INEM mostra bebé encontrado no lixo. PJ procura a mãe nos hospitais e na rua

INEM / Instagram

“Bem-vindo puto!” INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) divulga foto do bebé encontrado no lixo.

Numa altura em que a Polícia Judiciária (PJ) continua a investigar o caso do bebé que foi encontrado no interior de um contentor do lixo em Lisboa, o INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) divulgou uma foto do recém-nascido no momento em que o assistiu, ainda na ambulância.

“Bem-vindo puto!” É desta forma que o INEM partilha, no seu perfil do Instagram, a imagem do recém-nascido ainda na ambulância, a caminho do hospital, depois de ter sido encontrado por um sem-abrigo num ecoponto em Lisboa, perto da discoteca Lux.

O bebé está ainda internado nos Cuidados Intensivos do Hospital Dona Estefânia, mas encontra-se “clinicamente estável”, segundo as últimas informações clínicas.

Entretanto, a PJ procura identificar os pais da criança. Nesse sentido, estará a analisar as imagens das câmaras de video-vigilância do terminal de navios de cruzeiros que se encontram junto à discoteca, como aponta o Correio da Manhã (CM).

Também há um vídeo que mostra o momento em que o bebé terá sido resgatado do lixo e que pode servir para ajudar a PJ.

A investigação passa também pelos hospitais, já que a mãe do recém-nascido pode ter precisado de assistência médica depois do parto, ou poderá vir a precisar dela nas próximas horas.

O sem-abrigo que encontrou a criança, um homem de 44 anos, também revelou ao CM que a PJ lhe pediu para ficar “atento aos casais que dormem na zona”. Há, assim, suspeitas de que a mãe possa ser também sem-abrigo.

Em causa está o crime de exposição ou abandono, com o Código Penal a prever uma pena de prisão até 5 anos.

Bebé pode ser encaminhado para adopção

O bebé foi encontrado “sem qualquer tipo de protecção, nem roupa, nem agasalho”, “estava simplesmente dentro do caixote do lixo da maneira como nasceu“, explicou à RTP o Comissário da PSP André Serra.

De acordo com o Comissário, o recém-nascido do sexo masculino “aparentava não ter tido qualquer tipo de assistência médica”. Teria o cordão umbilical com um nó, evitando o sangramento, e indícios de hipotermia grave. Tudo indica que terá sido abandonado imediatamente a seguir ao parto.

Logo que o bebé deixe de precisar de cuidados médicos, deverá ser encaminhado para uma instituição. Caso a PJ não consiga identificar familiares que possam cuidar da criança, o próximo passo será o encaminhamento para adopção.

Em 2018, foram abandonadas 254 crianças, 10 das quais com menos de seis meses de vida, de acordo com dados da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens citados pelo Expresso.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O vírus "não desapareceu". DGS apela para responsabilidade dos adeptos de futebol

Graça Freitas apelou aos adeptos de futebol para que respeitem as regras da Direção-Geral da Saúde, sublinhando que não podem existir ajuntamentos junto aos estádios e concentrações de pessoas em cafés ou em outros locais. Durante …

PSD junta-se ao Bloco e PCP e pede apreciação parlamentar do decreto das PPP na Saúde

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que regulamenta a criação de parcerias público-privadas (PPP) na Saúde. O maior partido da oposição junta-se assim ao Bloco de Esquerda e PCP, embora com motivos diferentes. Os sociais-democratas …

Reembolsos de IRS estão a ser "indevidamente retidos", denuncia Provedora de Justiça

Maria Lúcia Amaral escreveu ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais para pedir a correção de erros, lembrando que o reembolso é uma ajuda preciosa para muitas famílias, nomeadamente nesta altura. A Provedora de Justiça, Maria …

Rússia quer exportar antiviral que diz ser eficaz em 90% dos casos

O antiviral Afivavir mostrou ser eficaz no combate ao novo coronavírus em 90% dos casos, mas não estará à venda em farmácias. A Rússia planeia exportar para vários países do mundo um medicamento para a …

Exigência "irracional e insultuosa". Precários acusam Governo de os forçar a "mentir"

O formulário de apoio aos trabalhadores independentes obriga-os a garantir que retomarão a atividade dentro de oito dias. No último sábado, a Segurança Social disponibilizou o formulário de apoio aos trabalhadores independentes que deveria ter ficado …

Salário de licenciados que entrem na EDP sobe para 1500 por mês

A EDP - Energias de Portugal chegou a um acordo com os sindicatos para aumetar o salário base de entrada na empresa para licenciados e não licenciados, avança esta segunda-feira o Jornal Económico. No caso …

BCE pode vir a sugerir criação de "banco mau" para absorver malparado, revela Moody's

A Moody's avançou, esta segunda-feira, que o Banco Central Europeu está a equacionar a criação de um "banco mau" para acomodar o crédito malparado. A Moody’s considera que o Banco Central Europeu (BCE) pode vir a …

Comissário da UE defende "taxa de acesso" às multinacionais para financiar recuperação

O responsável pelo Orçamento da União Europeia (UE), Johannes Hahn, defendeu que deve ser aplicada uma "taxa de acesso" ao mercado único às multinacionais, ajudando assim a financiar a recuperação do bloco comunitário. Ao Financial Times, citado …

Kremlin intrigado com convite de Trump para próxima reunião do G7

Donald Trump anunciou que vai adiar a cimeira do G7 para o outono devido à pandemia da covid-19, e convidar outros países a participar na reunião. O Kremlin ficou intrigado com o convite. O Kremlin admitiu, …

Companhia aérea Emirates também vai despedir

A companhia aérea Emirates anunciou este domingo a intenção de suprimir postos de trabalho, em consequência da pandemia da covid-19, sem especificar quantos trabalhadores deverão ser despedidos. “Examinámos todos os cenários possíveis para manter as nossas …