Marcelo admite candidatar-se a presidente

PSD / Flickr

Marcelo Rebelo de Sousa (foto: divulgação / PSD)

Marcelo Rebelo de Sousa (foto: divulgação / PSD)

O ex-líder do PSD Marcelo Rebelo de Sousa admitiu hoje uma eventual candidatura às eleições presidenciais de 2016, afirmando que não se exclui da corrida a Belém.

«Não me estou a excluir das presidenciais», afirmou Marcelo Rebelo de Sousa no seu habitual comentário de domingo na TVI, em que colocou dois ex-primeiros-ministros e antigos líderes do PSD, Durão Barroso e Pedro Santana Lopes, como potenciais candidatos.

O ex-presidente dos social-democratas admitiu que o candidato de direita mais bem colocado nas sondagens tem o «dever moral» de não dizer que não, admitindo que a decisão e anúncio de candidaturas ocorra em maio ou junho de 2015, a seis meses das presidenciais.

No seu comentário dominical, Marcelo disse acreditar que Pedro Santana Lopes, atual provedor da Santa Casa da Misericórdia e antigo primeiro-ministro, quer ser candidato.

Questionado pela jornalista Judite de Sousa se desta vez não dirá que não será candidato “nem que Cristo desça à Terra”, como disse em 1996 relativamente à liderança do PSD, Marcelo respondeu: “Não digo eu, não diz o Barroso, não diz ninguém.”

À esquerda, Rebelo de Sousa aponta dois nomes fortes às eleições: António Guterres, ex-líder do PS e antigo primeiro-ministro, e António Costa, antigo ministro socialista e presidente da Câmara de Lisboa, reeleito em setembro com maioria absoluta.

As próximas eleições presidenciais estão previstas para janeiro de 2016, terminando o mandato de Cavaco Silva, apoiado nas duas eleições anteriores (2006 e 2011) pelo PSD e CDS.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Marcelo é muito melhor comentador e professor do que político. É uma figura muito querida e popular nessa função. Como dirigente político não tem a mesma expressão. Regra geral perde as eleições. Também não me parece ter o perfil adequado a essa função. Para quê meter-se nisso?…

RESPONDER

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …

Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género. Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple …

Grimaldo joga consecutivamente há 68 jornadas (só é ultrapassado por um guarda-redes)

Alejandro Grimaldo está há 68 jornadas a jogar consecutivamente a titular na lateral esquerda do Benfica - são dois anos sem descanso. Os números são avançados pelo desportivo A Bola, que dá conta que o lateral-esquerdo …

"Prática comercial enganosa". NOS obrigada a retirar campanha publicitária sobre 5G

A Associação da Auto Regulação Publicitária (ARP) deu razão a uma queixa da Meo e mandou a NOS retirar uma campanha de publicidade sobre um tarifário móvel 5G por considerar que constitui "uma prática comercial …

Eleição autárquica dos EUA pode ser desempatada com moeda ao ar

Um eleição autárquica numa pequena vila no Ohio, nos Estados Unidos, pode vir a ser decidida com o lançamento de uma moeda ao ar, o famoso jogo do "cara ou coroa". De acordo com o The …

Primeiro aniversário dos Coletes Amarelos. França receia novos tumultos

O clima de tensão regressa a França, com os coletes amarelos a anunciarem a preparação de novas ações para assinalar o primeiro aniversário do início do movimento. A 17 de novembro, o movimento Coletes Amarelos assinala …