Mapa com 156 anos pode agravar conflito entre Tóquio e Seul

GIKorea / Twitter

Mapa com 156 anos poderá mostrar Dokdo como território coreano

A descoberta de um mapa japonês pode intensificar a querela entre o Japão e a Coreia do Sul pelos Rochedos de Liancour, ilhotas disputadas entre os dois países desde a altura da Segunda Guerra Mundial.

A recente descoberta de um mapa datado do século XIX pode intensificar a disputa territorial entre a Coreia do Sul e o Japão e agravar ainda mais as tensas relações entre os dois países. O mapa marca claramente os Rochedos de Liancour, denominados por Seul como Dokdo, como parte da Coreia, que na época era um reino unificado.

De acordo com a agência sul-coreana Yonhap, o mapa abrange a península coreana e mostra Dokdo como estando perto da ilha de Ulleungdo, no leste da costa coreana. A descoberta contradiz as actuais reivindicações do Japão quanto à sua soberania sobre o arquipélago, que no país tem o nome de Takeshima.

Ironicamente, o mapa foi encontrado no Japão e está na posse de um cidadão deste país, mas tem uma marca que parece indicar que teria pertencido a uma biblioteca em Pyongyang desde o ano de 1932.

​O mapa foi desenhado pelo cartógrafo e geólogo coreano Kim Jeong-ho entre 1864 e 1889, e é uma versão desenhada à mão do Daedongyeojido, um mapa do mesmo autor, feito em 1861, mas que não incluía a ilha.

A descoberta é entendida pela Coreia do Sul como mais uma prova de que o arquipélago desabitado de Dokdo, que conta com um destacamento permanente da polícia sul-coreana, é seu território soberano.

Seul argumenta que as ilhotas passaram para o controle de Tóquio quando o Japão invadiu a Coraia em 1910. As ilhas foram na época cedidas à autarquia de Shimane, região mais próxima do território principal japonês, até à altura em que o país foi derrotado na Segunda Guerra Mundial e se rendeu, em agosto de 1945.

No entanto, a complicada formulação do Tratado de Paz de São Francisco, em 1951, não incluiu Dokdo entre os territórios que teriam de ser devolvidos à Coreia – o que, de acordo com Seul, teria evitado a actual disputa.

PARTILHAR

RESPONDER

Conselho de Ética desfavorável a projetos de lei sobre eutanásia

O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) deu "parecer ético desfavorável" a quatro projetos de lei para a despenalização da morte medicamente assistida, que vão ser debatidos no Parlamento esta quinta-feira. Os …

Portugal considera "inamistosa e injustificada" a decisão da Venezuela sobre a TAP

O ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva já reagiu às acusações de Caracas sobre o alegado transporte de explosivos feito pela transportadora portuguesa. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, considera “inamistosa” e “injustificada” …

Presidente do Afeganistão reeleito para segundo mandato

O Presidente do Afeganistão foi reeleito para um segundo mandato com 50,64% dos votos, anunciou a comissão eleitoral independente afegã, esta terça-feira, ao divulgar os resultados definitivos das eleições realizadas em setembro passado. "A comissão eleitoral …

Mário Ferreira torna-se o segundo maior acionista da Cofina

O empresário português vai investir 20 milhões de euros no aumento de capital da Cofina, o suficiente para tornar-se o segundo maior acionista da empresa. De acordo com o semanário Expresso, o empresário Mário Ferreira deverá …

Índia dá às mulheres direitos iguais aos dos homens em cargos militares

O Supremo Tribunal indiano decidiu que as mulheres têm os mesmos direitos que os homens para assumir funções de liderança no exército da Índia e criticou os argumentos do Governo que considera perpetuarem "estereótipos de …

Identificado 12.º caso suspeito de coronavírus em Portugal

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou, esta terça-feira, que foi validado um novo caso suspeito de infeção por novo coronavírus (Covid-19) em Portugal. De acordo com o comunicado da Direção-Geral da Saúde (DGS), citado pelo jornal …

Autoridade Tributária alerta contribuintes para novo e-mail fraudulento

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou, esta terça-feira, para um e-mail que está a ser enviado aos contribuintes, solicitando-lhes que regularizem dívidas fiscais e avisa que a mensagem é falsa e deve ser apagada. Num …

União Europeia acrescenta quatro paraísos fiscais à "lista negra"

Ilhas Caimão, Palau, Panamá e Seicheles juntam-se a Samoa Americana, Fiji, Guame, Samoa, Omã, Trindade e Tobago, Vanuatu e Ilhas Virgens Americanas na lista de não respeitadores das regras comunitárias. O Conselho da União Europeia (UE) …

"Relação estava cristalizada". PS satisfeito com retoma do "diálogo cordial" com CDS

O presidente do PS saudou, esta terça-feira, a "retoma" de um relacionamento "cordial" com a nova direção do CDS-PP em torno de matérias de interesse nacional, considerando que se verificou uma transição e acabou uma …

Ministra espanhola não pensa "nem um segundo" em substituir Centeno

A ministra dos Assuntos Económicos de Espanha, Nadia Calviño, assegurou que não dedica “nem um segundo” a pensar numa candidatura à presidência do Eurogrupo, apontando que Mário Centeno “está a fazer um excelente trabalho”. A cerca …