Marcelo agradeceu pessoalmente ao sem-abrigo que descobriu bebé no lixo

José Sena Goulão / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Depois de ter marcado presença na Web Summit, o Presidente da República encontrou-se com o sem-abrigo que resgatou o bebé de um contentor em Lisboa, na noite desta terça-feira. Marcelo Rebelo de Sousa destacou o seu “gesto cívico e humano”.

Marcelo Rebelo de Sousa encontrou-se esta quinta-feira à tarde com o sem-abrigo que resgatou um bebé de um contentor de lixo na zona de Santa Apolónia, em Lisboa. Depois de ter marcado presença na Web Summit, o Presidente da República quis agradecer pessoalmente o “gesto cívico e humano” do cidadão.

Ainda no Altice Arena, segundo o Expresso, Marcelo Rebelo de Sousa elogiou o gesto do homem que disse querer conhecer e “agradecer-lhe pessoalmente”.

O encontro foi captado pela CMTV. “Venho agradecer-lhe porque é um exemplo de humildade. É muito mais do que dizer que cumpriu a sua obrigação à sociedade – foi humanidade.” “[O que fez] não tem preço”, disse Marcelo Rebelo de Sousa a Manuel, que vive na rua há cerca de quatro meses.

Questionado pelo próprio Presidente da República sobre o que sentiu no momento do resgate, Manuel disse ter ficado muito abalado e revelou que gostaria que o bebé viesse a ter o nome do seu filho. “Devia ir visitá-lo ao hospital”, encorajou Marcelo Rebelo de Sousa, citado pelo Observador.

À CMTV, o Presidente disse estar empenhado em alertar para a realidade social dos que vivem na rua e afirmou estar tocado pelo momento que vivenciou.

No final do encontro, e ainda antes de se despedir, Marcelo deixou uma mensagem ao homem que descobriu o bebé e que elogiou várias vezes o Presidente da República: “Você é que é uma joia de homem.”

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Ihor gritava como um cão atropelado". Seguranças contam nova versão em tribunal

O segurança Manuel Correia testemunhou esta quarta-feira que “ouviu gritos” de Ihor Homeniuk vindos de uma sala do SEF no aeroporto de Lisboa e que encontrou um dos inspetores com um pé em cima da …

Dos pés de Cancelo para a cabeça de Bernardo Silva. City ganha na Champions com um golo 100% português

Os internacionais portugueses João Cancelo e Bernardo Silva foram fundamentais para a vitória do Manchester City sobre o Borussia Monchengladbach (2-0), na primeira mão dos oitavos da Liga dos Campeões, com ação direta nos dois …

"População não interiorizou a gravidade da situação". Depois de Siza, Cabrita aponta o dedo aos portugueses

Num relatório sobre a aplicação do decreto do estado de emergência na segunda quinzena de janeiro, Eduardo Cabrita justifica o fecho das escolas e o fim das vendas ao postigo, culpando a população pelas decisões …

Esta época há menos 500 clubes. "É o drama absoluto", diz presidente da FPF

Esta época há menos 500 clubes em comparação com a temporada transata. O presidente da FPF, Fernando Gomes, classifica a situação de "drama absoluto". A pandemia de covid-19 e a consequente interrupção das competições foi um …

Psicólogos no recrutamento e mudanças na formação. IGAI quer acabar com discriminação na polícia

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) quer envolver psicólogos no processo de recrutamento de novos polícias e rever os currículos de formação para acabar com práticas discriminatórias nas forças de segurança. As alterações no processo de …

Coleção de joias da era Viking é encontrada na Ilha de Man. É "excecionalmente rara"

Uma coleção de joias da era Viking foi encontrada na Ilha de Man, entre Inglaterra e a Irlanda, em novembro de 2020 e foi agora classificada como tesouro. Os especialistas acreditam que os artefactos, descobertos …

“As brasileiras são mercadoria". Professor da UP suspenso por comentários machistas e xenófobos nas aulas

Após uma denúncia que reuniu assinaturas de mais de uma centena de alunas, o professor auxiliar Pedro Cosme da Costa Vieira foi suspenso pelo período máximo de 90 dias, da Faculdade de Economia da Universidade …

Houve buzinão na Luz (mas sem "carinho"). Jesus culpa covid-19 pela crise do Benfica

Algumas dezenas de adeptos protestaram junto ao Estádio da Luz com um buzinão, entre gritos de "Rua Vieira" devido aos maus resultados do Benfica. Antes disso, Jorge Jesus tinha apelado a um "buzinão de carinho" …

Marcelo remete diretamente para o Governo limites ao ruído nos prédios

O chefe de Estado incluiu o detalhe "decreto-lei do Governo", no novo decreto para a renovação do estado de emergência, para permitir que o Executivo limite o ruído nos prédios. No último decreto que executou o …

Clubes ingleses decidiram: não há público, acabou a época

Decisão não afeta a Premier League mas antecipa o final de quatro divisões do futebol inglês. Na época passada os campeonatos também não chegaram ao fim. Muitos dos campeonatos não-profissionais (em várias modalidades) estão parados, não …