Maira Figueroa sofreu um aborto espontâneo. Saiu da prisão 15 anos depois

Armando Escobar / EPA

Maira Figueroa saiu da prisão 15 anos depois de ter sido condenada por sofrer um aborto espontâneo

A mulher de 34 anos, de nacionalidade salvadorenha, foi libertada, esta terça-feira, depois de passar 15 anos na prisão por ter sofrido um aborto espontâneo.

De acordo com a BBC, Maira Figueroa foi libertada, esta terça-feira, depois de ter passado 15 anos encarcerada numa prisão de El Salvador. A salvadorenha tinha sido condenada a uma pena de 30 anos por homicídio agravado, que acabou por ser reduzida.

A mulher de 34 anos foi detida quando, em 2003, diz ter sofrido um aborto espontâneo enquanto estava na casa onde trabalhava como empregada doméstica.

O aborto é proibido em El Salvador, um país predominantemente católico, em qualquer circunstância. Maira clamou sempre a sua inocência no caso.

Esta terça-feira, para além dos pais de Maira, a prisão de Ilopango, perto da capital San Salvador, tinha à porta muitos jornalistas e ativistas que aguardavam a sua saída.

“Estou feliz por estar com a minha família. Quero estudar Direito para perceber o que se passou comigo e poder ajudar outras mulheres”, afirmou, citada pela BBC. “Quero começar de novo e compensar o tempo perdido”, acrescentou.

Segundo a emissora britânica, Maira foi a segunda mulher, em 2018, a quem o Supremo Tribunal decidiu reduzir a pena pelo crime de aborto. A primeira foi Teodora Vásquez, de 35 anos, que passou dez anos na prisão depois de o seu bebé ter sido encontrado morto.

El Salvador é um dos poucos países do mundo onde os abortos ainda são completamente proibidos. De acordo com a BBC, a pena pode chegar aos oito anos de prisão mas, nos casos em que o feto ou recém-nascido morre, a sentença é alterada para homicídio agravado, o que leva a uma pena mínima de 30 anos de prisão.

Embora não seja o único país na América Latina a proibir totalmente o aborto, é uma das nações mais rígidas relativamente a este assunto. Os médicos têm de informar as autoridades caso pensem que uma mulher tentou acabar com a gravidez. Se não reportarem estes casos, também podem ser condenados.

Grupos de defesa dos direitos humanos afirmam que esta situação resulta na criminalização de abortos espontâneos e emergências médicas e que, desde 2000, mais de cem pessoas foram condenadas por crimes relacionados com aborto.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …