Marcelo admite candidatar-se a presidente

PSD / Flickr

Marcelo Rebelo de Sousa (foto: divulgação / PSD)

Marcelo Rebelo de Sousa (foto: divulgação / PSD)

O ex-líder do PSD Marcelo Rebelo de Sousa admitiu hoje uma eventual candidatura às eleições presidenciais de 2016, afirmando que não se exclui da corrida a Belém.

«Não me estou a excluir das presidenciais», afirmou Marcelo Rebelo de Sousa no seu habitual comentário de domingo na TVI, em que colocou dois ex-primeiros-ministros e antigos líderes do PSD, Durão Barroso e Pedro Santana Lopes, como potenciais candidatos.

O ex-presidente dos social-democratas admitiu que o candidato de direita mais bem colocado nas sondagens tem o «dever moral» de não dizer que não, admitindo que a decisão e anúncio de candidaturas ocorra em maio ou junho de 2015, a seis meses das presidenciais.

No seu comentário dominical, Marcelo disse acreditar que Pedro Santana Lopes, atual provedor da Santa Casa da Misericórdia e antigo primeiro-ministro, quer ser candidato.

Questionado pela jornalista Judite de Sousa se desta vez não dirá que não será candidato “nem que Cristo desça à Terra”, como disse em 1996 relativamente à liderança do PSD, Marcelo respondeu: “Não digo eu, não diz o Barroso, não diz ninguém.”

À esquerda, Rebelo de Sousa aponta dois nomes fortes às eleições: António Guterres, ex-líder do PS e antigo primeiro-ministro, e António Costa, antigo ministro socialista e presidente da Câmara de Lisboa, reeleito em setembro com maioria absoluta.

As próximas eleições presidenciais estão previstas para janeiro de 2016, terminando o mandato de Cavaco Silva, apoiado nas duas eleições anteriores (2006 e 2011) pelo PSD e CDS.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Marcelo é muito melhor comentador e professor do que político. É uma figura muito querida e popular nessa função. Como dirigente político não tem a mesma expressão. Regra geral perde as eleições. Também não me parece ter o perfil adequado a essa função. Para quê meter-se nisso?…

RESPONDER

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …

Joacine quer mais direitos para deputados sem partido. "Está a antecipar" o futuro

A deputada Joacine Katar Moreira, do partido Livre, defendeu esta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. A deputada única do Livre assumiu esta posição no final de uma reunião do …