Marcelo considera medidas do Governo “equilibradas”

ppdpsd / Flickr

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje “equilibradas” e “coladas à realidade” as mais recentes medidas de combate à pandemia covid-19 adotadas pelo Governo, e disse que enfrentar a pandemia exige convergência.

“O que eu posso dizer é que, por exemplo, em relação às medidas de ontem tomadas pelo Governo, pareceram-me muito equilibradas e até fazendo um grande esforço de colagem à realidade, procurando fórmulas em temas sensíveis como a restauração, por exemplo”, afirmou.

O Presidente da República falava em Trás-os-Montes, à margem de um dia de homenagem àquele que foi considerado o pai da agricultura transmontana, o engenheiro Camilo Mendonça, que era também padrinho de batismo de Marcelo Rebelo de Sousa.

Sobre a atualidade nacional, o chefe de Estado considerou que, em relação à pandemia, há nas últimas decisões do Conselho de Ministros “passos que são dados no mesmo sentido, em convergência”.

“Como é natural no caso da pandemia, enfrentar a crise pandémica exige convergência, não exige, nem aconselha, divergência”, salientou.

Para o chefe de Estado, são “medidas novas e, como todas as medidas, têm de ser testadas, experimentadas na sua execução, mas que revelam uma procura de soluções diferentes que tomam em consideração a realidade”.

“Como é que vamos tentar fazer funcionar isto, salvaguardando a saúde pública ao mesmo tempo”, é a questão que o Presidente da República coloca.

Marcelo disse que acertou com o primeiro-ministro uma reunião para 27 de julho “para fazer o balanço da situação epidemiológico e sanitária neste mês de julho e olhar para agosto e fazer a projeção para agosto”.

Sobre um novo estado de emergência já disse o que pensava: “olhamos para os números, os números ainda hoje mostraram que, naquilo que é muito importante para a vida dos portugueses, há uma relativa estabilidade no número de mortes e há uma dimensão também, até agora, estável nos internados e nos cuidados intensivos”.

Sobre artigos nos jornais sobre as relações entre o Presidente da República e o primeiro-ministro, Marcelo Rebelo de Sousa disse que não comenta comentadores.

O chefe de Estado recusou também pronunciar-se sobre os mais recentes casos nacionais relacionados com a Justiça, reiterando que não comenta processos judiciais concretos.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A Lilium testou o seu táxi voador de quinta geração — com direito a vídeo e som

Empresa alemã quer tornar-se uma referência do transporte aéreo de nova geração, pelo que se tem esforçado por responder a todos os pedidos e solicitações de melhorias enviadas por possíveis compradores. O modelo eVTOL da empresa …

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …