusalém, onde fez um balanço da sua deslocação a Israel para participar no 5.º Fórum Mundial do Holocausto.

Na quarta-feira, durante uma visita como primeiro-ministro a uma empresa em Loures, no distrito de Lisboa, António Costa foi questionado sobre se pondera o apoio do Partido Socialista a uma eventual candidatura presidencial de Ana Gomes e recusou fazer nessa ocasião qualquer comentário sobre este tema.

Antes de partir para Portugal, com escala na Grécia, Marcelo Rebelo de Sousa foi novamente interrogado sobre o caso Luanda Leaks, e reiterou a posição de que “o que há a tratar é tratado a nível de investigação judiciária, de poder judicial, ou de entidades supervisoras ou reguladoras”, e não do poder político.

Segundo Marcelo, o encontro entre procuradores-gerais de Portugal e de Angola, em Lisboa, é “a concretização de um relacionamento entre instituições ligadas à justiça”, que corresponde à posição que exprimiu. “É a concretização daquilo que eu tinha dito”.

O Presidente da República realçou que “o Governo disse exatamente o mesmo” e escusou-se a falar dos desenvolvimentos deste caso, que envolve a empresária e filha do anterior Presidente angolano Isabel dos Santos, constituída arguida em Angola.

“Aqui no estrangeiro não quero dizer mais nada sobre isso”, rematou.

Recandidatura (ainda) em aberto

Eleito Presidente da República há quatro anos, nas eleições de 24 de janeiro de 2016, Marcelo Rebelo de Sousa mantém em aberto a sua recandidatura ou não nas presidenciais de 2021, tendo remetido o anúncio da sua decisão para outubro deste ano.

Na quarta-feira, o antigo líder parlamentar do PS Francisco Assis manifestou o seu apoio a uma eventual candidatura de Ana Gomes ao cargo de Presidente da República, considerando que a socialista é a “escolha natural” para congregar “várias esquerdas”.

“Acho que não há personalidade em melhores condições do que Ana Gomes para ser candidata à Presidência da República. E também acho que era bom que a esquerda democrática tivesse um candidato. Se ela se candidatar, eu seguramente vou apoiá-la”, disse Francisco Assis, no programa da Rádio Renascença “Casa Comum”.

Ana Gomes, por sua vez, já afastou o cenário de uma eventual candidatura.

Isabel dos Santos foi visada pelo Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação (ICIJ), que revelou, no domingo, mais de 715 mil ficheiros, sob o nome de ‘Luanda Leaks’ que detalham esquemas financeiros usados por ela e pelo marido, Sindika Dokolo, que terão permitido retirar dinheiro do erário público angolano, utilizando paraísos fiscais.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Parece-me que a Ana Gomes terá bastantes votos e isso seguramente não agrada ao Martelo. Mas a vida é assim mesmo. E se eu fosse o Ventura também me candidatava. O mesmo é válido para o Tininho de Rans ou do carvalho que o toda.

RESPONDER

Temido admite uso generalizado de máscaras contra a covid-19

A ministra da Saúde anunciou, em entrevista à RTP1, que a Direção-geral da Saúde pediu um parecer sobre o uso generalizado de máscaras para evitar a propagação do Covid-19, tendo sido aconselhada a equacionar a …

Disputa sobre os nossos ancestrais resolvida pela evidência genética mais antiga de sempre

Informações genéticas de um fóssil humano com 800 mil anos foram recuperadas pela primeira vez. Os resultados esclarecem uma das ramificações da nossa árvore genealógica. A evidência genética foi retirada de um dente pertencente a um …

"Claramente abusivo". Isabel dos Santos contesta arresto de ações da NOS

As empresas da empresária angolana Isabel dos Santos que, em conjunto com a Sonaecom, controlam a maioria do capital da operadora NOS, consideraram que o arresto das suas participações na empresa é “abusivo” e “excessivo”. A …

Boris Johnson hospitalizado para fazer mais exames à covid-19

O primeiro-ministro britânico, que deu positivo para o novo coronavírus há dez dias, foi hospitalizado, este domingo, para novos exames. "A conselho do seu médico, o primeiro-ministro foi internado no hospital para exames esta noite", indicou …

Mistura de nanopartículas carregadas pode ser o cocktail fatal das células cancerígenas

Uma equipa de investigadores da Coreia do Sul descobriu que podem dar um golpe fatal nas células cancerígenas com uma cuidadosa mistura de nanopartículas carregadas. Os lisossomas são os caixotes do lixo das células. Contêm enzimas …

Diretora-geral da Saúde da Escócia demite-se após furar confinamento que impôs

A diretora-geral da Saúde da Escócia, Catherine Calderwood, anunciou na noite de domingo a sua demissão após ter desrespeitado as regras de confinamento que impôs, ao deslocar-se por duas vezes à sua segunda casa durante …

Maduro pede aos norte-americanos que impeçam "novo Vietname" perto de casa

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, dirigiu este domingo uma carta aos norte-americanos, apelando a que travem as alegadas intenções de Trump de avançar para um conflito armado com a Venezuela e impeçam "outro Vietname …

Apareceu um enorme buraco na camada de ozono por cima do Pólo Norte

O Arctic Ozone Watch da NASA relatou a formação de um grande buraco na camada de azono acima do Pólo Norte, que pode ser o maior já registado no norte. Em março, os relatórios de balões …

Descoberto novo candidato a superterra habitável a 12 anos-luz

Um sistema estelar recém-descoberto a 12 anos-luz inclui três mundos na faixa de tamanho entre a Terra e Neptuno, um deles na "zona habitável" da estrela, onde o calor do hospedeiro permite a existência de …

Na Terra ou em Marte: reator híbrido converte CO2 em produtos orgânicos

Uma equipa de investigadores desenvolveu um reator híbrido que utiliza bactérias "ciborgues" incorporadas em nanofios para produzir alimentos, combustível e oxigénio. Segundo o comunicado da Universidade da Califórnia, em Berkeley, este sistema é muito semelhante ao …