Manhã caótica no Grande Porto. Tempestade causa estragos no Norte e Centro do país

Filipe Pinto / Facebook

Placa cai na A41 devido ao mau tempo

O mau tempo causou estragos: Avenida AEP e Via Norte cortadas, todas as freguesias de Gaia têm problemas.

A circulação rodoviária da Avenida AEP que liga os concelhos de Matosinhos e Porto esteve cortada, junto aos acessos ao Norte Shopping, devido à queda de uma árvore, provocada pelo temporal, disse à Lusa fonte da proteção civil. Entretanto foi reaberta perto das 10h.

Este é apenas um dos exemplos da situação “caótica” que se está a viver na zona do Grande Porto, sobretudo no que respeita a quedas de árvores, que de acordo com as fontes contactadas pela Lusa, estão a mobilizar todos os meios disponíveis para acorrer a tantas situações.

São sobretudo árvores que caiem e outras estruturas que se soltam devido às fortes rajadas de vento, que estão a provocar danos materiais, nomeadamente em viaturas estacionadas e em postos de eletricidade.

No concelho de Vila Nova de Gaia, por exemplo, “não há freguesia onde não haja homens a trabalhar” devido ao mau tempo.

Fonte da proteção civil de Gaia disse que nalgumas zonas do concelho, nomeadamente da Avenida dos Descobrimentos, em Gaia, por exemplo, uma árvore caiu em cima de um posto de abastecimento de eletricidade, estando aguardar-se a chegada do piquete da EDP. Uma grua caiu sobre uma casa, deixando uma família desalojada, destaca o Jornal de Notícias.

Em Matosinhos, Vila do Conde, Maia e Porto, a situação é idêntica, muitas árvores caídas, estando a prever-se “o caos” na circulação do trânsito durante o dia, devido sobretudo às árvores e ramos que caem para a via pública.

O ZAP verificou ainda que o acesso à N14 estava muito condicionado através da A20 (VCI). Pelas redes sociais, há relatos de corte na Via Norte (nó da N13/N14) e na A41, nó da A3 em direção à Maia. Caiu uma placa nessa auto-estrada, como se pode ver na imagem acima.

Também se registaram ocorrências nos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Guarda, Leiria, Setúbal, Vila Real e Viseu, segundo informações dos comandos distritais de operações de socorro ao jornal Observador.

A A24 foi cortada nos dois sentidos, entre os nós de Vila Pouca de Aguiar e de Fortunho.

Já ao final da manhã, três estradas nacionais estavam cortadas nas regiões Norte e Centro: EN12 na zona do Freixo (Porto), EN238 em ambos os sentidos entre Sertã e Ribeira da Serra, e a EN246-1 em Marvão à passagem pela localidade da Portagem.

Em diversos concelhos há escolas fechadas, circulação condicionada, com destaque para as muitas quedas de árvores – algumas em cima de carros; e mais de 300 mil clientes estavam sem energia devido, informou a E-Redes.

A circulação de comboios também está muito afetada: ao início da manhã havia perturbações nas linhas do Douro, Vouga, Minho e no ramal de Braga.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.