Cientistas treinam mão robótica para resolver cubo mágico

Uma mão robótica consegue resolver por si mesma um cubo mágico. A equipa de cientistas usou uma nova abordagem que permite à mão adaptar-se às várias adversidades do mundo real.

Uma equipa de engenheiros treinou um conjunto de redes neurais para resolver o cubo mágico com recurso a uma mão robótica. Usando milhares de simulações diferentes, os especialistas esperavam que a tecnologia conseguisse reproduzir o mesmo resultado num ambiente real — independentemente das adversidades.

Mesmo em situações que não foi confrontada nas simulações, as redes neurais conseguiram adaptar-se e conseguiram terminar na mesma o cubo de Rubik.

Este projeto da OpenAI constitui uma grande evolução na robótica, já que há cerca de um ano atrás, apenas conseguiram treinar uma mão robótica para mostrar uma face específica do cubo. Além disso, destacam que a novidade não é a tecnologia da mão, mas sim o software que lhes permitiu uma nova abordagem.

Mesmo para humanos, resolver o cubo mágico com uma mão é uma tarefa árdua, ao alcance de uma pequena parcela da população. Crianças também demoram vários anos até conseguirem a destreza necessária para fazê-lo.

Ainda assim, os engenheiros reconhecem que a mão robótica está longe da perfeição para já. A tecnologia apenas consegue resolver o cubo em 60% das vezes em que são necessárias 15 rotações para o terminar (e apenas 20% na dificuldade máxima, em que são precisas 26 rotações).

O maior desafio da equipa foi mesmo criar ambientes diversificados suficientes para que o robô capture a física do mundo real. Fatores como fricção, elasticidade e dinâmicas são incrivelmente difíceis de medir. Razão pela qual recorreram a um método conhecido como Automatic Domain Randomization (ADR), que vai automaticamente gerando ambientes cada vez mais adversos nas simulações.

Isto permite não só que os engenheiros não tenham de criar um modelo informático preciso destes parâmetros, como também permite transferir o conhecimento adquirido nas simulações diretamente para o mundo real.

Em termos práticas, testaram a mão robótica com perturbações como uma luva de borracha, dedos amarrados, um cobertor a tapar, uma caneta — e até mesmo com uma girafa de peluche.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Peter 2.0. Cientista com doença terminal quer transformar-se no ciborgue mais avançado de sempre

Peter Scott-Morgan, cientista britânico do ramo da robótica, está em fase terminal da doença do neurónio motor, uma doença degenerativa. Mas ele não quer visto como o homem que morreu daquela doença, mas sim tornar-se …

Estados Unidos vão transformar aeronaves obsoletas em "aviões arsenal"

Os Estados Unidos preparam-se para transformar algumas das suas maiores e mais obsoletas aeronaves em "aviões arsenal", que funcionarão como plataformas repletas de armas, revelaram fontes do Governo norte-americano. Foi em 2016 que esta ideia veio …

Imperador japonês paga 25 milhões de dólares por ritual secreto para dormir com deusa

Este ritual de sucessão do Imperador Naruhito aconteceu na quinta-feira e envolve dormir com uma deusa do Sol. O templo é construído para o efeito e é destruído depois. O ritual japonês altamente secreto conhecido como …

Para entrar nesta praia italiana, vai ser preciso pagar (e nem todos podem entrar)

Aos pés de uma antiga aldeia de pescadores, La Pelosa é uma atração turística muito célebre. Por isso, a autarquia decidiu tomar medidas para a proteger. A famosa praia tem sido uma vítima da erosão natural …

Laurent Simons será o mais novo licenciado do mundo. Tem 9 anos

O belga Laurent Simons tem apenas 9 anos e estás prestes a bater um recorde: em dezembro, deverá tornar-se o mais novo licenciado do mundo. O "menino prodígio", tal como é apontado pelos média internacionais, ingressou …

Preços dos passes Navegante ficam iguais em 2020

Os preços dos passes Navegante vão manter-se iguais em 2020, no âmbito da estratégia de “promoção da utilização dos transportes públicos coletivos”, anunciou esta sexta-feira a Área Metropolitana de Lisboa (AML). “A Área Metropolitana de Lisboa …

Os burros-táxi de Espanha vão ter horários de trabalho, estábulos novos e deixar de carregar turistas de 80 quilos

Os burros táxis são uma atração turística de Mijas, província de Málaga, no sul de Espanha. Agora foram definidas novas regras que têm em conta os direitos e o bem-estar dos animais. O serviço funciona como …

Vai ser preciso "ser-se rico" para visitar a famosa Ilha de Komodo

Em breve, os turistas que queiram visitar a Ilha de Komodo, o famoso lar de mais de 5.000 dragões de Komodo, terão de ser ricos. O aviso é do Governo local indonésio, que chegou mesmo …

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …