/

Governo marca reunião do Infarmed para acertar medidas para agosto

António Pedro Santos / Lusa

António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa concordaram em marcar uma nova reunião com os especialistas em saúde do Infarmed no dia 27 de julho, para acertar medidas para o mês de agosto.

O primeiro-ministro concertou com o Presidente da República, que viu com bons olhos a nova fórmula de restrições decidida pelo conselho de ministros, sublinha o Expresso. Não só o “cerco” em Lisboa terminou, como o certificado digital e os autotestes negativos passam a permitir manter a restauração e a hotelaria abertas aos fins de semana.

Há mais de um mês que especialistas em saúde pública e políticos não se reuniam para tomar decisões relativamente à pandemia de covid-19 em Portugal. A última reunião ficou marcada por um desencontro de ideias entre Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e os peritos.

Agora, o chefe de Estado entende que não faz sentido fechar mais o país, uma vez que o processo de vacinação está a acelerar, assim como o número de testes realizados. Embora o número de novos casos e hospitalizações esteja a aumentar, o número de óbitos por covid-19 mantém-se relativamente reduzido.

O plano era que em agosto se atingisse os 70% da população vacinada, mas com o surgimento em peso da variante Delta, os especialistas sugerem que é preciso mais do que isso.

O Governo mantém-se cauteloso e quer preparar o verão da melhor forma possível, evitando que se repita aquilo que aconteceu no ano passado. A aceleração do processo de vacinação é crucial para evitar isso mesmo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.