/

Mais de 3800 militares pediram apoio financeiro aos serviços sociais da GNR

presidencia.pt

Cerimónias do 99º Aniversário da Guarda Nacional Republicana

Cerimónias do 99º Aniversário da Guarda Nacional Republicana

Os serviços sociais da GNR apoiaram 3.854 militares com dificuldades financeiras no ano passado, tendo o número de empréstimos aumentado quase 12 por cento face a 2012, segundo dados da corporação avançados à agência Lusa.

Os mesmos dados revelam também que 525 militares da GNR têm, neste momento, o vencimento penhorado.

Os Serviços Sociais da GNR (SSGNR) atribuíram 3.854 empréstimos no ano passado, mais 409 do que em 2012, quando recorreram ao apoio social 3.445 militares da Guarda Nacional Republicana.

De acordo com a GNR, o valor dos empréstimos concedidos a militares com problemas financeiros foi de cerca de 8,7 milhões de euros em 2013, valor quase idêntico ao de 2012.

Os SSGNR dispõem de vários subsídios de acção social, que têm como objectivo a prestação de auxílio aos militares mais carenciados e que tenham de efectuar despesas com “fins considerados relevantes” e “susceptíveis de comprometer gravemente os respectivos orçamentos familiares”.

Nesse sentido, os militares pediram ajuda aos serviços sociais para fazer face a compromissos assumidos antes do cônjuge estar desempregado ou em resultado da situação económica e financeira, refere uma nota da GNR, adiantando que os empréstimos têm também como finalidade o pagamento de escritura para aquisição de casa, realização de obras em casa, tratamentos de saúde e de encargos resultantes de situação de divórcio que originam penhoras e vencimento.

Segundo a GNR, os militares recorrem aos empréstimos concedidos pelos serviços sociais devido às taxas de juro em vigor serem mais favoráveis que as praticadas pelas entidades bancárias, além da menor burocracia.

Os SSGNR concedem empréstimos extraordinários, que podem ir até aos 120 meses, com um montante máximo de 20 mil euros, empréstimos para habitação, com um valor de 15 mil euros durante 120 meses, e empréstimos pessoais, que tem um valor de 7.500 euros e podem ir até aos 60 meses.

Para este ano, os serviços sociais da GNR têm uma verba orçamental de 6,995 milhões de euros, mas desconhecem se vão aumentar o número de militares a recorrer a este apoio.

Os militares da GNR são obrigados a pagar mensalmente 0,5 por cento do seu vencimento para os serviços sociais.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.