As “Maldivas da Sibéria” são repletas de lixo tóxico, mas os instagrammers não arredam pé

Uma empresa russa de energia alertou os utilizadores do Instagram para não nadarem num lago azul turquesa, vulgarmente conhecido “Maldivas da Sibéria”, por este ser um depósito de cinzas repleto de óxidos de metais nocivos.

O lago fica perto da Siberian Generating Company e a sua cor azulada deve-se às cinzas  produzidas pela fábrica que se acumulam no fundo do lago.

Apesar do aviso da empresa, noticia o diário britânico The Guardian, o lago artificial – que contém sais de cálcio perigosos, bem como outros óxidos metálicos – continua a ser um local popular para selfies, festas de casamento e sessões fotográficas em fato de banho.

“Na semana passada, o nosso depósito de cinzas transformou-se numa celebridade nas redes sociais”, revelou empresa de energia.

Apesar da crescente procura pelo local, a empresa desaconselha a ingestão de água, dando conta que o contacto da pele com a água pode causar reações alérgicas.

Nas redes sociais, as fotografias parecem multiplicar-se, havendo algumas junto aos montes de cinza. Um fotografo citado pelo Siberian Times disse que a água tem o cheiro de “detergente da roupa”. O pH da água é, segundo a empresa, superior a 8.

As cinzas são produzidas na maior central térmica da Sibéria, que fornece energia para a cidade de Novosibirsk, e resultam da queima de carvão. “Caminhar pelo depósito de cinzas é como caminhar num campo de fuzilamento: é perigoso e indesejável”, disse a empresa.

“Pedimos encarecidamente àqueles que  andam à procura de tirar selfies não caiam no depósito de cinzas. É um risco muitíssimo grande“, pode ler-se no mesmo comunicado.

O alerta, contudo, parece ter tido o efeito contrário, levando mais pessoas até à região. Nas redes sociais há quem afirme que a empresa conseguiu fechar algumas empresas que dão acesso ao lago devido ao grande fluxo de pessoas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …