António Guterres, Leonor Beleza, António Lobo Xavier, Luís Marques Mendes e Eduardo Lourenço são os nomes escolhidos por Marcelo Rebelo de Sousa para a sua quota de escolhas no Conselho de Estado.
A TSF avança que António Guterres, candidato a secretário-geral das Nações Unidas, e o advogado e antigo dirigente do CDS-PP António Lobo Xavier aceitaram, o convite do Presidente eleito para integrarem o Conselho de Estado.
Luís Marques Mendes e Leonor Beleza, membros do Conselho de Estado atualmente, continuarão a fazer parte do Conselho de Estado.
O antigo líder do PSD passa assim da quota do Parlamento para a da nomeação direta pelo Presidente da República, enquanto a presidente da Fundação Champalimaud mantém-se como escolha direta do Presidente.
A lista de Marcelo fica completa com o professor e filósofo Eduardo Lourenço, nome conhecido na semana passada.
O Conselho de Estado é um órgão consultivo do Presidente da República e é composto por pessoas escolhidas pelo chefe de Estado, pelo Parlamento e por cargos de inerência, isto é, ex-presidentes ou personalidades que representam altas figuras do Estado.
ZAP
Marques Mendes?!
Mas esse manhoso parasita está em todo lado?!
Ai Marcelo, Marcelo… cuidado com as companhias!…
Começa bem, não duvidemos.Lá tem ele de levar um banquinho para chegar á mesa.