Marcelo diz que tem que explicar a Costa que o “rosa” é “roxo”

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

O Primeiro-Ministro António Costa, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e o presidente da Assembleia da República Eduardo Ferro Rodrigues

O Primeiro-Ministro António Costa, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e o presidente da Assembleia da República Eduardo Ferro Rodrigues

O Presidente da República voltou, esta quinta-feira, a apelidar o primeiro-ministro de “irritantemente otimista”, perante uma plateia de alunos, a quem disse que António Costa teima em ver violeta-rosa onde há roxo, e que tenta chamá-lo à realidade.

Durante uma aula no Colégio Moderno, em Lisboa, que se estendeu por três horas, em que começou por falar sobre Mário Soares e depois respondeu a perguntas dos alunos, Marcelo Rebelo de Sousa situou-se ideologicamente na “esquerda da direita”, definindo-se como “de direita social” e “não liberal”, e declarou-se um “otimista”, mas não tanto como o primeiro-ministro.

“Eu às vezes digo: não, o senhor primeiro-ministro irrita-me um bocadinho, porque é evidente que há problema e está a tentar explicar-me que não há esse problema, e não me entra na cabeça. E depois recorro a um argumento de autoridade, a que não se deve recorrer: é que eu ando a analisar a política portuguesa há 50 anos”, afirmou.

Perante uma sala cheia de alunos dos 10.º, 11.º e 12.º anos, o chefe de Estado referiu que “ainda no tempo da ditadura já fazia análise, era cortada pela censura, mas fazia”.

“Analisei todos os presidentes, analisei todos os primeiros-ministros, analisei todos os governos. Portanto, não me venha dizer que roxo não é roxo, é um violeta sei lá o quê”, salientou.

“Como é que se chama a cor do PS? Rosa. É um violeta-rosa, é mais rosa do que roxo”, prosseguiu, simulando um diálogo com o primeiro-ministro: “Não, é roxo. Não, é rosa”.

Marcelo Rebelo de Sousa terminou esta aula considerando, com base neste seu “realismo”, que o saldo das mudanças no país, nas últimas décadas, é positivo.

“Tenho a certeza, quando um de vocês vier daqui a uns anos falar como Presidente da República no Colégio Moderno, o país será ainda muitíssimo melhor, e eu lá de cima estarei a aplaudir”, concluiu, sob aplausos.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. o martelo está mesmo convencido que os bons resultados do país se devem aos afectos e então tem medo que o costa com o seu otimismo lhe roube o putagronismo. estão a aproximar-se as eleições e o manhoso já começa a dar ares da sua graça, vamos lá a ver se não aparecem escutas no palácio. as almas do eterno purgatório que bastas vezes descem à terra para avaliação da sua situação (qual desempregado no tempo das apresentações quinzenais) e para lá regressam não conseguindo assim ascender ao patamar superior já começaram a receber medalhas. este e outros, almeidas, porquinhos malcriados, marilús swap, Asshole bum etc. tem que fazer uns workshops com o materchef centeno para aprenderem a fazer uma boa cataplana de ameijoas à algarvia.

  2. o martelo está mesmo convencido que os bons resultados do país se devem aos afectos e então tem medo que o costa com o seu otimismo lhe roube o potagronismo. estão a aproximar-se as eleições e o manhoso já começa a dar ares da sua graça, vamos lá a ver se não aparecem escutas no palácio. as almas do eterno purgatório que bastas vezes descem à terra para avaliação da sua situação (qual desempregado no tempo das apresentações quinzenais) e para lá regressam não conseguindo assim ascender ao patamar superior já começaram a receber medalhas. este e outros, almeidas, porquinhos malcriados, marilús swap, Asshole bum etc. tem que fazer uns workshops com o materchef centeno para aprenderem a fazer uma boa cataplana de ameijoas à algarvia.

RESPONDER

OMS analisa possíveis primeiros casos de infeção de animais para o homem

A Organização Mundial de Saúde (OMS) admite que pelo menos três infeções por Covid-19 nos Países Baixos possam ser os primeiros casos conhecidos de transmissão do novo coronavírus dos animais para o homem, tendo martas …

Na Suíça, é possível estar em teletrabalho e a empresa pagar parte da renda

O Tribunal Federal da Suíça condenou uma empresa de contabilidade a pagar parte da renda de casa a um funcionário que se encontrava em teletrabalho. Segundo revelou na segunda-feira o swissinfo e o Tages-Anzeiger, citados pelo …

Governo negoceia até mais 35 milhões em apoios para agricultura

A ministra da Agricultura disse hoje que está em curso a negociação de medidas adicionais para apoiar o setor agrícola, face ao impacto da covid-19, através do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), que podem mobilizar …

Moro não assinou exoneração de ex-diretor da Polícia, admite Presidência do Brasil

A Secretaria-Geral da Presidência brasileira admitiu na segunda-feira que o agora ex-ministro da Justiça Sergio Moro não assinou o decreto de exoneração de Maurício Valeixo da direção-geral da Polícia Federal, confirmando a versão original do …

Norte foi região que mais contribuiu para aumentar produtividade do trabalho no país

O Norte foi a região que mais contribuiu para aumentar a produtividade laboral entre 2000 e 2017, crescendo 20% quando a Área Metropolitana de Lisboa subiu 3,3%, revelou na segunda-feira a Comissão de Coordenação e …

Vai nascer uma praia fluvial nas margens do Alqueva em 2021

Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, devendo começar a funcionar no verão do próximo ano. Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, junto à aldeia …

Câmara de Bragança vai ajudar com até 100 euros a pagar renda

As famílias mais vulneráveis do concelho de Bragança vão poder contar com um apoio financeiro até 100 euros mensais para pagar a renda. A Câmara de Bragança vai ajudar as famílias do concelho em situação vulnerável …

Parlamento chumba lay-off para sócios-gerentes, mas acaba com teto de faturação ao apoio

A Comissão de Economia chumbou, esta terça-feira, o alargamento do lay-off simplificado aos sócios-gerentes. Por outro lado, aprovou o fim do teto de faturação para aceder ao apoio a estes portugueses. A proposta do PSD, BE …

Comissão Europeia admite que Portugal fica "em desvantagem" nas ajudas estatais

Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia, admite que países como Portugal, com menor capacidade orçamental do que Estados-membros como Alemanha ou França, fiquem “em desvantagem” nas ajudas estatais em altura de crise gerada pela …

Comissão aprova levantamento da imunidade parlamentar a José Silvano

Fontes parlamentares dizem que o também secretário-geral do PSD é arguido no processo das falsas presenças no Parlamento. Silvano afirmou ter sido informado da decisão de levantamento da imunidade e que “nada tinha a opor”. A …