Mais de metade das lojas de compra e venda de ouro fecharam em 2013

markhillary / Flickr

-

Entre Abril e Dezembro de 2013 fecharam 63% das lojas de compra e venda de ouro em Portugal, na sequência da desvalorização “abrupta” daquele metal precioso e do aumento da concorrência, segundo dados divulgados pela Golden Broker.

De acordo com o corretor da Golden Broker João Pinto, seis anos após o início da crise os portugueses recorrem cada vez menos à venda de ouro nas lojas de rua, adaptados que estão ao contexto económico e à necessidade de diminuir o consumo.

Como consequência, e depois do ‘boom’ registado desde 2008, o negócio de compra e venda de ouro em Portugal “poderá ter os dias contados”.

Na base destes encerramentos terão estado, segundo a corretora, a descida “abrupta” da cotação do ouro, que recuou cerca de 25% entre Março e Junho de 2013, e o aumento da concorrência no sector.

“Foram vários os factores que conduziram à abertura em massa deste tipo de negócio. Em primeiro lugar, entre 2002 e Agosto de 2011, a cotação do ouro valorizou em 537%, o que foi determinante para que houvesse uma expectativa muito elevada em relação à contínua e sustentada subida do preço do ouro”, explica João Pinto.

Paralelamente, a falta de liquidez e a dificuldade de acesso ao crédito levou a que a venda de bens fosse encarada como uma mais-valia no curto prazo, numa altura em que o ajuste da população à crise teve de ser feito de forma célere.

“Quando estas lojas começaram a aparecer, a concorrência era muito pouca, pelo que existia muita protecção relativamente a potenciais quedas do preço do ouro”, refere o ‘trader’, explicando que “estas lojas avaliavam as jóias com um desconto na ordem dos 30%”.

Contudo, o agravar da concorrência levou a um esmagamento da margem destas unidades, que recuou para os 5 a 7%, “factor que em muito contribuiu para que muitas tivessem que fechar portas”.

Alertando para a incerteza futura relativamente ao preço do ouro, a Golden Broker recomenda uma “gestão do risco muito rigorosa, para preservar o maior grau de segurança possível”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …

Ex-deputado PS acusado de uso abusivo de viaturas da Câmara de Barcelos

O Ministério Público acusou de peculato e abuso de poderes o ex-deputado socialista Domingos Pereira, pela alegada utilização de viaturas do município de Barcelos para deslocações de e para a Assembleia da República. Segundo nota publicada …

Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar "excluir um presidente no meio de uma pandemia"

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes …

Cinco anos depois, Volkswagen nega reembolso a 125 mil portugueses lesados

A marca alemã Volkswagen respondeu à Deco Proteste, cinco anos após o caso "dieselgate", informando que não irá indemnizar mais consumidores, tendo em vista os processos judiciais em curso. Segundo noticiou esta sexta-feira a Madremedia, em …

Novo recorde em cinco meses. Mais 780 casos por covid-19 em Portugal

Portugal regista mais seis mortos e 780 casos de infeção por covid-19 esta sexta-feira, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Os números revelados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde …

"Podemos chegar a 1.000 novos casos por dia". Costa pede cautela

No final da reunião de emergência com o gabinete de crise para o acompanhamento da evolução da covid-19 em Portugal, Costa deixou conselhos e pediu cautela. A reunião, convocada na quinta-feira por António Costa, surgiu …