Mais de mil automóveis incendiados na passagem de ano em Paris

1

Mais de mil automóveis foram incendiados em Paris na passagem de ano. Este número representa um aumento frente aos 935 do ano passado.

Foram incendiados mais de mil automóveis em França durante a noite de passagem de ano. Este número é avançado pelo Ministério do Interior francês, em comunicado.

De acordo com a nota, as autoridades francesas registaram a destruição de 1.031 automóveis, mais 100 do que no ano passado, mas menos do que os incendiados em 2012 (1.193) e em 2013 (1.067).

Segundo a Sábado, o número de automóveis destruídos foi alvo de discussão política com o Governo francês a ser acusado de tentar branquear os números reais, indicando o número de carros incendiados, 650 veículos, e não incluindo as viaturas às quais o fogo alastrou.

Gerard Collomb, ministro francês do Interior, considerou que a passagem de ano decorreu “sem grandes problemas”. Na mesma noite foram detidas 510 pessoas por distúrbios ocorridos durante as celebrações, representando um aumento ligeiro em relação ao ano passado.

Os carros incendiados tornaram-se um clássico na passagem de ano. Desde os anos 90, a destruição e automóveis passou a ser comum durante as celebrações francesas de ano novo, tendo iniciado nos bairros mais pobres das grandes cidades. As autoridades têm tentado reduzir o número de incidências, apesar do aumento de registos.

Emmanuel Macron, Presidente francês, garantiu no Twitter que os culpados que “de forma cobarde atacaram agentes da polícia que faziam o seu dever” serão encontrados e detidos. Durante as operações policiais, ficaram feridos oito agentes.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.