/

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo. 

A mão robótica é totalmente montada com circuitos fluídicos integrados numa única peça e é capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.

Este tipo de circuito permite que a mão opere em resposta à força exercida num único controlo. Como resultado, uma baixa pressão faz a personagem do jogo andar, enquanto que uma alta pressão a faz saltar.

Nos testes, a mão robótica foi guiada por um programa que alternou autonomamente entre “desligado”, “baixa”, “média” e “alta pressão”. O dispositivo foi capaz de pressionar os botões para completar com sucesso o primeiro nível do Super Mario Bros em menos de 90 segundos.

“Anteriormente, cada dedo de uma mão robótica macia necessitava da sua própria linha de controlo, o que pode limitar a portabilidade e a utilidade”, explica o co-autor Joshua Hubbard, citado pelo EurekAlert.

“Ao imprimir a mão robótica suave com os nossos transístores fluidos integrados, o dispositivo é capaz de jogar Nintendo com base numa única entrada de pressão“, acrescentou.

A escolha do primeiro nível do Super Mario Bros foi motivada tanto pela Ciência (uma vez que um único erro pode acabar com o jogo), como pela diversão.

A inovação, cujo artigo científico foi publicado a 14 de julho na Science Advances, pode originar novos tipos de robôs flexíveis ou insufláveis movidos a água ou ar, em detrimento da eletricidade, por exemplo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.