Maira Figueroa sofreu um aborto espontâneo. Saiu da prisão 15 anos depois

Armando Escobar / EPA

Maira Figueroa saiu da prisão 15 anos depois de ter sido condenada por sofrer um aborto espontâneo

A mulher de 34 anos, de nacionalidade salvadorenha, foi libertada, esta terça-feira, depois de passar 15 anos na prisão por ter sofrido um aborto espontâneo.

De acordo com a BBC, Maira Figueroa foi libertada, esta terça-feira, depois de ter passado 15 anos encarcerada numa prisão de El Salvador. A salvadorenha tinha sido condenada a uma pena de 30 anos por homicídio agravado, que acabou por ser reduzida.

A mulher de 34 anos foi detida quando, em 2003, diz ter sofrido um aborto espontâneo enquanto estava na casa onde trabalhava como empregada doméstica.

O aborto é proibido em El Salvador, um país predominantemente católico, em qualquer circunstância. Maira clamou sempre a sua inocência no caso.

Esta terça-feira, para além dos pais de Maira, a prisão de Ilopango, perto da capital San Salvador, tinha à porta muitos jornalistas e ativistas que aguardavam a sua saída.

“Estou feliz por estar com a minha família. Quero estudar Direito para perceber o que se passou comigo e poder ajudar outras mulheres”, afirmou, citada pela BBC. “Quero começar de novo e compensar o tempo perdido”, acrescentou.

Segundo a emissora britânica, Maira foi a segunda mulher, em 2018, a quem o Supremo Tribunal decidiu reduzir a pena pelo crime de aborto. A primeira foi Teodora Vásquez, de 35 anos, que passou dez anos na prisão depois de o seu bebé ter sido encontrado morto.

El Salvador é um dos poucos países do mundo onde os abortos ainda são completamente proibidos. De acordo com a BBC, a pena pode chegar aos oito anos de prisão mas, nos casos em que o feto ou recém-nascido morre, a sentença é alterada para homicídio agravado, o que leva a uma pena mínima de 30 anos de prisão.

Embora não seja o único país na América Latina a proibir totalmente o aborto, é uma das nações mais rígidas relativamente a este assunto. Os médicos têm de informar as autoridades caso pensem que uma mulher tentou acabar com a gravidez. Se não reportarem estes casos, também podem ser condenados.

Grupos de defesa dos direitos humanos afirmam que esta situação resulta na criminalização de abortos espontâneos e emergências médicas e que, desde 2000, mais de cem pessoas foram condenadas por crimes relacionados com aborto.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Não são só os lagartos. Os jacarés também são capazes de regenerar a sua cauda

Os jovens jacarés americanos (Alligator mississippiensis) têm a capacidade de regenerar as suas caudas até 18% do comprimento total do seu corpo, concluiu uma nova investigação da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos. "O que …

"Morri no Paralelo79N". Diário revela as últimas horas de um explorador que morreu sozinho na Gronelândia

Os investigadores analisaram a última entrada do diário de explorador polar do século XX, Jørgen Brønlund, incluindo uma curiosa mancha negra, escrita antes de morrer sozinho no nordeste da Gronelândia, descobrindo o que lhe aconteceu …

Cybershoes. O problema de andar em Realidade Virtual pode já ter uma solução

Um dos problemas com os jogos de Realidade Virtual é que, normalmente, as experiências são definidas numa escala maior do que uma sala de estar. Assim, o jogador acaba por ter de ficar numa parte …

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …