/

Marcelo já teve alta. Causa do desmaio apurada

Hugo Delgado / EPA

Marcelo Rebelo de Sousa à saída do hospital de Braga

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já deixou o hospital de Braga onde foi observado depois de se ter sentido mal ao final da manhã, tendo o próprio explicado aos jornalistas que teve uma gastroenterite aguda e anunciado o cancelamento da restante agenda do dia.

À saída da unidade hospitalar bracarense onde foi observado, o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, explicou que o seu desmaio foi causado per uma súbita quebra de tensão provocada por uma gastroenterite aguda que lhe causou uma desidratação.

“Tive uma gastroenterite aguda – vulgo intoxicação alimentar – que me causou uma desidratação, e ontem já me sentia mal disposto”, explicou o presidente. “Essa desidratação, agravada pelas altas temperaturas que se faziam sentir, provocou-me uma quebra de tensão súbita, e desmaiei“.

“Sinto-me bem. Fraco, como é normal a uma pessoa com uma desidratação, mas bem”, acrescentou o Chefe de Estado português, de 69 anos.

O chefe de Estado explicou ainda ter a intenção de abrandar o seu ritmo, porque não pode pôr em causa a visita aos Estados Unidos, que tem lugar a partir de terça-feira.

O Presidente da República sentiu-se mal esta tarde, pelas 12:48, tendo amparado por elementos do seu gabinete, no final de uma visita ao Santuário do Bom Jesus, em Braga, e depois transportado pelos seguranças para um hotel próximo.

Hugo Delgado / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa é amparado, após ter desmaiado durante a visita ao Santuário do Bom Jesus, em Braga.

Menos de uma semana depois da formalização da candidatura das Festas de São João de Braga a Património Cultural Imaterial, Marcelo Rebelo de Sousa tinha previsto passar hoje o dia na cidade, começando por visitar o Santuário do Bom Jesus do Monte ao final da manhã.

Um dos assessores do Palácio de Belém informou, entretanto, que o chefe de Estado teve “uma quebra de tensão, não tendo chegado a desmaiar” e já tinha recuperado no hotel onde esteve “a refrescar-se”. No entanto, por precaução foi para o Hospital de Braga para ser observado, adiantou o mesmo assessor.

Da agenda do Presidente da República hoje em Braga, divulgada na sexta-feira constava, além da visita ao Santuário do Bom Jesus, a presença na abertura oficial das Festas de S. João, às 15:00, na Praça do Município, uma iniciativa no antigo Hospital de S. Marcos, às 16:30, e a inauguração de uma estátua a S. João, às 19:00.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.