Mapa com 156 anos pode agravar conflito entre Tóquio e Seul

GIKorea / Twitter

Mapa com 156 anos poderá mostrar Dokdo como território coreano

A descoberta de um mapa japonês pode intensificar a querela entre o Japão e a Coreia do Sul pelos Rochedos de Liancour, ilhotas disputadas entre os dois países desde a altura da Segunda Guerra Mundial.

A recente descoberta de um mapa datado do século XIX pode intensificar a disputa territorial entre a Coreia do Sul e o Japão e agravar ainda mais as tensas relações entre os dois países. O mapa marca claramente os Rochedos de Liancour, denominados por Seul como Dokdo, como parte da Coreia, que na época era um reino unificado.

De acordo com a agência sul-coreana Yonhap, o mapa abrange a península coreana e mostra Dokdo como estando perto da ilha de Ulleungdo, no leste da costa coreana. A descoberta contradiz as actuais reivindicações do Japão quanto à sua soberania sobre o arquipélago, que no país tem o nome de Takeshima.

Ironicamente, o mapa foi encontrado no Japão e está na posse de um cidadão deste país, mas tem uma marca que parece indicar que teria pertencido a uma biblioteca em Pyongyang desde o ano de 1932.

​O mapa foi desenhado pelo cartógrafo e geólogo coreano Kim Jeong-ho entre 1864 e 1889, e é uma versão desenhada à mão do Daedongyeojido, um mapa do mesmo autor, feito em 1861, mas que não incluía a ilha.

A descoberta é entendida pela Coreia do Sul como mais uma prova de que o arquipélago desabitado de Dokdo, que conta com um destacamento permanente da polícia sul-coreana, é seu território soberano.

Seul argumenta que as ilhotas passaram para o controle de Tóquio quando o Japão invadiu a Coraia em 1910. As ilhas foram na época cedidas à autarquia de Shimane, região mais próxima do território principal japonês, até à altura em que o país foi derrotado na Segunda Guerra Mundial e se rendeu, em agosto de 1945.

No entanto, a complicada formulação do Tratado de Paz de São Francisco, em 1951, não incluiu Dokdo entre os territórios que teriam de ser devolvidos à Coreia – o que, de acordo com Seul, teria evitado a actual disputa.

PARTILHAR

RESPONDER

Esquema de venda de droga na darkweb. Fortuna em bitcoins fica nas mãos do Estado

Pedro e Rita vendiam droga para todo o mundo na darkweb. Agora, a fortuna em bitcoins acabou por ficar nas mãos do Estado. Pedro, um engenheiro informático, e Rita, uma web designer, montaram um esquema para …

CDS e PAN querem regime protetor do denunciante no combate à corrupção

CDS e PAN vão apresentar propostas no combate à corrupção que tem sido discutido desde segunda-feira. Os partidos querem um regime protetor do denunciante. Numa iniciativa de combate à corrupção, o CDS e o PAN vão …

Morreu Marie Fredriksson, vocalista dos Roxette

A cantora sueca Marie Fredriksson, dos Roxette, morreu segunda-feira aos 61 anos, anunciou esta terça-feira a sua manager em comunicado. Marie Fredriksson, vocalista e co-fundadora da banda Roxette, faleceu esta segunda-feira, aos 61 anos. A morte …

Taxa de sucesso no ensino profissional atinge os 63%. É o valor mais alto de sempre

No ano letivo de 2017/2018, 63% dos alunos inscritos no ensino profissional concluíram os seus cursos no tempo previsto, mais dez pontos percentuais do que quatro anos antes, avança o jornal Público. De acordo com um …

Regra para filhos de pais separados em casas alternadas divide partidos

A lei já prevê que os filhos de pais separados possam ficar em residência alternada se o tribunal assim o decidir. Porém, as regras não são claras e vai ser discutida a melhor forma de …

Helicóptero do INEM avariou durante missão. Vítima que ia socorrer acabou por morrer

Um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), localizado em Loulé, teve uma avaria a meio de uma missão de socorro, sendo obrigado a abortar a viagem que visava ajudar uma mulher de 22 …

Águas do Porto alerta para cobranças fraudulentas porta a porta

A empresa municipal Águas do Porto alertou, esta segunda-feira, para uma fraude que está a ser cometida em seu nome com falsos funcionários que tentam fazer cobranças à porta. De acordo com a Águas do Porto, …

Um terço dos universitários de Lisboa já sofreu violência sexual física

Um terço dos estudantes universitários da área metropolitana de Lisboa já foi vítima de violência sexual física pelo menos uma vez, mas são muitos poucos os que denunciam as agressões, raramente o fazendo à …

OE2020: Esquerda vai negociar "até ao último minuto". PSD não comenta eventual traição madeirense

O Governo apresentou, nesta terça-feira, na Assembleia da República, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) aos partidos com representação parlamentar. Dos encontros, não saiu fumo branco, com o Bloco …

Turismo fez subir o custo de vida dos portugueses. Salários continuam estagnados

O crescimento do turismo em Portugal fez crescer o custo de vida dos portugueses, especialmente nos que vivem nas grandes cidades, apesar de estes continuarem com os salários estagnados, escreve o Jornal de Notícias. Entre 2013 …