Cientistas treinam mão robótica para resolver cubo mágico

Uma mão robótica consegue resolver por si mesma um cubo mágico. A equipa de cientistas usou uma nova abordagem que permite à mão adaptar-se às várias adversidades do mundo real.

Uma equipa de engenheiros treinou um conjunto de redes neurais para resolver o cubo mágico com recurso a uma mão robótica. Usando milhares de simulações diferentes, os especialistas esperavam que a tecnologia conseguisse reproduzir o mesmo resultado num ambiente real — independentemente das adversidades.

Mesmo em situações que não foi confrontada nas simulações, as redes neurais conseguiram adaptar-se e conseguiram terminar na mesma o cubo de Rubik.

Este projeto da OpenAI constitui uma grande evolução na robótica, já que há cerca de um ano atrás, apenas conseguiram treinar uma mão robótica para mostrar uma face específica do cubo. Além disso, destacam que a novidade não é a tecnologia da mão, mas sim o software que lhes permitiu uma nova abordagem.

Mesmo para humanos, resolver o cubo mágico com uma mão é uma tarefa árdua, ao alcance de uma pequena parcela da população. Crianças também demoram vários anos até conseguirem a destreza necessária para fazê-lo.

Ainda assim, os engenheiros reconhecem que a mão robótica está longe da perfeição para já. A tecnologia apenas consegue resolver o cubo em 60% das vezes em que são necessárias 15 rotações para o terminar (e apenas 20% na dificuldade máxima, em que são precisas 26 rotações).

O maior desafio da equipa foi mesmo criar ambientes diversificados suficientes para que o robô capture a física do mundo real. Fatores como fricção, elasticidade e dinâmicas são incrivelmente difíceis de medir. Razão pela qual recorreram a um método conhecido como Automatic Domain Randomization (ADR), que vai automaticamente gerando ambientes cada vez mais adversos nas simulações.

Isto permite não só que os engenheiros não tenham de criar um modelo informático preciso destes parâmetros, como também permite transferir o conhecimento adquirido nas simulações diretamente para o mundo real.

Em termos práticas, testaram a mão robótica com perturbações como uma luva de borracha, dedos amarrados, um cobertor a tapar, uma caneta — e até mesmo com uma girafa de peluche.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marte pode ter tido dois reservatórios de água (e nenhum oceano de magma)

Meteoritos marcianos analisados por cientistas sugerem que o Planeta Vermelho pode não ter tido um oceano de magma global, ao contrário da Terra. O mesmo estudo indica que Marte recebeu água de, pelo menos, duas …

Além de sermos bons ouvintes, também deveríamos tentar comunicar com extraterrestres

Desde há muito tempo que os seres humanos são fascinados pela ideia de não estarmos sozinhos no Universo. Um cientista sugere que para além de tentar escutar sinais extraterrestres, deveríamos também investir em enviar mensagens …

"Parasitas": O Melhor Filme dos Óscares chega à televisão

Parasitas vai passar na televisão esta sexta-feira (3), às 21h30, no canal TVCine Top. A produção de Bong Joon-ho angariou, nesta última award season, inúmeras nomeações, tendo sido Palma de Ouro no Festival de Cinema …

Países entram numa "guerra secreta" por ventiladores, admite agente da Mossad

Muitos países estão a utilizar os seus serviços de informações para a compra de material de saúde encomendado por outros, sobretudo ventiladores, para enfrentar a crise do novo coronavírus, disse um agente da Mossad, encarregado …

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …