Maira Figueroa sofreu um aborto espontâneo. Saiu da prisão 15 anos depois

Armando Escobar / EPA

Maira Figueroa saiu da prisão 15 anos depois de ter sido condenada por sofrer um aborto espontâneo

A mulher de 34 anos, de nacionalidade salvadorenha, foi libertada, esta terça-feira, depois de passar 15 anos na prisão por ter sofrido um aborto espontâneo.

De acordo com a BBC, Maira Figueroa foi libertada, esta terça-feira, depois de ter passado 15 anos encarcerada numa prisão de El Salvador. A salvadorenha tinha sido condenada a uma pena de 30 anos por homicídio agravado, que acabou por ser reduzida.

A mulher de 34 anos foi detida quando, em 2003, diz ter sofrido um aborto espontâneo enquanto estava na casa onde trabalhava como empregada doméstica.

O aborto é proibido em El Salvador, um país predominantemente católico, em qualquer circunstância. Maira clamou sempre a sua inocência no caso.

Esta terça-feira, para além dos pais de Maira, a prisão de Ilopango, perto da capital San Salvador, tinha à porta muitos jornalistas e ativistas que aguardavam a sua saída.

“Estou feliz por estar com a minha família. Quero estudar Direito para perceber o que se passou comigo e poder ajudar outras mulheres”, afirmou, citada pela BBC. “Quero começar de novo e compensar o tempo perdido”, acrescentou.

Segundo a emissora britânica, Maira foi a segunda mulher, em 2018, a quem o Supremo Tribunal decidiu reduzir a pena pelo crime de aborto. A primeira foi Teodora Vásquez, de 35 anos, que passou dez anos na prisão depois de o seu bebé ter sido encontrado morto.

El Salvador é um dos poucos países do mundo onde os abortos ainda são completamente proibidos. De acordo com a BBC, a pena pode chegar aos oito anos de prisão mas, nos casos em que o feto ou recém-nascido morre, a sentença é alterada para homicídio agravado, o que leva a uma pena mínima de 30 anos de prisão.

Embora não seja o único país na América Latina a proibir totalmente o aborto, é uma das nações mais rígidas relativamente a este assunto. Os médicos têm de informar as autoridades caso pensem que uma mulher tentou acabar com a gravidez. Se não reportarem estes casos, também podem ser condenados.

Grupos de defesa dos direitos humanos afirmam que esta situação resulta na criminalização de abortos espontâneos e emergências médicas e que, desde 2000, mais de cem pessoas foram condenadas por crimes relacionados com aborto.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

É possível fazer uma máscara de tecido em apenas alguns segundos

O cirurgião-geral norte-americano Jerome Adams disse que as máscaras faciais de pano podem ser feitas a partir de utensílios domésticos comuns. No início do mês, Jerome Adams, cirurgião-geral dos Estados Unidos, deixou um aviso ao público …

Há dois mil enfermeiros em casa em vigilância ativa (e 363 infetados)

De acordo com o comunicado da Ordem dos Enfermeiros, que sublinha a necessidade de testar estes profissionais, "já não há nenhum distrito sem enfermeiros infetados". Quase dois mil enfermeiros estão, atualmente, em casa em situação de …

Atribuição de certificados de imunidade tem de ser vista com cuidado

A imunologista Akiko Iwasaki diz que "ter anticorpos" contra o coronavírus "não significa" que "se vai estar protegido de uma reinfeção" ou que "não se vai contagiar". A imunologista japonesa Akiko Iwasaki afirmou, esta segunda-feira, que …

Mais de metade dos ventiladores que chegaram da China ficam na Grande Lisboa

A região Norte concentra 57% dos casos de covid-19, mas mais de metade dos 144 ventiladores que chegaram este domingo da China vão ficar na Grande Lisboa. Segundo o Público, os ventiladores são uma oferta feita …

Nova Iorque pondera enterrar temporariamente vítimas de covid-19 em parques urbanos

As autoridades de Nova Iorque, nos Estados Unidos, ponderam utilizar parques urbanos locais para enterrar temporariamente vítimas da pandemia de covid-19, anunciou o presidente do comité de saúde do conselho da cidade, Mark Levine. "Em breve, …

Ações de Isabel dos Santos arrestadas na NOS ascendem a 422 milhões

O Tribunal Central de Instrução Criminal arrestou em março 26,07% das ações da NOS, controladas indiretamente por Isabel dos Santos. No total, as ações ascendem a 422 milhões de euros. Segundo o Jornal Económico, a ZOPT, …

Vem aí uma Super Lua Rosa. É a maior de 2020

Na noite desta terça-feira, vai ser possível observar a maior e mais brilhante Lua cheia do ano de 2020. Chama-se "Super Lua Rosa". As superluas ocorrem quando a Lua está a 90% da sua abordagem mais …

Grávidas sem covid-19 voltam a ter acompanhantes no Hospital de Santa Maria

A suspensão, que decorria desde há 2 semanas no Hospital de Santa Maria, foi levantada "a pensar nos enormes benefícios para as grávidas nesse momento único", devido à "introdução de colheitas sistemáticas do novo coronavírus". As …

Miranda Sarmento acusa ministro da Economia de ter faltado à verdade

Joaquim Miranda Sarmento considera que o ministro da Economia "disse duas coisas que não são verdade" ao comentar as 18 propostas apresentadas pelo PSD esta segunda-feira. Em entrevista à Rádio Observador, Joaquim Miranda Sarmento, Presidente do …

Hospital da Cruz Vermelha acusa Francisco George de pôr em risco sobrevivência da unidade

Clínicos do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa (HCVP) acusam Francisco George de estar a colocar em risco "a sobrevivência clínica e económica" daquela unidade de saúde de Lisboa. Mais de 50 clínicos do Hospital da Cruz …