“Mário Soares dá-me uma abada”. Marcelo quer candidatos presidenciais no Infarmed

António Cotrim / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa concedeu, esta sexta-feira, à SIC, a primeira entrevista após anunciar a sua recandidatura. O Presidente da República quer candidatos presidenciais no Infarmed.

À SIC, o atual chefe de Estado disse que falou “inúmeras vezes” com António Costa sobre o cidadão ucraniano morto por inspetores do SEF no aeroporto de Lisboa, Ihor Homeniuk.

Marcelo disse que tem por princípio “não tomar posição sobre um processo judicial em curso para não me imiscuir” e que, por isso, entendeu que o Presidente de Portugal “não deveria pegar no telefone e ligar para a Ucrânia”. Apesar disso, Marcelo garante que falou do tema várias vezes com o primeiro-ministro.

“O mais espantoso é que falei da matéria ainda em abril e depois nenhum jornalista me perguntou sobre a matéria”, disse Marcelo a Ricardo Costa e Bernardo Ferrão, citado pelo Observador.

O Presidente português assumiu que não vai “antecipar o julgamento dos tribunais” e dado a escolher entre um novo ministro ou um novo SEF, Marcelo escolheu o segundo, manifestando confiança total em Eduardo Cabrita, à semelhança de António Costa.

Questionado sobre o plano de reestruturação da TAP, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu a manutenção da companhia aérea portuguesa, realçando que é preciso “pagar o preço” dessa reestruturação. Além disso, rejeita a ideia de levar o plano a Parlamento, remetendo a decisão para o Governo.

Relativamente ao Novo Banco, Marcelo criticou a demora de nove meses da auditoria da Deloitte e recusou responder se o Tribunal de Contas teria competência para fazer uma auditoria ao banco.

Na conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde desta tarde, Marta Temido antecipou “alguma escassez de vacinas” numa primeira fase. No entanto, o atual Presidente da República diz ter a garantia de Temido que “há vacinas até dezembro” e que esse foi “um compromisso público que a ministra assumiu” e uma responsabilidade por si, como chefe de Estado, assumida.

“Há vacinas que estão atrasadas, não contemos com ela no início de janeiro”, disse ainda Marcelo, após ter feito um pedido de informação às farmacêuticas.

Marcelo Rebelo de Sousa recusa ainda fiar-se nas sondagens e diz que “é o que for”. Questionado sobre a possibilidade de atingir os 71% de Mário Soares, Marcelo diz que tem “vários defeitos”, mas que não é “burro nem louco”.

“É uma loucura. Eu tenho vários defeitos mas não sou burro nem louco”, comentou o Presidente da República, assumindo que, para si, Mário Soares “é irrepetível”.

“Ninguém teve o passado dele na ditadura, na revolução e depois da revolução. Não tem comparação possível, logo aí dá-me uma abada, para usar termos futebolísticos. Segundo, teve o apoio do PSD, que valia 50% na altura e do PS, que estava quase a valer 20%. Terceiro, não havia pandemia”, explicou.

 

Sobre o surgimento de uma nova direita no país, a do Chega, Marcelo diz que não é sua responsabilidade, visto que não foi eleito “para ser o presidente da direita contra a esquerda nem para ser o Presidente que protege a esquerda contra a direita”.

“O Presidente da República não pode esquecer-se que o é quando é candidato”, recusando classificar André Ventura.

Já sobre acordos de governação, Marcelo diz que “não exigiu” nem vai exigir um “acordo escrito para formação de qualquer Governo”. Contudo, critica os partidos por colocarem o Chega no centro das suas estratégias: “Os partidos podem maximizar o peso de um partido se o converterem no centro das suas estratégias”.

Marcelo terminou a entrevista a defender que todos os candidatos presidenciais deviam ser convidados a assistir às reuniões do Infarmed sobre a situação epidemiológica.

“Acho que, para as próximas reuniões de epidemiologistas, deviam ser convidados a assistir todos os candidatos presidenciais. Era fundamental, qualquer um deles pode ser o próximo Presidente da República portuguesa”, sugeriu.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Esqueceram-se de comprar as passagens de avião. Ou estavam para vir de navio… já não sei.

    Com que então, a Desgraçada Pinóquia da DGS já estava toda contente por causa da chegada das vacinas, que não serão suficientes, que não chegarão a todos… BLÁ, BLÁ, BLÁ…!!!!!!

    Começo a achar que há aqui corrupção. Se compram as vacinas, por qual carga de água é que elas NÃO aparecem? Ou alguma percentagem delas foi desviada? Como é? O vírus é uma brincadeira, MARCELO, ANTÓNIO COSTA, DGS,…? NÃO! É bastante perigoso.

    Ide tomar juízo a um café no Bairro Alto…

  2. Na entrevista à SIC, o selfies, acabou por revelar o quanto de facto, não é assim tão exímio na arte da treta. Ficou entalado nas explicações. Não conseguiu ter os pés assentes no chão. A cada pergunta incomoda, as gambetas do selfies abanavam. De resto, isso não passou despercebido ao homem da camera, que não se cansava de mostrar a situação.

    • Ainda assim, é menos mau. É deixá-lo lá estar. Não aquece, nem arrefece, até serve para aproximar a política dos portugueses ou os portugueses da política. O problema está em quem governa. E esses sim, têm de ser mudados o quanto antes. A começar pelo Cabrita e a incompetente da saúde.

    • Ficou claro que o “selfies”, politicamente, é uma nulidade. O gajo, bem apertado, borra-se todo. Por isso é que ele anda sempre de braço dado com o Costa. Assim, sempre se vai safando e encobrindo a sua incompetência.

      • “De braço dado” à (Des)Graça Freitas e àquela que teme quem teme quem tem medo dela por ter medo do próprio medo de ter medo.
        CERTO??!!

RESPONDER

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …