Manso Neto tenta evitar que 3 mil emails seus entrem no processo que envolve Manuel Pinho

Tiago Petinga / Lusa

O presidente da EDP, António Mexia. Ao lado, o Vogal do Conselho de Administração Executivo, João Manso Neto

A defesa de João Manso Neto quer impedir o Ministério Público (MP) de usar 3.277 emails seus como prova no processo no qual é arguido, juntamente com António Mexia, por suspeitas de corrupção que envolvem o antigo ministro Manuel Pinho.

O Expresso avança que o requerimento foi entregue a 24 de agosto e ainda não teve resposta do juiz Carlos Alexandre. Em causa está um acerco de emails abertos numa diligência do processo ocorrida a 14 de agosto, a partir das cópias feitas dos computadores alvo de buscas em junho de 2017.

“Com todo o devido respeito, não é para o requerente [João Manso Neto] curial – apelando a um padrão de homem médio e às regras da experiência, já para não falar do seu conhecimento direto – que de um total de 3.277 mensagens de correio eletrónico 3277 mensagens sejam, realmente, relevantes para a prova destes autos“, lê-se no requerimento, a que o matutino teve acesso.

Os advogados de Manso Neto apresentaram seis emails exemplificativos de que diversas mensagens de correio eletrónico não terão qualquer relevo para provar as suspeitas dos procuradores.

Manso Neto e Mexia estão indiciados por crimes de corrupção envolvendo o antigo ministro da Economia Manuel Pinho e, mais recentemente, o ex-secretário de Estado da Energia Artur Trindade (2012-2015).

A defesa do gestor, agora suspenso de funções na EDP, contesta a junção aos autos de “centenas ou talvez milhares de mensagens de correio eletrónico que manifestamente são totalmente irrelevantes para a investigação em curso”, alegando que a sua inclusão no processo “potencia um elevado risco de lesão da esfera privada do requerente”.

Os advogados alegam também que a aceitação desses 3.277 emails como prova no processo “ameaça os relevantíssimos interesses da empresa cuja administração executiva também cabe ao requerente, na medida em que se deixa em aberto inúmeras informações comercialmente sigilosas”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Gotas quadradas e redes líquidas. Cientistas criaram o que se pensava ser impossível

Numa experiência inesperada, uma equipa de cientistas criou gotículas quadradas e redes líquidas - algo que, de acordo com a ciência, não seria possível. Quando duas substâncias se unem acabam por se estabelecer num estado estável …

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável. Uma equipa de investigadores sugere que a sua dimensão reduzida não lhe permite reter muita água. Um novo estudo sugere que o pequeno tamanho de Marte pode ser …

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …