Marcelo rejeita “o olho por olho, dente por dente” (e fala na “crise brutal” que o país já começou a viver)

Estela Silva / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa disse, esta sexta-feira, que, ao contrário de outros países europeus, Portugal não tem utilizado a retaliação. “É preciso tomar medidas locais e muito específicas.”

Esta sexta-feira, o Presidente da República visitou a Associação das Cozinhas Económicas da Rainha Santa Isabel, em Coimbra, e, no final da visita, sublinhou que Portugal não tem utilizado a retaliação, ao contrário de outros países europeus, que impõem limitações à entrada ou saída de turistas.

“Neste momento, em termos do desconfinamento há evoluções diversas nas várias sociedades e há sociedades que apresentam números que lhes permitem de uma forma unilateral estabelecer limites à entrada ou saída dos seus nacionais em termos de visitas ao estrangeiro. E depois, há sociedades, como é o caso da portuguesa, que não tem utilizado a retaliação, o olho por olho, dente por dente“, disse, citado pelo Expresso.

Marcelo Rebelo de Sousa referiu ainda que a evolução da pandemia não é estática, sendo neste momento apenas mais preocupante na periferia da Grande Lisboa.

“É uma situação que ainda não tem provocado stress no SNS. Esta é a situação efetiva. Há países que admitem isso e que distinguem essa área do resto do território e há outros que misturam tudo. Nós não vamos pela retaliação. É preciso tomar medidas locais e muito específicas, não vale a pena olhar para a realidade de forma estática, outra realidade é completamente diferente daqui a um mês e meio”, acrescentou.

Em relação à revisão em alta do défice para 7%, o chefe de Estado disse que demonstra a “crise brutal” que o país já começou a viver devido à pandemia e que faz sentido que as previsões acompanhem a evolução europeia.

“Fazemos bem ao acompanhar previsões externas também quanto a Portugal e subindo aquilo que é a revisão do défice para 7%, que é um défice que traduz bem a crise brutal que já começámos a viver e vamos viver”, afirmou.

Para Marcelo, estas previsões revelam que a evolução económica e financeira na segunda metade deste ano será pior do que o esperado. “Quando há uma queda tão profunda do PIB isso quer dizer que diminuem as receitas, porque a atividade económica se afunda. Por outro lado, aumentam as despesas, porque o prolongamento da pandemia implica despesas de natureza sanitária e despesas sociais.”

Confrontado pelos jornalistas sobre a última sondagem, tornada pública esta sexta-feira, que aponta para a sua reeleição com 65% dos votos, o Presidente da República recusou comentar.

“Eu sou Presidente da República, não sou candidato presidencial. Vou continuar assim até ao final de novembro, depois logo verei o que faço. Até à convocação das eleições presidenciais o que os portugueses querem é um Presidente que acompanhe a pandemia, que é uma preocupação dos portugueses, que acompanhe a crise económica e social, e não um candidato presidencial”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Retaliação!!!
    Devíamos era retaliar contra a nossa estupidez dos nossos políticos, que é muito grande.
    O que se passa é que Portugal é um dos países onde a situação da Covid19 está pior. Essa é a triste realidade.
    Assim, iríamos retaliar contra quem? Contra quem está melhor do que nós e contra quem soube arrumar a casa?!
    Este discurso serve apenas para desviar atenções da incompetência dos nossos políticos.
    Quando alguém se lembrou de inventar a estupidez do “milagre português”, os pacóvios dos nossos políticos rapidamente embarcaram no comboio.
    A Covid estava a explodir na região de Lisboa, e juntou-se a família toda para anunciar a saloiada da final da liga dos campeões, no espectáculo mais deprimente de que tenho memória.
    Políticos, tentem fazer o trabalho que é espectável e deixem-se de espectáculos deprimentes, de desculpas esfarrapadas e de bodes expiatórios de ocasião.

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …