Em Monchique, as máquinas de lavar roupa usadas são abrigos para gatos

Luís Forra / Lusa

O projeto envolveu crianças e jovens na decoração das máquinas

Máquinas de lavar e de secar roupa usadas estão a ser transformadas em obras de arte urbana para abrigar gatos na vila de Monchique, no Algarve, num projeto pioneiro no sul do país implementado pela Câmara local.

O projeto ‘Aqui há gato’ visa dar “nova vida” às máquinas avariadas que, depois de pintadas e decoradas, são colocadas em locais estratégicos para dar abrigo e proteger dezenas de gatos nas várias colónias de rua existentes naquela vila da serra algarvia.

Aquela que poderá ser uma nova forma de arte urbana surgiu de uma ideia da médica veterinária municipal, ao verificar que duas gatas procuravam abrigo no interior de uma máquina de lavar roupa avariada, colocada temporariamente nas traseiras da sua clínica veterinária enquanto aguardava transporte para ser removida.

“Como vi que as gatas adoraram o abrigo, pusemos uma mantinha no interior da máquina e ficou a casa delas. Pareceu-me na altura muito acolhedor, porque protege do frio, do calor, do vento e da chuva e que podia ser uma forma de abrigar animais esterilizados em vários locais”, contou à agência Lusa Ana Silva, a veterinária municipal.

Segundo Ana Silva, a ideia começou então a ganhar forma, quando surgiu a necessidade de recolocar, nas colónias originais mais polémicas, os gatos esterilizados no âmbito do programa de controlo das populações felinas silvestres no município de Monchique.

“Senti que a recolocação dos animais devia ser acompanhada de um alojamento e, não querendo repetir o que era feito em outros municípios, lembrei-me das máquinas de lavar roupa. Achei que seria um bocadinho de lixo colocar a máquina por si só no exterior, e então pedimos a colaboração de um artista graffiti que, com a envolvência de algumas crianças das escolas, pintaram e decoraram as máquinas”, indicou a clínica.

De acordo com Ana Silva, neste momento estão colocadas cinco máquinas/abrigo devidamente decoradas, em pontos estratégicos da vila: “Duas num bairro residencial, outras tantas junto do miradouro e uma na escola do ensino básico”.

“Estamos ainda no início do projeto, por isso, todas as que podermos angariar são bem-vindas e, em breve, esperamos colocar mais máquinas/abrigo para os nossos gatos”, sublinhou a veterinária municipal, acrescentando que Monchique “é um concelho com imensos gatos apesar da campanha contínua de esterilização”.

Ana Silva disse ainda que a colocação das máquinas/abrigo e das colónias de gatos na vila “não tem sido de todo pacífica, porque há pessoas que gostam menos dos animais, mas com a outra parte que gosta, consegue-se o equilíbrio”.

“Nós gostamos de ver os gatos connosco”, frisou.

A médica disse ainda que, inicialmente, o projeto pretendeu envolver as crianças e jovens na pintura e decoração das máquinas, devido à importância que tem o envolvimento da comunidade em qualquer projeto com animais, “mas as expectativas foram superadas após os pais terem colaborado também” na nova arte urbana.

“Houve a envolvência de grande parte da comunidade e também o acolhimento e sensibilidade da escola para instalar uma máquina/abrigo e acolher um gato, devidamente tratado, o que foi muito gratificante. Acaba por ser também um projeto pedagógico, porque as crianças percebem que os gatos não fazem mal nenhum e que é muito bom conviver com eles”, concluiu Ana Silva.

  // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …