Manuel Serrão e Júlio Magalhães alvo de buscas devido a suspeitas de desvios de 50 milhões

3

// RTP / Flickr; CNN Portugal

Em causa estão suspeitas de desvios de 50 milhões de euros de fundos europeus para empresas no setor têxtil. As empresas em causa eram fictícias ou tinham as suas despesas inflacionadas.

A Polícia Judiciária está a realizar mais de 80 buscas em todo o país numa investigação relacionada com o desvio de mais de 50 milhões de euros de fundos europeus.

De acordo com o Correio da Manhã, o jornalista da TVI Júlio Magalhães é um dos visados, assim como o empresário e comentador televisivo Manuel Serrão e Nuno Mangas, presidente do programa de fundos europeus Compete 2020.

O JN avança que estão a ser investigados o empresário António Sousa Cardoso e o vice-presidente da Associação Seletiva Moda, Paulo Vaz, que também é administrador da Associação Empresarial de Portugal, consul honorário da Roménia, e diretor da Associação Téxtil de Portugal.

Mangas é suspeito de fraude fiscal, fraude na obtenção de fundos europeus (sobretudo do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) e de branqueamento de capitais. O esquema terá começado em 2015 e seria baseado em candidaturas de empresas têxteis aos fundos europeus com base em despesas fictícias e inflacionadas. Serrão, enquanto responsável da Associação Seletiva Moda, seria o responsável por inventar as empresas e falsificar as despesas.

Até ao momento, a investigação detetou 14 operações suspeitas que foram aprovadas maioritariamente no quadro do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI).

“Em causa estão esquemas organizados de fraude que beneficiaram um conjunto de pessoas singulares e coletivas, lesando os interesses financeiros da União Europeia e do Estado português, quer em sede de financiamento através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), quer através da subtração aos impostos devidos”, explica a PJ.

O processo começou no Departamento e Investigação e Acção Penal do Porto mas foi transferido para o DCIAP, em Lisboa. A operação de buscas envolve 300 inspetores da PJ e 20 magistrados.

ZAP //

3 Comments

  1. Normalmente estes “mangas ” estão ligados ao comentário desportivo, Tem piada esta coincidência! O Manel Serrão está´ligado a estes sub mundos da moda( foi representante da marca Gant em Portugal ,( com uma série de lojas que acabou por fechar) e foi um dos mais aleivosos comentadores futebolisticos de que há memória! Que mais podemos esperar deste tipo de gentualha? Quanto mais desonesto mais contemplado! É este o lema que lhes assenta que nem uma luva!!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.