Mais de mil companhias energéticas vítimas de ciberataque global

Ophelia Noor / Flickr

-

Os sistemas de controlo industrial de centenas de companhias energéticas europeias e norte-americanas foram vítimas de hackers, que realizaram um massivo ataque cibernético nos últimos dias.

De acordo com informações da Symantec, esta acção conta com o apoio de algum governo pois aparenta ter fins de espionagem, sendo que a empresa de segurança norte-americana revela que há possíveis ligações à Rússia.

O malware é conhecido por ‘Energetic Bear’ e infectou sistemas informáticos de mais de mil organizações em 84 países, numa campanha que está activa há 18 meses. Entre os países mais afectados estão a Alemanha, Espanha, França e Itália.

O ‘Energetic Bear’ permite aos hackers monitorizar o consumo de energia em tempo real e paralisar os sistemas físicos, como, por exemplo, turbinas eólicas, oleodutos ou fábricas de energia.

As empresas de segurança de TI detectaram esta ameaça pela primeira vez no princípio do ano, mas, nos últimos dias, a Symantec identificou um novo ataque numa escala bem maior.

As investigações apontam a Rússia como ponto de origem do malware, mas isso não significa necessariamente que este país esteja por detrás do ataque.

É que, no passado, os hackers chineses já desenvolveram actividades de espionagem relacionadas com o sector energético através de uma manobra de diversão que colocava a Rússia como origem dos ataques.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

França reage à falta de "decoro" de Trump. A diplomacia não se faz através de "tweets"

O governo francês apontou nesta quarta-feira a falta de decoro do Presidente norte-americano ao ter publicado via Twitter fortes críticas contra França no mesmo dia em que o país lembrava as vítimas dos atentados terroristas …

OE 2019. PSD vai apresentar propostas "com significado", mas não orçamento alternativo

O presidente do PSD afirmou nesta quarta-feira que o PSD apresentará na quinta-feira propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) "com significado" em áreas como interior, saúde, empresas ou fiscalidade, mas não …

"Irrito-me sim, senhor deputado". Ministra da Justiça garante que sabe "zero" sobre Tancos

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, garantiu nesta quarta-feira, no parlamento, que nada sabe sobre o caso do furto e do alegado encobrimento das armas de Tancos. Questionada pelo deputado do PSD Carlos Peixoto sobre o …

Luz verde ao rascunho do Brexit. Onda de demissões abala Governo de May

O Governo britânico aprovou "coletivamente" o rascunho de acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia, mas uma vaga de demissões está a abalar o Executivo de May. O Governo de Theresa May reuniu …

Fox News, apoiante declarada de Trump, apoia rival CNN em processo legal contra o Presidente

A apoiante declarada de Trump Fox News vai juntar-se à ação judicial movida pela sua rival CNN contra o Presidente norte-americano, para recuperar a credenciação de um dos seus jornalistas. A estação televisiva Fox News, apoiante …

Dois mexicanos foram queimados vivos devido a boato no WhatsApp

Dois indivíduos foram queimados vivos no México depois de uma mensagem que os acusava de raptarem e sequestrarem crianças. Mas tudo não passou de uma mensagem falsa. No dia 29 de agosto, Maura Cordero, dona de …

PCP quer alargar passes sociais a todo o território

O PCP apresenta, esta quinta-feira, uma proposta de alteração ao Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos, que visa garantir a redução dos preços dos passes e o alargamento dos passes sociais a …

Governo quer vender reservas de urânio assim que houver "condições de mercado"

A produção nuclear está fora da agenda. Assim, o Governo diz que as reservas de urânio do país não são estratégicas e que pretende vendê-las "assim que houver condições de mercado". O Governo disse esta quarta-feira …

Homens apresentam mais traços autistas do que as mulheres

Coisas materiais e sistemas de organização atraem os homens, enquanto as mulheres preferem pessoas e emoções. É esta a conclusão de um estudo recente que realça as diferenças entre os dois sexos. A investigação, levada a …

Arqueólogos descobrem a cidade perdida de Tenea

O Ministério da Cultura da Grécia anunciou que uma equipa de arqueólogos acredita ter encontrado a cidade perdida de Tenea. Entre os vestígios do assentamento, foram encontradas jóias, dezenas de moedas e vários túmulos.   …