Marcelo admite candidatar-se a presidente

PSD / Flickr

Marcelo Rebelo de Sousa (foto: divulgação / PSD)

Marcelo Rebelo de Sousa (foto: divulgação / PSD)

O ex-líder do PSD Marcelo Rebelo de Sousa admitiu hoje uma eventual candidatura às eleições presidenciais de 2016, afirmando que não se exclui da corrida a Belém.

«Não me estou a excluir das presidenciais», afirmou Marcelo Rebelo de Sousa no seu habitual comentário de domingo na TVI, em que colocou dois ex-primeiros-ministros e antigos líderes do PSD, Durão Barroso e Pedro Santana Lopes, como potenciais candidatos.

O ex-presidente dos social-democratas admitiu que o candidato de direita mais bem colocado nas sondagens tem o «dever moral» de não dizer que não, admitindo que a decisão e anúncio de candidaturas ocorra em maio ou junho de 2015, a seis meses das presidenciais.

No seu comentário dominical, Marcelo disse acreditar que Pedro Santana Lopes, atual provedor da Santa Casa da Misericórdia e antigo primeiro-ministro, quer ser candidato.

Questionado pela jornalista Judite de Sousa se desta vez não dirá que não será candidato “nem que Cristo desça à Terra”, como disse em 1996 relativamente à liderança do PSD, Marcelo respondeu: “Não digo eu, não diz o Barroso, não diz ninguém.”

À esquerda, Rebelo de Sousa aponta dois nomes fortes às eleições: António Guterres, ex-líder do PS e antigo primeiro-ministro, e António Costa, antigo ministro socialista e presidente da Câmara de Lisboa, reeleito em setembro com maioria absoluta.

As próximas eleições presidenciais estão previstas para janeiro de 2016, terminando o mandato de Cavaco Silva, apoiado nas duas eleições anteriores (2006 e 2011) pelo PSD e CDS.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Marcelo é muito melhor comentador e professor do que político. É uma figura muito querida e popular nessa função. Como dirigente político não tem a mesma expressão. Regra geral perde as eleições. Também não me parece ter o perfil adequado a essa função. Para quê meter-se nisso?…

RESPONDER

Raíssa faz bolachas com o lema "Fora Bolsonaro". Já se tornaram virais

Uma brasileira começou a fazer bolachas com o lema "Fora Bolsonaro" em jeito de brincadeira, mas agora já vende centenas todos os dias. Aquilo que começou como uma simples brincadeira, acabou por tornar-se viral. A ideia …

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um "gap year" (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a …

Francês diz ter usado método matemático para ganhar o Euromilhões

O francês, que não quis revelar a sua fórmula à imprensa, ganhou, no dia 11 de junho, 30 milhões de euros com a combinação com a qual jogava há um mês. A história foi contada, esta …

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Dois gestos de Cla(ri)sse que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também nos registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas em …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …

Ginastas alemãs usam fato integral para combater sexualização da modalidade

Ao contrário do que acontece com os ginastas masculinos, que podem optar por calções ou calças, as mulheres competem, desde o início da modalidade, de bodies que expõem grande parte do seu corpo. Quando, no último …

Tribunal europeu dá razão à SIC e condena Estado por violar liberdade de expressão

Portugal foi condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) por violação da liberdade de expressão num caso em que a SIC foi obrigada a indemnizar um ex-deputado do PS por ofensa à sua …