Mão Morta: Rússia aperfeiçoa a arma que garante o apocalipse

A Rússia está a aperfeiçoar o sistema de defesa apocalíptico ‘Mão Morta’, que em caso de uma Guerra Termonuclear Global consegue disparar automaticamente todas as armas nucleares russas de uma só vez – mesmo que não haja ninguém para carregar no botão vermelho.

Segundo o jornal britânico Daily Star, a Rússia está a aperfeiçoar a “arma do apocalipse”, um sistema de defesa que garante que caso seja atacada e destruída por um ataque nuclear, os seus inimigos não ficam vivos para contar.

O sistema Perimetr, conhecido no Ocidente como Mertvaya Ruka, “Mão Morta” em russo, é um sistema automatizado de controle de uma resposta massiva a um golpe nuclear, elaborado na União Soviética durante a Guerra Fria como último recurso para se defender de um agressor.

Em entrevista ao jornal britânico, o especialista em desarmamento Bruce Blair explica que o sistema não só ainda funciona, mas que até está a ser aperfeiçoado, e que será capaz de garantir a destruição total de qualquer inimigo da Rússia que lance um ataque.

O sistema, que estará baseado num bunker subterrâneo próximo de Moscovo, foi pensado para assegurar que a Rússia tem capacidade de resposta mesmo que a sua hierarquia militar tenha sido destruída por um primeiro ataque nuclear dos Estados Unidos.

O Mertvaya Ruka funciona com sensores que detectam detonações nucleares nas proximidades da Rússia e identificam que a cadeia de comando militar russa foi eliminada. Então o sistema assume o comando e lança um míssil que atravessa o país, enviando um sinal que activa todos as ogivas nucleares russas e ordena o lançamento dos mísseis.

Contudo, apesar de a ideia de um sistema de defesa que garante a destruição do planeta ser assustadora, para o especialista em desarmamento o Perimetr na realidade contribui para a redução do risco de uma guerra nuclear, sendo “um meio acessível e ético de prevenir uma guerra nuclear”.

A 1 de março deste ano, o presidente russo Vladimir Putin anunciou um leque de novas armas invencíveis que a Rússia começou a produzir recentemente, incluindo novas armas hipersónicas, mas detalhou que o país apenas pondera um dia usar armas nucleares como medida de retaliação.

“A existência da Mão Morta significa que o Ocidente vai pensar duas vezes se quiser usar armas nucleares” contra a Rússia, diz Blair. Mas o especialista considera que o aperfeiçoamento do sistema surge principalmente para evitar um golpe americano de “decapitação” da liderança da Rússia.

Blair realça que o maior problema é que se o Perimetr for vulnerável a ciberataques, vai representar uma nova ameaça à segurança mundial – que cai fora do controle de qualquer governo.

E atendendo a que já só faltam 2 minutos para o fim do mundo, resta saber se o aperfeiçoamento da arma russa vai adiantar ou atrasar o famoso Relógio do Apocalipse.

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. A enorme ignorância dos dos humanos em geral, leva-os a pensar, que têm o poder, se quiserem, de destruir o Planeta, no sentido de destruir toda a vida humano, nele existente. O ser humano, não foi “Creado” pelo ser humano, nem foi o ser humano, que se auto-creou no Planeta terra. Os planos divinos para o nosso planeta, são extraordinários, e nada, actualmente,fará com que esse plano Divino não seja concretizado. Os “Arquitectos” destes plano, não permitirão, que uma só arma nuclear, seja disparada, abortando-a logo na origem. O mesmo acontecerá, com qualquer avião de combate, que levante, com o intuito de disparar qualquer tipo de arma nuclear. DISSO, PODERÃO TER A CERTEZA.

    • Eh lá!… deve estar enganado; isto não é a IURD!…
      Não brinque com coisas sérias!!
      Se os desgraçados da Síria (ou de todas as guerras até agora) estivessem à espera do “plano divino” estavam bem servidos!…
      E, caso tenha estado “invernado” nos últimos 70 anos, fica a saber já foram disparadas armas nucleares sobre Hiroshima e Nagasaki onde fizeram mais de 200 mil mortos!!
      Realmente foi um “pano divino extraordinário”, não haja duvidas!…

  2. A Russia na sua história recente já foi invadida resultando daí milhões de mortes da sua população, e perdas irreparáveis tanto a nível demográfico como economico, e como a história se repete, os inimigos nazis da Nãe Russia sabem que a Russia nunca se encontrará desarmada…talvez o grande erro dos inimigos da Russia se tenham esquecido desse pormenor..

  3. Antes era todos os dias na informação COREIA DO NORTE !!
    agora é a RÚSSIA !!
    tem que haver informação se não – não há dinheiro para viver !!

RESPONDER

120 anos depois, IA ajuda a recriar pintura escondida sob obra-prima de Picasso

A Inteligência Artificial (IA) ajudou a recriar uma obra de arte que esteve escondida sob uma pintura de Pablo Picasso durante quase 120 anos. Uma misteriosa paisagem esconde-se debaixo da superfície visível de La Miséreuse Accroupie …

Assistente que não validou golo de Portugal na Sérvia afastado do Euro 2020

O holandês Mario Diks, o árbitro assistente que não validou o golo de Cristiano Ronaldo nos instantes finais do Sérvia-Portugal, na qualificação para o Mundial 2022 de futebol, confirmou nesta terça-feira que vai falhar o …

Rússia está a criar a primeira unidade militar com tanques robôs

A agência de notícias estatal TASS avança que o Exército russo está a montar a sua primeira unidade militar armada com tanques robôs. O Exército russo está a desenvolver a sua primeira unidade militar armada com …

PSD propõe solução ao Governo para reduzir injeção no Novo Banco

O PSD defende que o Governo tem um argumento jurídico que pode usar para limitar os pagamentos do Fundo de Resolução ao Novo Banco este ano. Em causa está um artigo do Código Civil que …

Quarentena de 21 dias, testes e fecho de casinos levam Macau a erradicar covid-19

Macau, um dos primeiros territórios a identificar o novo coronavírus, é agora um dos locais livres de covid-19, estando há cerca de 380 dias sem qualquer registo de infeção local, segundo os dados oficiais. O …

Costa preocupado com desconfinamento. Concelhos de risco dão dores de cabeça

Com a terceira fase de desconfinamento aí à porta, o Governo ainda tem dúvidas sobre o que fazer, mantendo algumas pontas soltas. A maior preocupação incide nos conselhos onde há mais casos. Durante a reunião do …

Para prevenir acidentes, China inaugura o primeiro semáforo para camelos do mundo

Autoridades do norte da China inauguraram este domingo o que dizem ser o primeiro sinal de trânsito para camelos do mundo perto da cidade de Dunhuang, província de Gansu. O semáforo para camelos entrou em operação …

PRR terá mecanismo de fiscalização no Parlamento. PSD quer bazuca durante a presidência portuguesa da UE

O ministro do Planeamento, Nelson Souza recebeu nesta terça-feira, os partidos com assento parlamentar e as deputadas não inscritas para conversas bilaterais sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Trata-se da chamada "bazuca" que virá …

Ministro da Saúde austríaco demite-se por falta de apoio na gestão da pandemia

O ministro da Saúde de Áustria, Rudolf Anschober, anunciou esta terça-feira a sua demissão, devido à falta de apoio na gestão da crise pandémica, cessando funções na próxima segunda-feira. "A situação é dramática nos serviços de …

OMS quer suspender venda de mamíferos selvagens vivos em mercados de alimentos

A Organização Mundial de Saúde defende a suspensão da venda de mamíferos selvagens vivos nos mercados de alimentos para evitar a propagação de doenças, avança a AFP. "Os animais, especialmente os selvagens, são a fonte de …