Depois de ter marcado presença na Web Summit, o Presidente da República encontrou-se com o sem-abrigo que resgatou o bebé de um contentor em Lisboa, na noite desta terça-feira. Marcelo Rebelo de Sousa destacou o seu “gesto cívico e humano”.
Marcelo Rebelo de Sousa encontrou-se esta quinta-feira à tarde com o sem-abrigo que resgatou um bebé de um contentor de lixo na zona de Santa Apolónia, em Lisboa. Depois de ter marcado presença na Web Summit, o Presidente da República quis agradecer pessoalmente o “gesto cívico e humano” do cidadão.
Ainda no Altice Arena, segundo o Expresso, Marcelo Rebelo de Sousa elogiou o gesto do homem que disse querer conhecer e “agradecer-lhe pessoalmente”.
O encontro foi captado pela CMTV. “Venho agradecer-lhe porque é um exemplo de humildade. É muito mais do que dizer que cumpriu a sua obrigação à sociedade – foi humanidade.” “[O que fez] não tem preço”, disse Marcelo Rebelo de Sousa a Manuel, que vive na rua há cerca de quatro meses.
Questionado pelo próprio Presidente da República sobre o que sentiu no momento do resgate, Manuel disse ter ficado muito abalado e revelou que gostaria que o bebé viesse a ter o nome do seu filho. “Devia ir visitá-lo ao hospital”, encorajou Marcelo Rebelo de Sousa, citado pelo Observador.
À CMTV, o Presidente disse estar empenhado em alertar para a realidade social dos que vivem na rua e afirmou estar tocado pelo momento que vivenciou.
No final do encontro, e ainda antes de se despedir, Marcelo deixou uma mensagem ao homem que descobriu o bebé e que elogiou várias vezes o Presidente da República: “Você é que é uma joia de homem.”