INEM mostra bebé encontrado no lixo. PJ procura a mãe nos hospitais e na rua

INEM / Instagram

“Bem-vindo puto!” INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) divulga foto do bebé encontrado no lixo.

Numa altura em que a Polícia Judiciária (PJ) continua a investigar o caso do bebé que foi encontrado no interior de um contentor do lixo em Lisboa, o INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) divulgou uma foto do recém-nascido no momento em que o assistiu, ainda na ambulância.

“Bem-vindo puto!” É desta forma que o INEM partilha, no seu perfil do Instagram, a imagem do recém-nascido ainda na ambulância, a caminho do hospital, depois de ter sido encontrado por um sem-abrigo num ecoponto em Lisboa, perto da discoteca Lux.

O bebé está ainda internado nos Cuidados Intensivos do Hospital Dona Estefânia, mas encontra-se “clinicamente estável”, segundo as últimas informações clínicas.

Entretanto, a PJ procura identificar os pais da criança. Nesse sentido, estará a analisar as imagens das câmaras de video-vigilância do terminal de navios de cruzeiros que se encontram junto à discoteca, como aponta o Correio da Manhã (CM).

Também há um vídeo que mostra o momento em que o bebé terá sido resgatado do lixo e que pode servir para ajudar a PJ.

A investigação passa também pelos hospitais, já que a mãe do recém-nascido pode ter precisado de assistência médica depois do parto, ou poderá vir a precisar dela nas próximas horas.

O sem-abrigo que encontrou a criança, um homem de 44 anos, também revelou ao CM que a PJ lhe pediu para ficar “atento aos casais que dormem na zona”. Há, assim, suspeitas de que a mãe possa ser também sem-abrigo.

Em causa está o crime de exposição ou abandono, com o Código Penal a prever uma pena de prisão até 5 anos.

Bebé pode ser encaminhado para adopção

O bebé foi encontrado “sem qualquer tipo de protecção, nem roupa, nem agasalho”, “estava simplesmente dentro do caixote do lixo da maneira como nasceu“, explicou à RTP o Comissário da PSP André Serra.

De acordo com o Comissário, o recém-nascido do sexo masculino “aparentava não ter tido qualquer tipo de assistência médica”. Teria o cordão umbilical com um nó, evitando o sangramento, e indícios de hipotermia grave. Tudo indica que terá sido abandonado imediatamente a seguir ao parto.

Logo que o bebé deixe de precisar de cuidados médicos, deverá ser encaminhado para uma instituição. Caso a PJ não consiga identificar familiares que possam cuidar da criança, o próximo passo será o encaminhamento para adopção.

Em 2018, foram abandonadas 254 crianças, 10 das quais com menos de seis meses de vida, de acordo com dados da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens citados pelo Expresso.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Sonae vende 24,99% da empresa que detém o Continente por 528 milhões de euros

O grupo Sonae acordou vender uma participação de 24,99% na Sonae MC, a proprietária dos supermercados Continente, por 528 milhões de euros, informou em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A alienação de …

Supertaça. Sporting e Sp. Braga defrontam-se 39 anos depois (e adeptos regressam aos estádios)

Sporting e Sp. Braga lutam este sábado pelo primeiro título da época (e os adeptos já vão estar na bancada). O encontro da 43.ª edição da supertaça Cândido de Oliveira está marcado para este sábado, …

Vacinação de crianças divide peritos. Mas sem a inoculação dos mais novos a imunidade pode não chegar

Na sexta-feira, a Direção-Geral de Saúde anunciou que recomenda que a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. No entanto, o tema está a gerar controvérsia e divide opiniões …

Governo com margem política para abdicar de 15% do Novo Banco

Em 2022, o Governo tem margem política para abdicar do direito de entrar como acionista no Novo Banco (NB), inicial­mente com uma participação de mais de 2%, mas que pode subir a 15%. Para já, nem …

Tóquio2020. Biles renuncia também às finais de salto e barras assimétricas

A ginasta norte-americana Simone Biles, que renunciou à final do concurso geral individual dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, também não vai participar das finais de domingo de salto e barras assimétricas, informou esta sexta-feira a Federação …

Governo não pediu parecer à CNPD sobre as "bodycams" em polícias. Método vai "aumentar a transparência"

A proposta da nova lei da videovigilância, que vai permitir que os polícias passem a usar câmaras nos uniformes, já foi aprovada em Conselho de Ministros, mas ainda não chegou ao Parlamento. Também não foi …

Marcelo reuniu com Lula, mas não revela o teor da conversa. Presidente diz que visita é apenas de cariz cultural

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse sexta-feira à chegada a São Paulo que a cultura tem um "papel fundamental" na convergência entre Portugal e o Brasil, rejeitando que a agenda alargada de …

PSP abre processos disciplinares por uso indevido de farda em manifestação

A PSP abriu processos disciplinares, por uso indevido e incorreto do uniforme, a agentes que participaram em 21 de junho, em Lisboa, numa manifestação organizada pelo Movimento Zero, confirmou esta sexta-feira à Lusa o porta-voz, …

Por onde passou o caminho bíblico da Judeia a Edom? Cientistas encontram respostas

Por onde passava o caminho bíblico que ligava o reino de Judeia à nação vizinha de Edom? Um novo estudo dá novas pistas sobre o possível percurso da estrada. Os investigadores israelitas sugerem que havia, pelo …

PCP diz que acusação a grupos hospitalares privados por acordo anticoncorrencial evidencia "cartelização"

O PCP considerou esta sexta-feira que a acusação da Autoridade da Concorrência a cinco grupos hospitalares privados por acordo anticoncorrencial, confirma a “prática parasitária e de cartelização” destes grupos, que fazem “da doença um negócio”. O …