As “Maldivas da Sibéria” são repletas de lixo tóxico, mas os instagrammers não arredam pé

Uma empresa russa de energia alertou os utilizadores do Instagram para não nadarem num lago azul turquesa, vulgarmente conhecido “Maldivas da Sibéria”, por este ser um depósito de cinzas repleto de óxidos de metais nocivos.

O lago fica perto da Siberian Generating Company e a sua cor azulada deve-se às cinzas  produzidas pela fábrica que se acumulam no fundo do lago.

Apesar do aviso da empresa, noticia o diário britânico The Guardian, o lago artificial – que contém sais de cálcio perigosos, bem como outros óxidos metálicos – continua a ser um local popular para selfies, festas de casamento e sessões fotográficas em fato de banho.

“Na semana passada, o nosso depósito de cinzas transformou-se numa celebridade nas redes sociais”, revelou empresa de energia.

Apesar da crescente procura pelo local, a empresa desaconselha a ingestão de água, dando conta que o contacto da pele com a água pode causar reações alérgicas.

Nas redes sociais, as fotografias parecem multiplicar-se, havendo algumas junto aos montes de cinza. Um fotografo citado pelo Siberian Times disse que a água tem o cheiro de “detergente da roupa”. O pH da água é, segundo a empresa, superior a 8.

As cinzas são produzidas na maior central térmica da Sibéria, que fornece energia para a cidade de Novosibirsk, e resultam da queima de carvão. “Caminhar pelo depósito de cinzas é como caminhar num campo de fuzilamento: é perigoso e indesejável”, disse a empresa.

“Pedimos encarecidamente àqueles que  andam à procura de tirar selfies não caiam no depósito de cinzas. É um risco muitíssimo grande“, pode ler-se no mesmo comunicado.

O alerta, contudo, parece ter tido o efeito contrário, levando mais pessoas até à região. Nas redes sociais há quem afirme que a empresa conseguiu fechar algumas empresas que dão acesso ao lago devido ao grande fluxo de pessoas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo europeu releva que carros híbridos são “desastre ambiental”

Um estudo europeu chamou aos carros híbridos plug-in um "desastre ambiental" - as emissões de dióxido de carbono destes carros encontrar-se-ão acima do legalmente declarado e a associação ambientalista Zero pede o fim dos benefícios …

Fisco alerta para mensagens falsas enviadas a contribuintes

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou os contribuintes, numa mensagem no portal das Finanças, para o envio de mensagens falsas para o telemóvel nas quais é pedido que se carregue em 'links' que são …

"Pandemia do medo". Crianças brincam cada vez menos e isso pode aumentar a ansiedade

A pandemia assim o obriga. Mais tempo fechadas em salas de aula e sem oportunidades para brincarem com os amigos, as crianças estão cada vez mais sedentárias e isso não é positivo para o seu …

Convívio deve ser limitado às pessoas com quem se vive, apela DGS

A diretora-geral da Saúde apelou aos portugueses, esta segunda-feira, na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia em Portugal, para limitarem os contactos físicos às pessoas com quem vivem. "Ao conviver em presença com familiares …

"Lembranças da Lua." China prepara missão para recolher amostras do solo lunar

A China vai fazer a primeira tentativa desde os anos 70 de ir à Lua recolher rochas. A missão ficará a cargo da Chang'e 5, que será lançada esta terça-feira. A Chang'e 5 vai realizar a …

Hotéis já podem ser usados como escritórios e centros de dia

Os estabelecimentos hoteleiros, de turismo de habitação e resorts já estão autorizados a serem temporariamente usados como escritórios, showrooms e centros de dia, segundo o decreto-lei publicado em Diário da República. O diploma publicado no domingo, …

Bolsonaro critica "ataques injustificados" sobre a desflorestação da Amazónia

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, considerou durante a cimeira virtual do G20, que as críticas sobre o aumento da desflorestação são "ataques injustificados" e "demagógicos" que surgem de países "menos competitivos". “Eu apresento factos, dados …

Dois novos casos de legionella diagnosticados no Grande Porto

Mais duas pessoas foram diagnosticadas com legionella, esta segunda-feira, na região do Grande Porto, elevando para 87 o número de casos identificados desde o início do surto. Fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) …

Reformaram-se 1.649 professores este ano. É o valor mais alto desde 2013

Este ano, reformaram-se mais 1.649 professores em Portugal continental. É o valor mais alto dos últimos sete anos. De acordo com o Correio da Manhã, entre janeiro e dezembro deste ano, aposentaram-se 1.649 professores em Portugal …

Já foram assassinadas 30 mulheres este ano, metade por violência doméstica

O Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA) contabilizou 30 mulheres assassinadas entre 1 de janeiro e o dia 15 de novembro, 16 das quais em contexto de relações de intimidade, um valor abaixo das 21 registadas …