Marcelo pede que não se esqueça comunidade cigana no atual contexto de crise

2

Rodrigo Antunes / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apelou este sábado a que não se esqueça a comunidade cigana no contexto atual de crise, alertando para a sua situação vulnerável devido à falta de representação e discriminação.

“Num momento em que o país e o mundo enfrentam múltiplas crises, com consequências económicas e sociais diretas na vida dos nossos compatriotas, não podemos esquecer aqueles cuja situação é porventura mais vulnerável, em virtude de falta de representação, de discriminação e dificuldade de integração”, pode ler-se numa mensagem publicada na página oficial da Presidência da República.

A propósito do Dia Internacional do Cigano, o chefe de Estado associou-se à celebração da diáspora cigana e recordou “os laços seculares que a une a Portugal”.

Marcelo alertou sobre a primeira Estratégia Nacional para Integração das Comunidades Ciganas 2013-2020, 2que tem sido sistematicamente prorrogada”, considerando que esta “exige uma avaliação das medidas implementadas nos planos de igualdade, inclusão, participação, educação, emprego, saúde e habitação, tendo em vista melhorias e maior eficácia”.

“É por isso também que o Presidente da República sublinha, neste dia, a importância do envolvimento das portuguesas e dos portugueses ciganos e das suas associações na vida do nosso país. ‘But Baxt thaj Sastipen!’ [expressão que significa ‘Muita sorte e saúde’]”, concluiu a nota.

ZAP //

2 Comments

  1. Deem-lhes empregos para ajudarem o país, como os restantes… Dar mais privilégios só por serem ciganos é inconstitucional sr. Presidente…

    • Ajudar o País ????? ……. Mas Sr. Rui , já ajudam ! . En termos de Demografia . Há exemplos gritantes , as portas dos Estabelecimentos Comerciais , já é comum ver Mulheres de Etnia Cigana , na pedincha com un rebento ao colo outro por a mão e outro (ou outros) na barriga , não diga que não trabalham ! …. As progenituras , são uma fonte de rendimento para os progenitores , não se esqueça !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.