Manuscritos do Mar Morto do Museu da Bíblia afinal são falsos

(dr) The Schøyen Collection

Um dos Manuscritos do Mar Morto

Alguns dos fragmentos dos Manuscritos do Mar Morto que se encontram no Museu da Bíblia em Washington, nos EUA, são falsos, concluiu um estudo independente.

Pelo menos cinco dos 16 fragmentos dos Manuscritos do Mar Morto que estão em exibição no Museu da Bíblia em Washington, são falsificações, de acordo com um estudo feito por investigadores do Instituto Federal Alemão para a Pesquisa e Teste de Materiais (BAM).

O Museu, que abriu no ano passado, tinha sido alvo de críticas por expor os fragmentos dos Manuscritos, apesar de haver dúvidas quanto à sua origem e autenticidade. Perante essas dúvidas, os responsáveis do espaço enviaram cinco dos fragmentos para análise no BAM.

A investigação efectuada, que incluiu o recurso a análises de raios-X e de tinta, concluiu que os cinco fragmentos têm “características inconsistentes com origens antigas“, refere o Museu num comunicado.

Isto significa que os fragmentos não têm 2 mil anos como os verdadeiros Manuscritos do Mar Morto, e que são falsificações mais recentes.

Estes Manuscritos são a representação mais antiga do Velho Testamento da Bíblia. Tratam-se de centenas de pergaminhos que foram encontrados em meados do Século XX nas cavernas de Qumran, em Israel.

Nas duas últimas décadas, foram encontrados mais fragmentos dos Manuscritos, nomeadamente em mercados de antiguidades, o que lançou suspeitas sobre a sua origem e autenticidade. Alguns destes fragmentos foram adquiridos pelos fundadores do Museu da Bíblia.

Os cinco fragmentos dos Manuscritos que agora se sabe que são falsos já foram retirados da exposição ao público, tendo sido substituídos por outros três que também carecem “de mais análises científicas e pesquisas académicas”, como assume o Museu.

Há indícios de “alta probabilidade” de que “pelo menos sete fragmentos” sejam “falsificações modernas”, frisa o investigador Kipp Davis, da Trinity Western University, que analisou os Manuscritos. Mas para já, ainda não há conclusões.

“A minha pesquisa focou-se, primeiramente, em dois aspectos dos fragmentos do Museu da Bíblia: a qualidade dos escribas e a técnica na escrita dos textos, mas também na composição física e no estado actual do manuscrito”, constata ainda Davis.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …

Parques eólicos instalados em terrenos baldios vão passar a pagar IMI

Os terrenos baldios onde sejam instalados parques eólicos destinados a produzir energia elétrica vão perder o direito à isenção de IMI que a lei previa anteriormente para este tipo de imóveis. O Jornal de Negócios adianta …

“Se Jesus tem dito que sim, não seria o Bruno Lage a substituir Rui Vitória”

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, revelou que o atual treinador das águias, Jorge Jesus, já era um nome pensado na altura em que Bruno Lage assumiu a cadeira deixada por Rui Vitória. "Disse …

LMM sugere divisão do país por zonas de risco. "Recolher obrigatório é inevitável. A situação é muito séria"

Como é habitual Luís Marques Mendes deixou o seu comentário semanal sobre o estado do país na SIC, e esta semana os temas quentes foram a Fórmula 1, que decorreu durante o fim de semana …