Manoel de Oliveira tem tudo pronto, menos verbas, para rodar um novo filme

Roman Bonnefoy / Wikimedia

foto: Roman Bonnefoy / Wikimedia

foto: Roman Bonnefoy / Wikimedia

A um mês de completar 105 anos, o realizador Manoel de Oliveira afirmou à revista francesa Cahiers du Cinéma que está pronto para rodar um novo filme, “O velho do Restelo”, mas falta-lhe financiamento.

“Fazer este filme é como ganhar uma batalha: É difícil. A conjuntura económica trava e fragiliza a montagem financeira do filme”, afirmou o realizador português.

Na entrevista, feita pelo investigador António Preto e publicada na edição de novembro da revista, Manoel de Oliveira deixou ainda um lamento: “Eu penso que no país há uma grande indiferença pelo que já realizei. Tanto faz que o meu cinema exista ou não exista”.

Manoel de Oliveira está há mais de um ano a trabalhar no argumento de “O velho do Restelo”, a partir de textos de Camões, Teixeira de Pascoaes, Camilo Castelo Branco ou Cervantes, que se debruçam de alguma forma sobre esta personagem.

O filme será uma média metragem, com atores portugueses, e com um orçamento de 350.000 euros que o produtor Luís Urbano conta conseguir em breve, para arrancar com a rodagem no começo de 2014, como explicou à agência Lusa.

A propósito da personagem pessimista e derrotista do “Velho do Restelo”, Manoel de Oliveira opina, na entrevista, sobre a atualidade – “vivemos um presente suspenso da realidade” -, sobre a crise económica – “um mal que se abateu sobre nós” – sobre a derrota e a “esperança da vitória”.

O realizador explicou ainda que pretende fazer “O Velho do Restelo”, porque quer refletir novamente sobre a História de Portugal, em particular sobre “a Invencível Armada e o presente”.

Fazendo jus à vitalidade e à capacidade de trabalho, que desafiam os seus 104 anos, Manoel de Oliveira revelou ainda que já concluiu o argumento para um outro filme centrado nas mulheres que fazem as vindimas, ainda que esta prática tenha já sido retratada anteriormente pelo autor.

“Este projeto, sobre as vindimas, é o resultado de uma declaração feita por uma atriz italiana. Ela disse que o próximo filme que eu faria seria sobre as vindimas. Não contava fazer esse filme, mas tomei a decisão de responder à sua vontade.

Quanto à ideia de adaptar “A missa do Diabo”, do autor brasileiro Machado de Assis, o realizador reconheceu algumas dificuldades, em particular porque o filme teria que ser rodado no Brasil.

Manoel de Oliveira, nascido no Porto em 1908, completará 105 anos no dia 11 de dezembro.

O realizador deverá marcar presença hoje numa homenagem que lhe será prestada pelo Instituto Politécnico do Porto e pela Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto.

Na sessão estarão presentes, entre outros, o escritor Mário Cláudio, que fará uma conferência, o presidente da câmara municipal do Porto, Rui Moreira, o embaixador de França em Portugal, Jean-François Blarel, e a atriz Fernanda Matos, protagonista do filme “Aniki-Bóbó”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …